sábado, 21 de janeiro de 2012

ANTICONCEPCIONAL APÓS BARIÁTRICA

Essa semana entrei numa discussão com relação ao uso de contraceptivo após a cirurgia de redução do estômago na comunidade do facebook. Algumas pessoas colocaram que não tomam mais a pílula em comprimido porque o organismo deixa de absorver, que não faz o mesmo efeito.

Na verdade, conversando com o cirurgião e com a ginecologista, ambos afirmaram que não existem estudos que de fato comprovem essa ineficácia. Eu, tenho 5 meses de cirurgia e desde o começo tomo anticoncepcional em comprimido (YAZ), agora quero trocar pelo DIU não porque não faça efeito, mas porque mesmo antes da cirurgia não me adaptava bem com anticoncepcionais.. Além de esquecer horários, alguns de dão muitos efeitos colaterais...

A não absorção do anticoncepcional está associada a quem faz o by pass, porque com o desvio do intestino deixamos de absorver totalmente muitas coisas.

Após a bariátrica muitas mulheres preferem usar o DIU, principalmente o Minera que suspende totalmente a menstruação o que ajudaria a evitar anemia que é muito comum em pacientes bariátricos.

Na verdade apesar de se saber que a absorção fica comprometida é preciso averiguar onde é feita essa absorção, isso não somente para anticoncepcional, mas para várias medicações orais. A vitamina B12 por exemplo, é uma medicação que para nós deve ser ministrada sublingual ou venosa para que tenhamos boa absorção. Em resumo, o médico precisa avaliar bem cada caso.

8 comentários:

  1. sou bariatricana a 5 anos e faço o uso do metodo injetavel e estou preocupada,pois estou aumentando de peso. o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Você deve conversar com seus médicos, tanto ginecologista, quanto cirurgião para ver a opinião deles. Talvez seja necessário trocar a medicação. Você também pode fazer um teste: suspender o anticoncepcional por uns dois meses e ficar usando a camisinha e tabela para ver se realmente tem algum efeito no ganho de peso, ou optar pelo Diu. Mais verifique também sua dieta e exercícios.

      Excluir
  2. Ola!
    Tinha feito a bariatrica sleeve a seis meses qdo engravide , apos usar a pílula do dia seguinte como contraceptivo de emergência duas horas apos a relação.
    Fiquei sem acreditar qdo fiz exame de sangue e o resultado foi positivo.
    E para piorar perdi o bebe logo depois
    Meu médico disse que o remédio nao tem efeito em mulheres operadas.
    Portanto cuidado.

    ResponderExcluir
  3. Ola!
    Tinha feito a bariatrica sleeve a seis meses qdo engravide , apos usar a pílula do dia seguinte como contraceptivo de emergência duas horas apos a relação.
    Fiquei sem acreditar qdo fiz exame de sangue e o resultado foi positivo.
    E para piorar perdi o bebe logo depois
    Meu médico disse que o remédio nao tem efeito em mulheres operadas.
    Portanto cuidado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! De fato alguns médicos apostam que não faz efeito é alguns até indicam que mulheres devem suspender o ciclo. De qualquer forma é preciso considerar cada organismo , mas todo cuidado é pouco. Sinto muito pelo que passou. Já tomei pílula do dia seguinte e graças a Deus deu certo

      Excluir
  4. Oi,
    Fui a ginecologista e ela me passou o anticoncepcional Tâmisa 20,e eu ainda a questionei se devia mesmo tomar a pirula pois eu fiz a bariátrica a 2 anos e já vi muitos comentários que a pirula não faz efeito em quem faz essa cirurgia.Mais ela me garantiu eficácia.Mesmo assim to com medo, tanto que tive relação sem camisinha e por medo de não está fazendo efeito tomei a pirula do dia seguinte.E espero que funcione.Mais gostaria muito de saber se posso confiar no uso do anticoncepcional sim ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambem estou tomando esse anticoncepcional a 6 meses e nao tie problema nenhum como tenho um parceiro so fazemos sem camisinha e nao tive nenhum problema so tem que tomar direitinho todos os dias no mesmo horario,

      Excluir
  5. Boa tarde.
    Minha filha fez a gastroplastia a 3 anos e tomava anticonceptivo via oral. Quando fez + ou - 2 anos de cirurgiada, engravidou e nunca foi informada pelo médico desse risco.
    Apos o nascimento do bebe começou a tomar as injeções e começou a engorda (já engordou 10 kg). Hoje já está se preparando para fazer a laqueadura para parar com elas.

    ResponderExcluir

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...