sexta-feira, 11 de maio de 2012

PERGUNTAS SOBRE A BARIÁTRICA 2

TENDO EM VISTA ALGUMAS DÚVIDAS DE QUEM AINDA VAI PASSAR PELO PROCESSO QUESTIONADAS EM MUITOS POST NO GRUPO DO FACEBOOK, SELECIONEI ALGUMAS PARA TENTAR RESPONDER. ALGUMAS OUTRAS RESPONDI NO LINK: http://depoisdagastroplastia2.blogspot.com.br/2012/02/perguntas-sobre-bariatrica.html

OBS: As respostas são pelo que vivi e é sempre importante antes das consultas anotar tudo o que tiver de dúvida para tirar com sua equipe médica.

1- Junto com a redução é possível corrigir hérnia de hiato e esofagite (refluxo)?

R- Na cirurgia o médico faz essa correção sim.

2- Por quanto tempo devo usar a meia de compressão e para quê?

R- a meia serve para evitar trombose e a maioria das equipes médicas recomendam que seja usada durante 30 dias após a cirurgia.

3- Quantas injeções de Clexane (anticoagulante) são necessárias no pós operatório?
R- Isso também varia de médico e de paciente, eu por exemplo, só precisei tomar 1 na noite que antecedeu a cirurgia e depois só tomei no hospital enquanto estava internada. Mas há pessoas com muito peso e risco maior de trombose que o médico recomenda mais tempo.

4- Quantas sessões com psicóloga e nutricionista são necessárias?

R- Normalmente a psicóloga pede entre 4 a 6 sessões e tem nutricionista que pede 2 consultas. Mas isso também varia conforme o profissional.

5- Sente-se muita fraqueza e dor de cabeça no início do pós-operatório?

R- A fraqueza e as vezes a dor de cabeça tem muito haver com a baixa ingestão de calórias, é muito importante seguir direitinho a dieta, não ficar mais de 1 hora sem tomar nada, alternar entre os caldos e os outros alimentos permitidos, como água de coco, gatorade, etc. Nos primeiros 15 dias essa fraqueza é mais comum e vai melhorando com o tempo, evite se levantar muito rápido e fazer esforço para não piorar.

6- Qual a melhor técnica?

R- A cada ano surgem mais e mais pesquisas sobre a redução de estômago e as técnicas vão mudando e se aperfeiçoando, mas a escolha da técnica depende muito do resultado que se quer obter. Atualmente pouco se utiliza o anel, por exemplo, e tem se usado muito o by pass em y de roux ou a sleeve. O by pass tem possibilidade de perda maior de peso, mas tem como contra a necessidade de reposição de vitamina, por outro lado a sleeve depende muito da disciplina do paciente para chegar ao peso ideal. O ideal é conversar bem com o médico sobre a técnica que mais se adequa.

7- Qual a melhor atividade física após a cirurgia?
R- No começo, mais precisamente até o terceiro mês só são liberadas atividades aeróbicas, não se pode levantar peso, mas depois disso fica liberado as atividades de musculação que são ideais para ganhar massa magra e evitar a flacidez.

8- Todo mundo que faz redução tem necessidade de fazer plásticas reparadoras e o plano de saúde cobre?

R- nem todo mundo necessita das plásticas, porque depende também da estrutura da pele de cada um e se faz ou não exercícios após a cirurgia. Normalmente, barriga, pernas e braços e mamas são as áreas que mais ficam flácidas. Os planos de saúde são obrigados a cobrirem as plásticas reparadoras, inclusive a implantação de próteses mamárias, mas em muitos casos é necessário entrar com liminar.

9-Com quanto tempo pode-se ingerir bebidas gaseificadas depois da cirurgia?
R- Normalmente médicos e nutricionistas liberam a partir dos 6 meses, mas é sempre bom evitar porque dilata muito o estômago e as vezes causa gases. O ideal ao voltar a consumir é colocar no copo e deixar sair um pouco do gás e se não resistir a um refrigerante, por exemplo, pode trocar por H2O ou Aquarius Frash que tem menos gás.

10- Com quanto tempo pode-se ingerir bebidas alcoólicas?

R_ Assim como as bebidas gaseificadas o ideal é a partir dos 6 meses. Mas no meu caso, com 4 a nutricionista liberou 1 taça de vinho. Deve-se ter cuidado com o álcool porque como absorvemos tudo mais rápido há uma tendência a nos embriagar mais rápido também, além de ter a questão da desidratação...

11- Com quanto tempo voltamos a sentir fome depois da cirurgia e quantos gramas passamos a comer depois?

R- Isso varia de pessoa para pessoa, mas com 2 meses eu já sentia fome, nada exagerado, mas quando chegava nas 3 horas a fome vinha... O importante é diferenciar se é fome mesmo. No começo comia entre 100 a 150g, agora já com quase 9 meses como cerca de 300g... e fico bem satisfeita. Mas o médico disse que com 1 ano já se chega a comer até 400g.

Ai muita gente se espanta com 400g, mas lembre-se que esse peso deve ser de um prato bem balanceado, pois há uma enorme diferença entre 400g de um prato saudável e 400g de um prato de batata frita, bacon ou de hambúrguer.

E também há dias em que desce tudo muito bem e outros não.

12- É normal sentir muita sede e a boca seca após a cirurgia?
R- Pode dá sede e as vezes uma sensação horrível de boca seca que acontece normalmente até meados do 2 mês. De acordo com o médico e a nutri isso ocorre porque não se está ingerindo o suficiente de liquido e ficando muito tempo entre uma refeição e outra.

13- Com quanto tempo pode-se engravidar depois da cirurgia?

R- Somente depois de 1 ano de operada e quando já se tiver atingido a meta, normalmente os médicos recomendam com 1 ano e meio, porque ai o peso tende a ter estabilizado. A gravidez antes de 1 ano de cirurgia é arriscado tanto para a mãe quanto para o bebê, pois é um período de adaptação, tem perda de vitaminas, etc.

14- Quantos kilos eliminamos por mês?

Não existe um padrão, porque os organismos reagem de forma individual, mas espera-se que no primeiro mês sejam eliminados em torno de 10% do peso inicial, sendo que nos primeiros 6 meses essa perda é maior e mais rápida. A atividade física e a dieta seguida à risca fazem toda a diferença.

Portanto, não dá para ficar comparando que fulano perdeu tanto e eu perdi menos, se uma pessoa pesa 100 kg e a outra 120, a perda inicial será bem maior para quem pesa mais.

15- O que causa os entalos e quais os alimentos mais propícios?

Entalos, engasgos, podem ocorrer mesmo depois de muito tempo de operados, o que faz acontecer é a má mastigação, devemos aprender a comer de novo, é como se voltássemos a ser crianças, daí começar com líquido, depois pastoso, até chegar na dieta normal. É importante marcar o tempo que come, comer bem devagar, de preferência use talher de criança, corte tudo bem pequeno e tente nunca comer com pressa. Se engasgar não beba nada porque a tendência é piorar, no máximo vomite, mas o ideal é se acalmar e esperar passar.

Há pessoas que nunca entalam, não tem dumpping, enfim, na gastro temos uma grande loteria.

16- Se der H. Pilory na endoscopia me impede de fazer a cirurgia?

R- Não impede, mas tem que tomar medicação para matar a bactéria, no caso o Piloripac.. Assim como se der gastrite também não será motivo para não operar.

Bom, a proporção que forem surgindo as dúvidas vou postando, qualquer coisa perguntem...



66 comentários:

  1. Pode ocorrer trombose mesmo depois da cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beatriz pode ocorrer sim a trombose por isso o uso da injeção e das meias

      Excluir
    2. Sim. Normalmente pode ocorrer até 7 a 10 dias após.

      Excluir
  2. quanto tempo apos a bariatrica posso fazer sexo

    ResponderExcluir
  3. EU JA TIVE EMBOLIA PULMONAR Á 3 ANOS, AGORA VOU FAZER A BARIATRICA, TENHO TANTO MEDO, MAIS TAMBÉM TENHO MUITO DESEJO DE FAZER,DEUS VAI ME PROTEGER.

    ResponderExcluir
  4. Tenho 75 kg e 1.59 de altura. Vou fazer a cirurgia de hernia de hiato e gostaria de saber se posso tb fazer a gastroolastia. Li que so eh cabivel pra quem tem imc entre 35 e 40. Verdade? Sabe me dizer se no meu caso eh cwbivel? Tenho 33 anos... nao sou hipertensa nem tenho diabetes. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela sua altura e peso não tem indicação de operar

      Excluir
    2. seu peso e altura podem não dar indicação para a operação mas se vc tiver as ditas comorbidades, ou seja doenças decorrentes, tipo hipertensão, diabetes, anéis do sono, só seu médico poderá responder a questão.

      Excluir
  5. Lívia, a minha endoscopia de que tenho H. pylori, estou preocupada pq fiz o tratamento mas depois não fiz outra endoscopia para ver se de fato eliminei a bactéria e o médico que só me pediu uma endoscopia digestiva alta... me disseram que tem q pedir pesquisa para H. Pylori para fazer a biopsia se não não tem como saber se eliminou... será q posso fazer a cirurgia? qual teu perfil no face? posso te add para conversarmos melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, olha só , normalmente os médicos já pedem a endoscopia com o teste de H.pylori, ainda mais se o paciente já teve. Mas acredito que se o médico que vai fazer ver necessidade ele faça . Porém independente disso , mesmo se der gastrite ou H. Pylori pode operar , só terá que tomar medicação antes.
      Ah ! Meu face é Livia Vasconcelos

      Excluir
  6. oi Lívia pois fui impedida pelo meu medico de operar pois deu H pylory na minha endoscopia,ele relatou que era muito perigoso no momento da cirurgia a bactéria cair na corrente sanguínea e ter infecção generalizada e também poderia ocorrer fistulas no estomago tive que tratar e estou aguardando para repetir uma nova endoscopia pra depois operar,então fica a dica bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Olha quando fiz meus exames , deu H.pilory e a pangastrite , tomei a medição para matar a bactéria, porém não me foi pedido outro exame para confirmar se não mais estava com ela. De acordo com o médico se só deu gastrite não é motivo para não operar e se deu a bactéria é só tomar a medicação para poder operar. Talvez eu tenha colocado mal a resposta ou a pergunta , porque quando falo que não é impeditivo para a cirurgia é no sentido de que não é um fator que todos os médicos considerem alto para impedir o paciente de ser operado. Não é como ter um risco cirúrgico elevado. Porém acredito que o melhor é seguir as orientações médicas da equipe que acompanha porque cada uma tem seu procedimento.

      Excluir
    2. Livia Boa Tarde!!!
      Qual o tempo de tratamento para H. Pilory?

      Excluir
    3. Livia Boa Tarde!!!
      Qual o tempo de tratamento para H. Pilory?

      Excluir
    4. Oi Karol, em geral o tratamento dura 15 dias

      Excluir
  7. Bom dia ! quem tem problema de circulação de sangue pode fazer a cirurgia ?

    ResponderExcluir
  8. Bom dia! Karolline pelo que já vi de relatos em grupos e por pesquisa mesmo quem tem problemas vasculares pode fazer o procedimento. Lógico que o médico deverá fazer toda a avaliação , ver a necessidade de injeções anticoagulantes antes e depois da cirurgia , e todos os cuidados necessários

    ResponderExcluir
  9. fiz cirurgia de hérnia de hiato posso fazer bariátrica?

    ResponderExcluir
  10. Fis a endoscopia e acusou hernia de hiato.
    Posso fazer a bariatrica com essa hernia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ângela, hérnia de hiato e uma comodidade,ou seja,praticamente todos os gordinhos tem!
      Não te impede de operar ela até te ajuda na liberação do plano de saúde por exemplo,tenho 2 meses de operada e também operei com ela!!bjs

      Excluir
    2. Desculpe errei aí em cima,eu quis dizer
      Cormobidade!

      Excluir
    3. Desculpe errei aí em cima,eu quis dizer
      Cormobidade!

      Excluir
    4. Ângela, hérnia de hiato e uma comodidade,ou seja,praticamente todos os gordinhos tem!
      Não te impede de operar ela até te ajuda na liberação do plano de saúde por exemplo,tenho 2 meses de operada e também operei com ela!!bjs

      Excluir
  11. Estou operada há duas semanas. .mas sinto fome! É normal?

    ResponderExcluir
  12. Oiiii! Normalmente essa não é uma fase para sentir fome. Em geral sentimos mais a falta de mastigar , de comer algo sólido , mas não necessariamente fome.
    Com 15 dias dependendo da sua nutri pode começar a dieta pastosa que da uma maior sensação de estômago cheio, mas tem que ficar atenta se está fazendo a dieta líquida certinha em relação ao tempo entre um e outro copinho. Não ficar muito tempo sem tomar nada .

    ResponderExcluir
  13. Oi tudo bem ,me de dicas de alimentos pastoso.

    ResponderExcluir
  14. Oi livia! Tenho hernia de hiato, gastrite e esofagite. Li que a sleeve nao é recomendada pra quem esse tipo de doença.. Mas tenho medo de fazer a bypass pq acho mto agressiva E sempre tive problemas com falta de vitamina. Será que posso ter mtos problemas futuros se fizer a sleeve msm assim? Obrigada.

    ResponderExcluir
  15. Oi livia! Tenho hernia de hiato, gastrite e esofagite. Li que a sleeve nao é recomendada pra quem esse tipo de doença.. Mas tenho medo de fazer a bypass pq acho mto agressiva E sempre tive problemas com falta de vitamina. Será que posso ter mtos problemas futuros se fizer a sleeve msm assim? Obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Ola, estou com quatro dias de operada. O médico disse que eu podeia tirar a meia para dormir. Tirei e senti minha perna formigar, pesada e dolorida. Coloquei a meia e o alívio foi imediato. Posso estar correndo risco do trombose? Tomei uma injeção de Versa na véspera da cirurgia e prescreveu mais seis no pós operatório. Ainda restam 4 injeções.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde Lívia adorei seu blog!!!
    Tenho 2 meses de operada e depois de 9 meses sem menstruar,ela desceu mês passado e esse mês (agora por exemplo)e tenho notado que depois da cirurgia eu estou ficando com o fluxo mais intenso e além disso,mal me aguento em pé, sinto muito mal,ate com ânsia de desmaio...Sabe me dizer se tem relação com a cirurgia,ou só pela falta de nutrientes mesmo?
    Eu fia a Bay Pass.

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde Lívia adorei seu blog!!!
    Tenho 2 meses de operada e depois de 9 meses sem menstruar,ela desceu mês passado e esse mês (agora por exemplo)e tenho notado que depois da cirurgia eu estou ficando com o fluxo mais intenso e além disso,mal me aguento em pé, sinto muito mal,ate com ânsia de desmaio...Sabe me dizer se tem relação com a cirurgia,ou só pela falta de nutrientes mesmo?
    Eu fia a Bay Pass.

    ResponderExcluir
  19. Oi! Obrigada Bianinha pelo carinho. O aumento do fluxo tem haver com a regularização da menstruação e normalmente essa sensação de fraqueza ocorre pela deficiência de nutrientes, principalmente se tiver com anemia ou mesmo com a ferritina baixa. Em alguns casos há ginecologistas que aconselham suspender o fluxo

    ResponderExcluir
  20. Livia boa noite, estou operada a 5 dias, mas agora estou sentindo uma dor na" boca do estômago" o que não estava acontecendo, é normal nessa fase?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podemos sentir desconforto , mas aí não é para doer. Se persistir vá logo

      Excluir
  21. Ola... parabens pelo blog
    Tenho uma duvida na endoscopia deu

    - Esofagite Erosiva (Los Angeles A)
    - Gastrite Enantemática Leve de Antro

    Esse diagnostico pode impedir que a cirurgia seja feita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu deu quase o msm resultado.. so que B nesse de los angeles. pelo que li isso ajuda a autorizar o plano

      Excluir
  22. Olá pessoal, estou com 10 dias hoje. Até agora super tranquilo. 8 kg off. Tinha 118 no dia da operação. Tive H Pylori e só precisei tomar o medicamento uma semana antes da cirurgia.

    ResponderExcluir
  23. Procurei no face mas tem um monte de Livia Vasconcelos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!!! Lívia Vasconcelos, só verifica localidade, moro no Maranhão

      Excluir
  24. Tem algum problema operar com a falta da vitamina d

    ResponderExcluir
  25. Hoje faz sete dias que operei a bariatrica sleeve gostaria de saber quanto tempo vai levar pra eu conseguir tomar um copo de água sem essas pausas de três minutos?

    ResponderExcluir
  26. Hoje faz sete dias que operei a bariatrica sleeve gostaria de saber quanto tempo vai levar pra eu conseguir tomar um copo de água sem essas pausas de três minutos?

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Fiz cirurgia bariátrica a 1 ano e agora estou com esofagite grau c de los angeles e hernia de hiato, eu posso fazer uma nova cirurgia para corrigir este problema que está me incomodando muito?

    ResponderExcluir
  29. Oi eu fiz bariátrica a 5 mês mas foi no medico qlinico geral e ele me disse q era uma etnia tem algum perigo e q trabalho numa empresa e tenho medo

    ResponderExcluir
  30. Olá, fiz uma endoscopia e descobri ter hérnia de hiato, devo parar a atividade física por total? Eu pratico musculação a 4 anos. Caso a resposta for sim, para voltar a malhar devo recorrer à cirurgia? Hérnia constatada no exame com 3 cm.

    ResponderExcluir
  31. Olá eu fiz a endoscopia estou com uma pequena hérnia de hiato....e bactéria H pylori....tomei a medicação de 14 dias.
    Mas agora me dá um frio na barriga...um medo....acho q é normal...né!? Rs

    ResponderExcluir
  32. Olá eu fiz a endoscopia estou com uma pequena hérnia de hiato....e bactéria H pylori....tomei a medicação de 14 dias.
    Mas agora me dá um frio na barriga...um medo....acho q é normal...né!? Rs

    ResponderExcluir
  33. Olá fiz a cirurgia a dois dias e o médico não me recomendou meia. Todos precisam usar meia pós cirurgia?

    ResponderExcluir
  34. Lívia, boa noite.
    Fiz a Gastroplastia há 1 semana e sinto uma dormência e formigamento na minha coxa direita, na lateral. A médica falou Q isso é normal por causa da posição durante a cirurgia mas o desconforto é muito grande. Isso é normal?

    ResponderExcluir
  35. Livia, boa tarde!
    Minha mãe faz 2 anos que fez a cirurgia, mesmo após esse tempo, começou a dar muita fraqueza nela, e tudo que ela ingeri faz mal e ela acaba tendo que vomitar pra dar um alivio, pensei até que fosse a quantidade que ela comia mas não, são bem pouco oque ela come, e mesmo assim ela vomit, cheguei a conclusão que ela não esta absorvendo os nutrientes dos alimentos! oque pode ser esse fator da fraqueza e vomita constante após se alimentar!

    ResponderExcluir
  36. Olá vou fazer a cirurgia em junho mas já fiz a endoscopia. Posso usar a mesma ou terei que fazer outra??

    ResponderExcluir
  37. Amei seu blog Livia Parabéns.👏👏👏👏na minha endoscopia deu hernia d hiato...Será q consigo fazer a bariatrica????

    ResponderExcluir
  38. Olá...esse blog ainda está ativo?

    ResponderExcluir
  39. Vou fazer a cirurgia da hérnia de hiato queria saber se posso fazer a bariátrica junto tenho 37 anos com 97k será que o médico deixaria eu fazer no mesmo dia

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde gostaria de saber se posso fazer a cirurgia bariátrica junto com a da hérnia de hiato vou fazer a da hérnia estou com 37 anos e com 37k obrigado

    ResponderExcluir
  41. Depois de quantos dias após tomar o remédio para hpyroli posso fazer a cirurgia?


    A

    ResponderExcluir
  42. Oi pessoal, oi Livia.
    Sei que ninguém aqui é médico, mas preciso de uma opinião de quem já fez a Bariatrica.
    Estou no 19° dia de Pós Operatório e está tudo bem, graças à Deus.
    Mas a minha dúvida é a seguinte: eu não sinto absolutamente nada! Estou na dieta pastosa e quando como não sinto meu estômago cheio. Entenda, não sinto fome, mas também não sinto meu estômago cheio. Alguém sente o mesmo ou saberia me explicar se é normal e o porquê?
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz a bariátrica a 2 meses, talvez vc não esteja comendo a quantidade orientada pela nutricionista. Mas se vc não sente fome é bom. Porque se passarmos da quantidade o estômago fica ruim.

      Excluir
  43. Fiz a cirurgia sleeve há 20 dias...tomei Clexane no hospital e mais 10 dias em casa...fora isso tomo Clexane direto, pois fiz 6 cirurgias de coluna e qdo tenho crises fico internada..e tomo bastante...estou c a meia hac20, dias .meu médico pediu 30 dias...mas nunca usei nas outras cirurgias...preciso ainda usar?!?
    Começou a incomodar

    ResponderExcluir

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...