segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

RISCO DE MORTE NA BARIÁTRICA

A morte não é um tema do qual eu goste muito de falar, para se ter uma ideia não vou nem a velórios, que dirá a cemitérios, tenho pavor.. Mas devido algumas discussões em blogs e ao ler outros textos, mas principalmente, pelos dois casos recentes de problemas relacionados a gastroplastia que vi resolvi tocar no assunto..

A cirurgia bariátrica tem riscos sim, daí a necessidade de uma bateria de exames, de um acompanhamento longo antes da aprovação e indicação cirúrgica. Nas diversas pesquisas que fiz antes de decidir operar todas apontavam para um índice de mais ou menos 2%. De fato é pouco, ainda mais se comparado ao índice de pessoas que morrem no mundo por conta de problemas ligados diretamente à obesidade...

Na cirurgia o risco começa na anestesia, passa pelo procedimento em si, mas não acaba quando saímos da sala de cirurgia, ele se estende por muito tempo, na verdade, se pararmos para pensar pode se estender para a vida toda..

Na verdade, muitas pessoas passam bem pelo momento cirúrgico, a dificuldade vem depois, em se adaptar a nova dieta, em colocar na cabeça a importância do acompanhamento médico, em compreender que a qualidade de vida depende muito mais das suas escolhas..

Conheci dois casos recentes de problemas com bariátrica, o primeiro de uma moça que foi parar na UTI por desnutrição, pois ela pirou que não comeria e ainda por cima não tomava o centrum a mais de 1 ano e o segundo de um rapaz que com apenas dois meses de cirurgia  voltou a beber e muito e teve complicações que levaram ao óbito. Isso fora alguns outros casos que conheci através de blog..

De modo geral, o que levei em conta para me decidi pela cirurgia foi que minha expectativa de vida cairia pela metade se continuasse a engordar e provavelmente morreria mais rápido, foi a infelicidade que sentia e vergonha de me ver, foi pensar que não conseguia nem ao menos brincar com meus filhos, mas principalmente foi pensar que com ou sem cirurgia todos morremos.

Se alguém me perguntar se deve ou não operar, apenas respondo: se for comprovadamente necessário faça o que seu coração pede. Pese na balança os prós e contras. Mas não desista de ter uma vida melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...