terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Dor depois da gastroplastia

Hoje tomei um susto e fiquei bem preocupada, pois após o almoço senti uma dor forte no estômago, parecia que eu havia comido um tijolo de tão pesado que ficou. Comecei a suar frio. Sentei e depois de uns 30 minutos passou como se nada tivesse acontecido. Minha preocupação e porque sei que há muitos casos de problemas de cálculos na vesícula após a cirurgia, mas também de gastrite. Na ultima consulta o médico me deu a Requisicao para a ultrasson que ele pede aos pacientes aos 6 meses, mas se essa dor acontecer novamente não vou esperar ate lá vou logo correr atras. Me assustei pois nesses 5 meses tirando o primeiro mês em que sentia muitas gases, não senti mais absolutamente nada, principalmente no estômago.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

RISCO DE MORTE NA BARIÁTRICA

A morte não é um tema do qual eu goste muito de falar, para se ter uma ideia não vou nem a velórios, que dirá a cemitérios, tenho pavor.. Mas devido algumas discussões em blogs e ao ler outros textos, mas principalmente, pelos dois casos recentes de problemas relacionados a gastroplastia que vi resolvi tocar no assunto..

A cirurgia bariátrica tem riscos sim, daí a necessidade de uma bateria de exames, de um acompanhamento longo antes da aprovação e indicação cirúrgica. Nas diversas pesquisas que fiz antes de decidir operar todas apontavam para um índice de mais ou menos 2%. De fato é pouco, ainda mais se comparado ao índice de pessoas que morrem no mundo por conta de problemas ligados diretamente à obesidade...

Na cirurgia o risco começa na anestesia, passa pelo procedimento em si, mas não acaba quando saímos da sala de cirurgia, ele se estende por muito tempo, na verdade, se pararmos para pensar pode se estender para a vida toda..

Na verdade, muitas pessoas passam bem pelo momento cirúrgico, a dificuldade vem depois, em se adaptar a nova dieta, em colocar na cabeça a importância do acompanhamento médico, em compreender que a qualidade de vida depende muito mais das suas escolhas..

Conheci dois casos recentes de problemas com bariátrica, o primeiro de uma moça que foi parar na UTI por desnutrição, pois ela pirou que não comeria e ainda por cima não tomava o centrum a mais de 1 ano e o segundo de um rapaz que com apenas dois meses de cirurgia  voltou a beber e muito e teve complicações que levaram ao óbito. Isso fora alguns outros casos que conheci através de blog..

De modo geral, o que levei em conta para me decidi pela cirurgia foi que minha expectativa de vida cairia pela metade se continuasse a engordar e provavelmente morreria mais rápido, foi a infelicidade que sentia e vergonha de me ver, foi pensar que não conseguia nem ao menos brincar com meus filhos, mas principalmente foi pensar que com ou sem cirurgia todos morremos.

Se alguém me perguntar se deve ou não operar, apenas respondo: se for comprovadamente necessário faça o que seu coração pede. Pese na balança os prós e contras. Mas não desista de ter uma vida melhor.

CHEGANDO AOS 31 kg OFF

Cada dia tem ficado mais e mais lenta, na verdade quase uma tartaruga, mas tenho tentado me manter calma, serena e não pirar na batatinha.. De mais longe eu vim e se cheguei aos 31 kg perdidos hoje só posso ter a agradecer, afinal essa não é uma jornada fácil, são muitas expectativas, muitos anseios que passamos antes da cirurgia e, principalmente depois.

Muita gente me pergunta se não dá fome, o que se come, o que se senti, enfim, todo mundo tem curiosidade sobre o assunto, principalmente quando se está prestes a entrar na sala de cirurgia. Mas o que mais costumo dizer é: nada é perfeito, tudo tem prós e contras, mas eu escolhi viver e viver bem. A bariátrica foi a minha opção.

Ainda hoje, com quase 6 meses de cirurgia, sinto desconforto com alguns alimentos, tenho vez por outra dumpping leve no café da manhã, esqueço de mastigar bem e entalo, mas de forma alguma quero voltar atrás. 

Acredito que a vida deva ser vista sempre na perspectiva de futuro e não pode haver futuro, pelo menos não duradouro, se você não está bem consigo mesma e eu muitas vezes queria sumir.  

Ainda estou em fase de euforia. São as mudanças na pele, no guarda-roupa, na auto-estima, na líbido, na cabeça.. Agora realmente entendo o sentido de renascer.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

OBESIDADE E PRECONCEITO

Hoje vi uma cena que me remeteu há 5 meses atrás.. Entrei entrei em uma loja para provar uma calça e junto comigo entrou uma moça linda, com o único detalhe de ser obesa. A vendedora a olhou de cima para baixo imediatamente e nem se esforçou para buscar algo que realmente coubesse na moça.
Pronto! Me senti no lugar dela, porque a tão pouco tempo eu sofria com isso e o pior é que as pessoas nem se preocupam se isso magoa ou não, é como se gordo não devesse ser sociável.

As formas de preconceitos são inúmeras: racial, social, político, estético, religioso, enfim...   E me pergunto: como as pessoas gostam de ser tratadas? Por que não tratar os outros como gostaríamos de sermos tratados...

Conheço alguns gordinhos e gordinhas de bem com a vida, que aceitam ser plus size, mas isso não impedem de sofrerem com preconceito..
Espero que um dia sejamos conscientes de que no final somos todos humanos

PESO ESTACIONANDO DE NOVO

A gente sabe que uma hora a queda de peso diminui mesmo né, mas o difícil é controlar o cérebro para não ficar ansiosa.. Há 8 dias que os ponteiros da balança estão parados, na verdade em passo de tartaruga, pois nesses 8 dias perdi apenas 150g..Sai dos 66, 700 kg para 66, 550kg..

Sei que preciso voltar com as atividades físicas para potencializar a perda, mas para quem estava sedentária a muitoooooooooooooooooooooos anos é difícil.. Não sou fã de academia, na verdade tenho sensação péssima em ficar puxando ferro num lugar fechado.

Bom, mas ou faço ou não alcanço o resultado esperado e realmente não nadei tanto para morrer na praia...

MAIS UMA RECEITINHA

As vezes não desce o arroz, feijão, carne e salada, então ontem montei um beirute composto com o que necessário: carboidrato, proteína e vegetais.

Vamos Lá:
1 pão sírio, 1/2 xícara de carne assada desfiada, 3 rodelas de tomate, 2 rodelas de pimentão, 2 rodelas de cebola, 1 fatia de peito de peru light, 1 colher de chá de mostarda, 1 colher de chá de requeijão light ou cream chesse, 1 colher de chá de maionese light, orégano, salsinha, limão e 1 colher de chá de shoyo

Preparo:
em uma xícara misture a mostarda, o requeijão, a maionese,  o shoyo, orégano, a salsinha e 3 gotas de limão. Abra o pão e passe um pouco do creme em cada parte, coloque a carne, o peito de peru, os vegetais e acrescente o restante do creme...

Bom apetite

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

DRIBLANDO O DUMPPING

Nesses 5 meses de cirurgia nunca tive um dumpping sério, daqueles de passar mal mesmo, de desmaiar ou algo nesse sentido, mas já tive dumppings leves como denominam a nutricionista e o cirurgião. E como muita coisa depois da cirurgia a gente não sabe como vem e quando vem, o melhor é buscar mecanismos que possam amenizar determinadas situações...

Quando completei 3 meses de cirurgia testei doce por conta própria, um pedaço de chocolate, não senti nada, mas fiquei com receio e esperei pela liberação da nutricionista. Ela liberou quando completei 4 meses, não para consumo direto, mas para uma vez ou outra, tipo se fosse em um aniversário ou algo assim. Então ela deu a dica para evitar o dumpping: JAMAIS COMER DOCE DE ESTÔMAGO VAZIO.  

E assim tenho feito, quando quero comer algo que contenha açúcar, tipo 1 bola de sorvete como como sobremesa após o almoço ou jantar e fazendo assim não sinto nada, mas também não exagero, como no máximo 2 colheres de sobremesa, só para matar a vontade mesmo...

O momento em que sinto dumpping normalmente é após o café da manhã, não todos os dias e nem com todos os alimentos. Cortei cuscuz e beiju da minha dieta porque gosto com bastante manteiga e se comer algo muito gorduroso no desejum passo mal. Na verdade evito as gorduras do leite, manteiga ou qualquer outra no café...

Outra coisa que tem dado certo é ao invés de tomar café com leite e pão com queijo ou manteiga primeiro, como antes de consumir o carboidrato e a gordura uma porção de fruta, tipo forrando o estômago e preparando o intestino para a absorção mais pesada. E muitas vezes tomo uma vitamina de fruta e aí no lanche como o que seria meu café da manhã..

O certo é que fazendo assim tem pelo menos uns 15 dias que não sinto sonolência ou moleza no corpo após o café, em suma, são 15 dias sem nenhum dumpping mesmo leve.

CONSULTA MÉDICA: 5 MESES

Na verdade a consulta era para ter sido em Dezembro, mas plano de saúde é uma porcaria, médico lotado sempre, festas de fim de ano, enfim, só consegui remarcar para ontem.. Vamos Lá:

Os exames estão ok, não tenho anemia, mas como a ferritina está no limite o médico pediu que eu consuma mais carne vermelha, feijão, folhas verdes escuras ( tipo espinafre, vinagreira, etc,). Sem deficiência de cálcio e aí a recomendação é continuar a tomar 1 copo de leite enriquecido antes de dormir e consumir queijo branco no café..

Colesterol, Triglicerídios de criança, glicemia perfeita (86)..
Falei sobre a queda de cabelo e da consulta com a dermatologista, mas como o zinco e o cobre estão perfeitos ele não passou qualquer complemento, só manter o pantogar passado pela dermo. Mas ele foi logo avisando que a queda chega até os 7 meses mais ou menos.

A recomendação principal foi não esquecer o Centrum e iniciar a academia... Volto daqui a 2 meses e além dos exames de sangue vou fazer também uma ultrassom.. No mais sobre a sensação de cheio, o empachamento que sinto as vezes e o amargo na boca ao acordar ele disse que se não sinto dores, nem refluxo, não precisa fazer endoscopia, vou tomar o omeprazol por 30 dias como prevenção..

Vamos continuar a luta

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

DESCONFORTO ABDOMINAL

O depois na cirurgia bariátrica pode funcionar como uma loteria, tipo mega sena mesmo. É dumpping que não se sabe se vai ter e quando vai ter, é fraqueza, queda de pressão, gases, diarreias, enfim, podem surgir muitos efeitos colaterais, assim como o indivíduo pode simplesmente não sentir nada...

Nesses 5 meses nunca tive um dumpping sério, daqueles de parar tudo, as vezes em que me senti mal foram leves e depois de 10 a 20 minutos estava ok e ah! nem sempre foi por doce, mas por gordura... Mas tem uma coisa que sinto com mais frequência que é um certo desconforto abdominal.

Normalmente, quando consumo algo que tem mais massa ou que tenha um teor mais elevado de gordura sinto o abdômen meio que estufar e as vezes fico cheia de gases. Passei a andar com luftal capsula gelatinosa na bolsa por não saber quando vai ocorrer, até porque tem semanas que não sinto nada.

Vamos ver com o passar do tempo  o que acontece, mas segundo a nutricionista e o cirurgião tudo melhora com o tempo, com a readaptação do organismo para os novos hábitos alimentares. Assim eu espero.... 

domingo, 22 de janeiro de 2012

VIVER UM DIA DE CADA VEZ

Acredito que o ser humano, de maneira geral, é muito imediatista, quer tudo pra ontem.. Quando começamos uma dieta, por exemplo, esperamos perder tudo o que ganhamos em tempo record..

Alguns estudos comprovam que muitos casos de obesidade ocorrem ou se agravam em função da ansiedade, as pessoas se tornam compulsivas, descontam na comida. Parte da minha obesidade tinha a ver com isso.

Sempre fui ansiosa, agitada demais, querendo que as coisas acontecessem da forma mais rápida do mundo e com isso também desisti de muitas dietas, pois se em 1 mês não tivesse perdido pelo menos uns 5 kg pra mim a dieta não servia, era o fim... Hoje, com 5 meses de cirurgia vez por outra subo na balança e quando saio e vejo que não perdi nada ou que perdi poucas gramas começo a pensar: será que vai demorar para chegar a meta? Será que vou conseguir?

Mas tenho tentado viver um dia de cada vez, tenho buscado controlar minha ansiedade para não acabar com o processo e tenho visto que sem isso é difícil viver todas as mudanças..

Nesses meses tenho aprendido a me conhecer melhor, tenho me percebido de uma forma mais inteira, observando o corpo e a cabeça. Aliás, quando estava fazendo o acompanhamento com a psicóloga, uma das coisas que ela me disse foi que não é tarefa fácil se autoavaliar, criticar a si mesmo.

sábado, 21 de janeiro de 2012

ANTICONCEPCIONAL APÓS BARIÁTRICA

Essa semana entrei numa discussão com relação ao uso de contraceptivo após a cirurgia de redução do estômago na comunidade do facebook. Algumas pessoas colocaram que não tomam mais a pílula em comprimido porque o organismo deixa de absorver, que não faz o mesmo efeito.

Na verdade, conversando com o cirurgião e com a ginecologista, ambos afirmaram que não existem estudos que de fato comprovem essa ineficácia. Eu, tenho 5 meses de cirurgia e desde o começo tomo anticoncepcional em comprimido (YAZ), agora quero trocar pelo DIU não porque não faça efeito, mas porque mesmo antes da cirurgia não me adaptava bem com anticoncepcionais.. Além de esquecer horários, alguns de dão muitos efeitos colaterais...

A não absorção do anticoncepcional está associada a quem faz o by pass, porque com o desvio do intestino deixamos de absorver totalmente muitas coisas.

Após a bariátrica muitas mulheres preferem usar o DIU, principalmente o Minera que suspende totalmente a menstruação o que ajudaria a evitar anemia que é muito comum em pacientes bariátricos.

Na verdade apesar de se saber que a absorção fica comprometida é preciso averiguar onde é feita essa absorção, isso não somente para anticoncepcional, mas para várias medicações orais. A vitamina B12 por exemplo, é uma medicação que para nós deve ser ministrada sublingual ou venosa para que tenhamos boa absorção. Em resumo, o médico precisa avaliar bem cada caso.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

EXPERIMENTADO NA COZINHA

A vida pós gastroplastia necessita de uma reeducação alimentar e as vezes é difícil mudar o paladar e inserir novos alimentos, contudo, é extremamente necessário. Caso contrário pode-se colocar em risco a conquista da perda de peso..

Operamos o estômago e não a cabeça, então lidar com a cabeça de gordo ao meu ver é a pior parte... Mas para quem gosta de arriscar testei uma salada bem legal seguindo as dicas da nutricionista para compor um prato que fosse bem rico em nutrientes...

Vamos lá:

1 xc de brócolis
Alface a gosto
5 tomares cereja
1\2 pimentão
3 colheres de sopa de peito de peru picado
3 colheres de sopa de queijo tipo ricota picado
orégano à gosto
sal, vinagre  e azeite de oliva à gosto
2 colheres de sopa de ervilha
2 colheres de sopa de vagem picadinha

Em um refratário coloque a alface, o brócolis, pimentão, peito de peru, queijo, ervilha e os tomates cerejas partidos ao meio e a vagem. Acrescente sal, orégano, vinagre e azeite de oliva a gosto. Se quiser adicionar carboidrato coloque um pouco de crótons. E bom apetite.

5 MESES DE GASTROPLASTIA

A sensação é de que o tempo voa, de que já faz tempo que saí da sala de cirurgia, mas na verdade hoje completo apenas 5 meses dessa nova fase de minha vida e confesso  abertamente que me sinto realizada.. Nesses 5 meses foram 30 kg eliminados e muitas melhoras tanto na saúde, quanto na minha vida emocional.
Aliás, posso dizer que há horas em que me sinto outra pessoa.....

Ainda tenho peso a perder, mas já foi uma grande diferença. Há 1 ano atrás eu me esforçava para sorrir, odiava de todo coração aparecer em fotos, me escondia quando via alguém dos tempo de colégio, enfim, vivia uma farsa.  E, ah! evitava o máximo comer na frente de pessoas estranhas ou mesmo de alguns familiares que sempre recriminavam...

Não é fácil sentir que as pessoas te olham com espanto ou com desdém.

Como já citei aqui e também no grupo Gastroplastia do face e pra quem pergunta sobre a cirurgia: Não é um milagre, é um começo...aliás, um recomeço.

O lado bom é poder entrar numa loja e comprar o que quer e não o que cabe, é poder abotoar as próprias sandálias, é ver seus exames em perfeito estado, é não sentir que o coração vai sacar pela boca com um simples esforço...

Tem lado ruim?
A resposta é: Como tudo na vida..  Alguns engasgos, um dupping leve de vez em quando, a queda de cabelos, a flacidez...
Porém, é melhor isso que não ter a chance de viver mais, que se sentir frustada por fazer mil dietas e só perder meio kilo...

O resumo é que estou efetivamente mais feliz que há 5 meses atrás e isso não tem preço.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

TRATANDO A QUEDA DOS CABELOS E A FRAQUEZA DA UNHA

Como já havia comentado, meus cabelos estão despencando da minha cabeça, tem dias em que fico desesperada. Bom, marquei com a dermatologista para ver esta questão e aí aproveitei para falar das unhas que estão quebradiças e da pele que está ressecada.

E eís o resultado:
Sobre o cabelo ela disse que essa queda vai durar enquanto durar a perda de peso, então se perdemos até 1 ano 1 ano e meio haja cabelo, mas a parte boa é que vai amenizando e também pode-se tratar e não se fica careca. pelo menos ela garantiu..

Unhas e pele também a mesma coisa, tudo ligado a cirurgia.

Vamos à receita:

Para o cabelo e unha ela passou o Pantogar para tomar 3 vezes ao dia durante 3 meses. Ele ajudar a parar a queda e estimula o crescimento de novos fios.
Para a pele que está muito ressecada e escamando ela passou um hidratante chamado Cetaphil. Usar logo seguido do banho com a pele ainda úmida de 2 a 3 vezes ao dia..

Ambos têm um preço salgado, o hidratante é em média 80 reais o pote pequeno com 240g e o Pantogar para os 30 dias custa em torno de 140 reais.
De qualquer forma vou tentar, pois já entupi o ralo do banheiro..

VIAJANDO DEPOIS DA GASTROPLASTIA

Esse fim de semana resolvi cair na estrada para visitar para minha cidade natal, um interior do Maranhão e realmente constatei que as vezes é muito difícil se manter em dieta, não porque você se depare com milhares de guloseimas, mas por não encontrar muitas ou nenhuma opção diet...

Na viagem de ida, não levei nada na bolsa além de uma barra de cereal  e ao parar na estrada para tomar café nada adoçado sem açúcar e olha que amanhã completo os 5 meses e já posso consumir, mas me questionei porque quem vende não se preocupa com isso. Na volta, foi melhor, achei biscoito e refrigerante em uma conveniência.. 
Bom, esse post é na verdade é para colocar a questão de sempre andarmos com algo á mão, pois independente de ser na estrada, muitas vezes não encontramos opções mais leves em determinados lugares e como não é bom ficar mais de três horas sem alimentação leve sempre algo.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Sensação de comer demais....

Já estou quase chegando ao 5º mês, são 29,5KG perdidos e tem uns 10 dias que venho observando que tenho sentido mais fome, na verdade estou com a sensação de que posso comer mais e... MOOOOOORRO de MEDO..

Antes eu sempre chegava na nutricionista e quando via a dieta já sabia que não iria dar conta das porções que ela passava, mas agora consigo comer, com exceção do café da manhã que é a única refeição que me sinto mal às vezes.. Hoje, por exemplo, saí com meu filho e  na hora de lancharmos quis experimentar um Taco, pedi sem suco, comi tanquilo e ainda comi 3 colheres de sobremesa que ficou do meu filho ( brownie com sorvete, não sinto dumpping se comer doce após a refeição), no fim não cabia mais nada, nem um gole de água, mas fiquei impressionada por ter comido tudo..

É complicado, porque já li inúmeros casos de pessoas que criaram verdadeiro medo de comer e depois tiveram consequências péssimas, mas também tenho medo de comer demais.
Gente! tenho verdadeiro pavor em engordar, um grama que seja, ainda mais agora que faltam poucos quilos para chegar na meta.

Não sei se todo mundo tem essa sensação e por outro lado, sei também que com o passar do tempo o estômago dilata um pouco, que não vamos passar o resto da vida comendo como no início da cirurgia, enfim, ....Dúvidas e medos...

Consulta com o médico cirurgião adiada para dia 24/01 e a nutricionista somente dia 30..Até lá me observando e controlando...

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

COMO CALCULAR O PESO A SER PERDIDO

FAÇO PARTE DE UM GRUPO SOBRE GASTROPLASTIA E AO VER ESTE POST ACHEI SUPER INTERESSANTE E POR ISSO BOM PARA DIVULGAR AQUI...

COMO CALCULAR A PERDA DE PESO


Muitas pessoas tecem comparações na fase pós cirurgica, acerca da redução de peso, geralmente traçando comparativos entre pacientes diferentes, que operaram com pesos diferentes, possuem alturas diferentes, com organismos diferentes. Isso está absolutamente equivocado.

E isso porque, o que delimita o sucesso do tratamento, não é o peso que o paciente eliminou em si, mas sim o percentual sobre o EXCESSO DE PESO que a pessoa reduziu, proporcionalmente as condições de peso iniciais e altura de cada paciente.

Logo após a realização do procedimento, a previsão para o primeiro mês pós-cirurgia, é de uma redução em torno de 15-20% do EXCESSO de peso que o paciente possuia antes da operação. Ou seja, se o peso ideal que o paciente deveria ter é de 60kg e ele operou pesando 100Kg, havia 40Kg de excesso. Logo, a redução esperada é de algo em torno de 8Kg. Já para um paciente que deveria pesar os mesmos 60Kg, mas operou pesando 150kg, essa perda perda poderia se elevar para até 30Kg. E ainda assim, essa expectativa pode variar de acordo com o metabolismo de cada paciente. 

Não se pode esperar portanto, que um paciente que opere pesando 100Kg, elimine o mesmo percentual que um paciente que operou pesando 150Kg. Dito isso, deve-se considerar ainda que essa redução do excesso de peso deve acontecer ao longo de 1 a 2 anos a contar da realização cirurgia e que essa perda envolve uma série de peculiaridades, que vão desde o metabolismo, até o comprometimento individual de cada paciente.

Para aprender a calcular a redução do EXCESSO DE PESO, seguem as dicas da Dra. Jacqueline Rizolli:


"O peso considerado "normal" é o de pessoas que possuem IMC = 25kg/m², ou seja, esse é o máximo de peso que uma pessoa deve registrar, para estar considerada dentro dos padrões normais de distribuição corporal. Tudo que estiver acima disso é considerado Excesso de Peso (EP).

Para se calcular o peso normal de uma pessoa multiplicamos a altura² (ou altura x altura) x 25.


Exemplo: 1,65 x 1,65 x 25 = 68Kg (peso normal)


Exemplo:

Peso inicial: 130kg, altura: 1,65m, IMC: 47,7kg/m²

Peso “normal”: 68kg (o cálculo foi 1,65 x 1,65 x 25)

Excesso de peso: 62kg (o cálculo foi 130Kg - 68kg)


Previsão de redução de peso no 1º ano Pós-operatório:

1ºmês (15-20%): 121- 118kg

2º mês (25-30%): 114,5-111,5Kg

3º mês (30-40%): 111,5-105kg

6º mês (45-55%): 102-96kg

9º mês (55-65%): 96-90kg

12-18º mês (65-85%): 90-78kg


A partir daí o peso tende a estabilizar, claro que muitos pacientes reduzem mais do que isso, mas o resultado cirurgico está dentro desta média. Espero ter sido clara, qualquer dúvida me avisem!! Boa sorte com
suas calculadoras!!"


Créditos: Dra. Jacqueline Rizolli


Por fim, gostaria apenas de considerar que o cálculo apresentado acima serve como parâmetro durante praticamente todo tratamento, mas deve ser observado de forma relativa para quem já está nos estágios mais
avançados, de final de emagrecimento. E isso porque, nestes casos, o cálculo de IMC pode já não ser o mais adequado ou de ordem absoluta, a fim verificar a distribuição corporea adequada do paciente. Para isso,
existem equipamentos de alta precisão, chamados de bioimpedância corporal (http://www.drgeo.com/wp-content/uploads/2010/07/inbody1.jpg), os quais fazem uma avaliação mais precisa da distribuição corporal da pessoa, tal como de estrutura óssea, massa muscular e composição líquida do paciente. E neste ponto, se o percentual de gordura ideal for atingido, o paciente não pode e nem deve forçar a perda de peso, sob
pena partir para um prejuízo de perda de massa muscular, desenvolver outras doenças e até colocar em risco as suas condições de saúde.


Abraços:

André Schleich
andre.rs@direito.com.br


Paciente - COM PUCRS

Deve-se fazer a regra de 3 para descobrir a porcentagem.

Exemplo:Excesso na operação: 45,5kg
Peso eliminado: 16,4Kg
Regra de 3:
45,5---100
16,4--- X
16,4 x 100 = 1640 / 45,5 = 36,04%
Eliminou 36% do excesso de peso.

domingo, 8 de janeiro de 2012

COLÁGENO PARA A FLACIDEZ APÓS BARIÁTRICA

Nada é perfeito, então emagrecer de maneira tão rápida tem seus contras e a flacidez é um deles. No meu caso, braços, parte interna das coxas e terrivelmente a barriga... Andei pesquisando por aí o que poderia fazer além da academia (que começo se Deus e eu quiser na terça) que o médico já liberou e vi que as capsulas de colágeno são uma opção. Bom comprei 60 capsulas manipuladas de 300mg para tomar 2x ao dia e, segundo a farmacêutica, os resultados aparecem mais efetivamente dentro de 2 meses. Vamos ver e se alguém já tiver tomado e tiver tido bons resultados ou mesmo resultados nenhum, por favor postem.

sábado, 7 de janeiro de 2012

MAIS 1 KG ELIMINADO E 29,5 OFF

Até que enfim a balança resolveu mexer seus ponteiros, já estava ficando angustiada, com medo de entrar de vez no platô, mas sei que exagerei nas semanas de festas, era uma beliscada aqui e outra ali.. Mas agora voltamos ao normal e a prova é 1kg e 200g eliminados. Agora estou pesando 67,500 kg, manequim 40.
Desejo a todos muita saúde e força nessa caminhada

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

RESULTADOS DOS EXAMES DE 4 MÊS

É,demorou mais chegou enfim o resultado dos exames pedido pelo médico para o acompanhamento da cirurgia.  Fiquei feliz pois estão muito bons. Então vamos lá:

Glicemia: 86, antes variava em torno de 101 a 116 em jejum
Vitamina A: 0,40 mg/l, está normal mas o cabelo continua caindo, aliás despencando..
Sem anemia, plaquetas excelentes. A observação é que só pude fazer a cirurgia com o aval de uma hematologista, pois não tinha anemia, mas as minhas reservas estavam abaixo, então tomei durante 3 meses o neutrofer...
Colesterol: 156 mg/l que é dentro do desejável
Triglicerídios: 89 mg/l normal para pessoas acima de 19 anos
Cálcio: 4,64 mg/l. este está no limite, então o médico recomendou poleguinho ou qualquer outro queijo branco pela manhã e um copo de leite enriquecido a noite. Com isso tenho mesmo que me preocupar, pois minha família toda tem problema de osteoporose.
Funções renais em perfeito estado.

Bom, os cuidados recomendados foram de uma dieta rica em ferro e cálcio para evitar problemas...
Me sinto super disposta, estou feliz pelas dores nas costas e nos pés terem cessado, pois sofria demais e me privava de muita coisa.
Agradeço a Deus e sei que essa é só uma parte da caminhada.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

OBESIDADE JUVENIL

Li e achei interessante, pois tenho uma luta com meu filho para que não se torne obeso..
http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/reuters/2011/12/28/obesidade-juvenil-e-associada-a-relacao-ruim-entre-mae-e-filho.jhtm

NOVOS DADOS SOBRE BARIÁTRICA E DIABETES

O diabetes é uma doença que afeta muitas pessoas no mundo inteiro e que mesmo tratada rigorosamente, com o tempo traz consequências para a visão, rins, pâncreas, sistema linfático, enfim... Muitos problemas mesmo, debilitando o paciente.

Sei o quanto sofre alguém com diabetes, meu esposo a mais de 20 anos e mesmo tratando já estava tendo comprometimento da visão, perdendo proteína pela urina, o pâncreas com apenas 20% de funcionamento. Aí eram 5 doses de insulina por dia, mais metformina e mesmo assim as taxas de açúcar chegavam assintomaticamente aos 400.
A cirurgia apareceu como uma oportunidade de estagnar os problemas do diabetes e essa foi a opção tomada em 2010. Agora em Janeiro, mas precisamente dia 19 ele estará completando 2 anos de cirurgia.

Como não foi para obesidade, o peso perdido foi apenas 23kg, mas nesses quase dois anos o que melhorou: os exames oftalmológicos indicam estagnação do quadro, saiu da insulina e passou a tomar 1 comprimido de Janumet, funções renais ok...
Mas no seu caso, o cirurgião foi bem honesto e afirmou que as chances de cura eram remotas devido a quase não produção do pâncreas e é o que constatamos de fato, pois como ocorreu a 2 meses atrás quando ele suspendeu as atividades físicas a glicemia voltou a subir e outra coisa também que altera é a cervejinha, está substituída por vinho seco.
Enfim, quis relatar isso aqui em função da reportagem que li, pois mesmo a cirurgia não tendo sido a cura para meu marido ela lhe deu esperanças, melhorou sua qualidade de vida e aumentou suas expectativas.  Hoje também já existem estudos sobre medicações que estimulem a regeneração das células do pâncreas.

Vejam o link:
http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2012/01/04/cirurgia-de-reducao-de-estomago-nao-e-tao-eficaz-contra-o-diabetes-quanto-se-pensava.jhtm

APÓS CIRURGIA BARIÁTRICA PODE SURGIR AVERSÃO A COMIDA CALÓRICA

A cirurgia acaba mudando muitas coisas em nós e que vão muito além do peso, como por exemplo, a aversão a alguns alimentos, como doces ou comidas mais gordurosas.  Desde a cirurgia tenho percebido essa mudança, algumas vezes me dá náuseas comer qualquer coisa gordurosa, como a nutricionista disse que o dumpping não ocorre só com o açúcar como muita gente pensa, acaba sendo um tipo de dumpping.

Mas assim, não ocorre o tempo todo e já percebi que a frequência é maior pela manhã se o café for muito rico tendo a me sentir mal..

Algumas pessoas nos grupos que participo pelo face, relatam que têm dificuldade por exemplo em comer fora de casa, o que está relacionado ao fato de que em casa é tudo sob medida, sal, gordura.

Com o tempo, certamente começamos a nos habituar, a comida vai descendo mais fácil e as restrições vão diminuindo, isso pelo menos com a maioria, pois realmente há gastroplastizados que mesmo com muito tempo de operados possuem dumppings sérios.

Vejam a reportagem abaixo:
 http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2011/11/12/cirurgia-de-reducao-de-estomago-pode-gerar-aversao-a-comida-calorica-diz-medico.jhtm

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

OPS! A BALANÇA RECOMEÇA A ANDAR

Já estava começando a ficar aflita, foi uma semana inteira sem perder um grama sequer, mas hoje me pesei e perdi cerca de 600 g, então estou com quase 67kg...

Sei que a falha nessa estagnada deve-se não a problemas na cirurgia, mas a mim mesma. Há mais de 1 mês que parei com as atividades de caminhada e dança, parte por conta do trabalho (estava em período de encerramento de disciplinas, aulas de recuperação, enfim) e a outra parte é a dificuldade em deixar de ser sedentária mesmo... Afinal, não se muda os hábitos de uma hora para outra, a cirurgia não tem essa capacidade, depende mesmo de nós, da nossa força de coragem e vontade.

Bom, me programei para reiniciar a academia a partir do dia 10, pois assim começo nas férias para quando voltar a rotina normal eu já está no pique.. Mas pelo menos voltei para a dieta certinha, tanto que deu uma mexida na balança, mesmo que leve..
Vamos ver como vai ficar ao longo da semana e aí poderei tirar novas conclusões.
Se alguém tiver tido ou está tendo problemas em fazer exercícios, por favor, vamos trocar ideias, dicas, o que for.
Saúde a todos.

domingo, 1 de janeiro de 2012

PESO ESTAGNADO NA SEMANA DE FESTAS

Eu já havia observado e conversado com a nutricionista sobre a lentidão que o tempo dá para a perda de peso, o tal do efeito platô. Para quem quer e precisa perder peso é angustiante a demora e para quem faz a cirurgia, estagnar o peso antes de chegar ao ideal é terrível..
Passamos por uma verdadeira maratona para chegar à cirurgia, são inúmeras consultas, um batalhão de exames, a ansiedade, os muitos casos que ainda se tem que brigar na justiça, enfim,,, morrer na praia não é o objetivo..
Desde o natal estacionei em 28kg perdidos, é confraternização daqui, é festa dali e por aí vai, ou seja, acabei beliscando bastante e não tenho feito exercícios...
Sabe a frase que diz que a  cirurgia não é milagre, isso é fato.. Temos que nos policiar mesmo.
Mas tenho tentado não pirar também, não ficar achando que porque estacionou essa semana eu não vou chegar a meta, que a cirurgia é insucesso, longe disso.
Me digo todos os dias que meu prazo para perder peso é de 1 ano e eu ainda tenho quase 8 meses  para chegar ao peso ideal..
Força, coragem e dedicação é o que precisamos ter sempre..
Mas enfim, começamos o ano, as festas acabaram e vou voltar para a dieta normal e vamos ver como o peso   se comporta essa semana..

CIRURGIA BARIÁTRICA POR VÍDEO: Um direito adquirido.

2012 COMEÇOU E ALGUMAS MUDANÇAS SÃO VITAIS PARA UM ENORME CONTIGENTE DE PESSOAS QUE ESPERAM PELA GASTROPLASTRIA....  CIRURGIA DE BARRIGA ABERTA DEMANDA MAIS GASTOS PARA O HOSPITAL, POIS O PACIENTE FICA MAIS TEMPO, É RISCO MAIOR PARA O PACIENTE PELAS CHANCES DE INFECÇÃO, PELO RISCO DE ABRIR E POR AÍ VAI...
DENTRE TANTOS OUTROS PROCEDIMENTOS A BARIÁTRICA POR VIDEOLAPAROSCÓPIA SE TORNA UM DIREITO..
GRAÇAS A DEUS NÃO TIVE QUE ESPERAR, A PETROBRÁS COBRE CIRURGIA POR VÍDEO SEM PROBLEMAS.
VEJAM A MATÉRIA:
http://g1.globo.com/videos/jornal-nacional/t/edicoes/v/planos-de-saude-serao-obrigados-a-cobrir-novos-tipos-de-cirurgias-exames-e-tratamentos/1750246/

UM NOVO ANO, UMA NOVA VIDA, UM RENASCIMENTO


Normalmente quando termina o ano nós fazemos muitos pedidos para o ano que chega, mas dessa vez me dispus muito mais a agradecer do que a pedir. Foram muitas conquistas, todo o processo da cirurgia, a angustia pela demora, a cirurgia em si e o que vem com ela.....  Agradeço a Deus pela chance de uma vida melhor, pela minha paz de espírito, pela melhora significativa da saúde, além de outras coisas.....

Em 4 meses de cirurgia minha glicemia voltou ao normal, minhas dores nas costas e pés cessaram, meu mau humor sumiu, a gordura no meu fígado reduziu bastante, meu líbido voltou, minha pele está ótima.....  

Então, OBRIGADA DEUS!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...