sexta-feira, 11 de maio de 2012

PERGUNTAS SOBRE A BARIÁTRICA 2

TENDO EM VISTA ALGUMAS DÚVIDAS DE QUEM AINDA VAI PASSAR PELO PROCESSO QUESTIONADAS EM MUITOS POST NO GRUPO DO FACEBOOK, SELECIONEI ALGUMAS PARA TENTAR RESPONDER. ALGUMAS OUTRAS RESPONDI NO LINK: http://depoisdagastroplastia2.blogspot.com.br/2012/02/perguntas-sobre-bariatrica.html

OBS: As respostas são pelo que vivi e é sempre importante antes das consultas anotar tudo o que tiver de dúvida para tirar com sua equipe médica.

1- Junto com a redução é possível corrigir hérnia de hiato e esofagite (refluxo)?

R- Na cirurgia o médico faz essa correção sim.

2- Por quanto tempo devo usar a meia de compressão e para quê?

R- a meia serve para evitar trombose e a maioria das equipes médicas recomendam que seja usada durante 30 dias após a cirurgia.

3- Quantas injeções de Clexane (anticoagulante) são necessárias no pós operatório?
R- Isso também varia de médico e de paciente, eu por exemplo, só precisei tomar 1 na noite que antecedeu a cirurgia e depois só tomei no hospital enquanto estava internada. Mas há pessoas com muito peso e risco maior de trombose que o médico recomenda mais tempo.

4- Quantas sessões com psicóloga e nutricionista são necessárias?

R- Normalmente a psicóloga pede entre 4 a 6 sessões e tem nutricionista que pede 2 consultas. Mas isso também varia conforme o profissional.

5- Sente-se muita fraqueza e dor de cabeça no início do pós-operatório?

R- A fraqueza e as vezes a dor de cabeça tem muito haver com a baixa ingestão de calórias, é muito importante seguir direitinho a dieta, não ficar mais de 1 hora sem tomar nada, alternar entre os caldos e os outros alimentos permitidos, como água de coco, gatorade, etc. Nos primeiros 15 dias essa fraqueza é mais comum e vai melhorando com o tempo, evite se levantar muito rápido e fazer esforço para não piorar.

6- Qual a melhor técnica?

R- A cada ano surgem mais e mais pesquisas sobre a redução de estômago e as técnicas vão mudando e se aperfeiçoando, mas a escolha da técnica depende muito do resultado que se quer obter. Atualmente pouco se utiliza o anel, por exemplo, e tem se usado muito o by pass em y de roux ou a sleeve. O by pass tem possibilidade de perda maior de peso, mas tem como contra a necessidade de reposição de vitamina, por outro lado a sleeve depende muito da disciplina do paciente para chegar ao peso ideal. O ideal é conversar bem com o médico sobre a técnica que mais se adequa.

7- Qual a melhor atividade física após a cirurgia?
R- No começo, mais precisamente até o terceiro mês só são liberadas atividades aeróbicas, não se pode levantar peso, mas depois disso fica liberado as atividades de musculação que são ideais para ganhar massa magra e evitar a flacidez.

8- Todo mundo que faz redução tem necessidade de fazer plásticas reparadoras e o plano de saúde cobre?

R- nem todo mundo necessita das plásticas, porque depende também da estrutura da pele de cada um e se faz ou não exercícios após a cirurgia. Normalmente, barriga, pernas e braços e mamas são as áreas que mais ficam flácidas. Os planos de saúde são obrigados a cobrirem as plásticas reparadoras, inclusive a implantação de próteses mamárias, mas em muitos casos é necessário entrar com liminar.

9-Com quanto tempo pode-se ingerir bebidas gaseificadas depois da cirurgia?
R- Normalmente médicos e nutricionistas liberam a partir dos 6 meses, mas é sempre bom evitar porque dilata muito o estômago e as vezes causa gases. O ideal ao voltar a consumir é colocar no copo e deixar sair um pouco do gás e se não resistir a um refrigerante, por exemplo, pode trocar por H2O ou Aquarius Frash que tem menos gás.

10- Com quanto tempo pode-se ingerir bebidas alcoólicas?

R_ Assim como as bebidas gaseificadas o ideal é a partir dos 6 meses. Mas no meu caso, com 4 a nutricionista liberou 1 taça de vinho. Deve-se ter cuidado com o álcool porque como absorvemos tudo mais rápido há uma tendência a nos embriagar mais rápido também, além de ter a questão da desidratação...

11- Com quanto tempo voltamos a sentir fome depois da cirurgia e quantos gramas passamos a comer depois?

R- Isso varia de pessoa para pessoa, mas com 2 meses eu já sentia fome, nada exagerado, mas quando chegava nas 3 horas a fome vinha... O importante é diferenciar se é fome mesmo. No começo comia entre 100 a 150g, agora já com quase 9 meses como cerca de 300g... e fico bem satisfeita. Mas o médico disse que com 1 ano já se chega a comer até 400g.

Ai muita gente se espanta com 400g, mas lembre-se que esse peso deve ser de um prato bem balanceado, pois há uma enorme diferença entre 400g de um prato saudável e 400g de um prato de batata frita, bacon ou de hambúrguer.

E também há dias em que desce tudo muito bem e outros não.

12- É normal sentir muita sede e a boca seca após a cirurgia?
R- Pode dá sede e as vezes uma sensação horrível de boca seca que acontece normalmente até meados do 2 mês. De acordo com o médico e a nutri isso ocorre porque não se está ingerindo o suficiente de liquido e ficando muito tempo entre uma refeição e outra.

13- Com quanto tempo pode-se engravidar depois da cirurgia?

R- Somente depois de 1 ano de operada e quando já se tiver atingido a meta, normalmente os médicos recomendam com 1 ano e meio, porque ai o peso tende a ter estabilizado. A gravidez antes de 1 ano de cirurgia é arriscado tanto para a mãe quanto para o bebê, pois é um período de adaptação, tem perda de vitaminas, etc.

14- Quantos kilos eliminamos por mês?

Não existe um padrão, porque os organismos reagem de forma individual, mas espera-se que no primeiro mês sejam eliminados em torno de 10% do peso inicial, sendo que nos primeiros 6 meses essa perda é maior e mais rápida. A atividade física e a dieta seguida à risca fazem toda a diferença.

Portanto, não dá para ficar comparando que fulano perdeu tanto e eu perdi menos, se uma pessoa pesa 100 kg e a outra 120, a perda inicial será bem maior para quem pesa mais.

15- O que causa os entalos e quais os alimentos mais propícios?

Entalos, engasgos, podem ocorrer mesmo depois de muito tempo de operados, o que faz acontecer é a má mastigação, devemos aprender a comer de novo, é como se voltássemos a ser crianças, daí começar com líquido, depois pastoso, até chegar na dieta normal. É importante marcar o tempo que come, comer bem devagar, de preferência use talher de criança, corte tudo bem pequeno e tente nunca comer com pressa. Se engasgar não beba nada porque a tendência é piorar, no máximo vomite, mas o ideal é se acalmar e esperar passar.

Há pessoas que nunca entalam, não tem dumpping, enfim, na gastro temos uma grande loteria.

16- Se der H. Pilory na endoscopia me impede de fazer a cirurgia?

R- Não impede, mas tem que tomar medicação para matar a bactéria, no caso o Piloripac.. Assim como se der gastrite também não será motivo para não operar.

Bom, a proporção que forem surgindo as dúvidas vou postando, qualquer coisa perguntem...



10 comentários:

  1. Pode ocorrer trombose mesmo depois da cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beatriz pode ocorrer sim a trombose por isso o uso da injeção e das meias

      Excluir
  2. quanto tempo apos a bariatrica posso fazer sexo

    ResponderExcluir
  3. EU JA TIVE EMBOLIA PULMONAR Á 3 ANOS, AGORA VOU FAZER A BARIATRICA, TENHO TANTO MEDO, MAIS TAMBÉM TENHO MUITO DESEJO DE FAZER,DEUS VAI ME PROTEGER.

    ResponderExcluir
  4. Tenho 75 kg e 1.59 de altura. Vou fazer a cirurgia de hernia de hiato e gostaria de saber se posso tb fazer a gastroolastia. Li que so eh cabivel pra quem tem imc entre 35 e 40. Verdade? Sabe me dizer se no meu caso eh cwbivel? Tenho 33 anos... nao sou hipertensa nem tenho diabetes. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela sua altura e peso não tem indicação de operar

      Excluir
  5. Lívia, a minha endoscopia de que tenho H. pylori, estou preocupada pq fiz o tratamento mas depois não fiz outra endoscopia para ver se de fato eliminei a bactéria e o médico que só me pediu uma endoscopia digestiva alta... me disseram que tem q pedir pesquisa para H. Pylori para fazer a biopsia se não não tem como saber se eliminou... será q posso fazer a cirurgia? qual teu perfil no face? posso te add para conversarmos melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, olha só , normalmente os médicos já pedem a endoscopia com o teste de H.pylori, ainda mais se o paciente já teve. Mas acredito que se o médico que vai fazer ver necessidade ele faça . Porém independente disso , mesmo se der gastrite ou H. Pylori pode operar , só terá que tomar medicação antes.
      Ah ! Meu face é Livia Vasconcelos

      Excluir

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...