quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

NOVOS DADOS SOBRE BARIÁTRICA E DIABETES

O diabetes é uma doença que afeta muitas pessoas no mundo inteiro e que mesmo tratada rigorosamente, com o tempo traz consequências para a visão, rins, pâncreas, sistema linfático, enfim... Muitos problemas mesmo, debilitando o paciente.

Sei o quanto sofre alguém com diabetes, meu esposo a mais de 20 anos e mesmo tratando já estava tendo comprometimento da visão, perdendo proteína pela urina, o pâncreas com apenas 20% de funcionamento. Aí eram 5 doses de insulina por dia, mais metformina e mesmo assim as taxas de açúcar chegavam assintomaticamente aos 400.
A cirurgia apareceu como uma oportunidade de estagnar os problemas do diabetes e essa foi a opção tomada em 2010. Agora em Janeiro, mas precisamente dia 19 ele estará completando 2 anos de cirurgia.

Como não foi para obesidade, o peso perdido foi apenas 23kg, mas nesses quase dois anos o que melhorou: os exames oftalmológicos indicam estagnação do quadro, saiu da insulina e passou a tomar 1 comprimido de Janumet, funções renais ok...
Mas no seu caso, o cirurgião foi bem honesto e afirmou que as chances de cura eram remotas devido a quase não produção do pâncreas e é o que constatamos de fato, pois como ocorreu a 2 meses atrás quando ele suspendeu as atividades físicas a glicemia voltou a subir e outra coisa também que altera é a cervejinha, está substituída por vinho seco.
Enfim, quis relatar isso aqui em função da reportagem que li, pois mesmo a cirurgia não tendo sido a cura para meu marido ela lhe deu esperanças, melhorou sua qualidade de vida e aumentou suas expectativas.  Hoje também já existem estudos sobre medicações que estimulem a regeneração das células do pâncreas.

Vejam o link:
http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2012/01/04/cirurgia-de-reducao-de-estomago-nao-e-tao-eficaz-contra-o-diabetes-quanto-se-pensava.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...