domingo, 18 de dezembro de 2011

ADERÊNCIA APÓS CIRURGIA BARIÁTRICA

Nas minhas buscas sobre a gastroplastia passei a fazer parte de uma comunidade no facebook ( http://www.facebook.com/groups/2443847642/?notif_t=group_activity)  como forma de trocar experiências e hoje vi um post que achei importantíssimo tratando de aderência, uma complicação muito comum em gastroplastizados.

A aderência intestinal pode acontecer até mesmo muitos anos após a cirurgia, e segundo pesquisei é como se o intestino simplesmente colasse, mas acontecesse também no estômago.

Vejam o depoimento postado no face feito por Thaís Camargo:
Alerta: operei ha 1 ano e 7 meses. Qdo eu tinha exatamente 4 meses de operada, senti uma dor aguda do lado esquerdo, muito forte. Na ocasiao, liguei para meu cirurgiao e ele disse pra eu tomar buscopan e luftal e esperar passar. Pois bem, eu tive essas crises agudas de dor por mais umas 20 vezes no ultimo ano. Toda vez, eu perguntava se nao podia ser aderencia (porque eu sei que eh uma das possiveis complicacoes da cirurgia) e meu medico sempre me disse que era "bobagem" minha. Que quem opera por video nao tem aderencia. As crises comecaram a ficar cada vez mais frequente e eu cada vez mais debilitada.
Pois bem.. segunda feira dessa semana fui trazida para o Albert Einstein de ambulancia. Tomei buscopan, toragesic, novalgina, tramal E morfina e nada passou minha dor. Fui internada as pressas e tive que fazer uma videolaparoscopia de emergencia. Eu tinha tantas aderencias no abdomem que elas estavam estrangulando minhas alcas intestinais. Se eu nao tivesse vindo pro hospital, provavelmente teria tido uma perfuracao intestinal e teria morrido de infeccao generalizada.
Um ano perguntando para o medico e um ano o maldito me ignorando, dizendo que eu tava procurando pelo em ovo. O ultimo email que eu mandei pra ele, ele respondeu mandando eu procurar um namorado e fazer exercicio fisico (!!!!). Isso mesmo.
Portanto, vai aqui meu alerta: Se voces sentirem QUALQUER dor, corram atras daquilo que a intuicao de voces esta dizendo. Nao acreditem apenas em 1 medico. Eu podia ter morrido.
Ainda estou internada.. gracas a deus a cirurgia deu certo... mas terei que pagar particular, terei problemas no trabalho, fora o risco que eu passei, sendo que ele podia ter resolvido tudo se tivesse me examinado direito e feito uma cirurgia eletiva quando as dores apareceram.



E vejam também o caso do filho dos bispos da igreja Renascer



Operação perigo

Oito anos depois de uma cirurgia bariátrica, filho dos
bispos da Renascer está internado em estado grave

Lailson Santos
VOLTA APRESSADA
Pastor Tid: o estado de saúde antecipou o retorno ao Brasil de Estevam e Sonia

Procedimento médico relativamente novo, a cirurgia bariátrica, que reduz as dimensões do estômago de maneira radical e leva o paciente a comer muitíssimo menos, começou como último recurso de obesos em situação de alto risco e se transformou em intervenção mais corriqueira. No mundo dos famosos, seu mais recente adepto foi o apresentador Fausto Silva, 59 anos, que no domingo passado informou ao público ter passado por uma operação de "interposição ileal", versão da redução de estômago que tem por objetivo principal controlar o diabetes. Mas por características específicas do procedimento, e por mexer num mecanismo complexo como o da fome e da saciedade, a cirurgia bariátrica continua a ser uma operação perigosa. Seu índice de letalidade é de 2%, igual ao das cirurgias para colocação de ponte de safena. As complicações pós-operatórias batem em 10%. As mais comuns são rupturas e infecções provocadas pelo exagero no consumo de alimentos. Outras ainda podem aparecer muitos anos depois de feita a cirurgia, como no caso de Felippe Daniel Hernandes, 30 anos, internado há um mês no Hospital Oswaldo Cruz, de São Paulo. Por causa da gravidade de seu estado, os pais dele, Sonia e Estevam Hernandes, líderes da Igreja Renascer, conseguiram autorização dos Estados Unidos, onde cumpriam pena, para antecipar a volta ao Brasil em quinze dias.
Há oito anos, pesando 150 quilos, Felippe, conhecido como o pastor Tid da Renascer, que já havia recebido um duplo transplante de rins, fez a cirurgia bariátrica. Emagreceu mais de 40 quilos. Voltou a engordar um pouco, mas passava bem até que, meses atrás, começou a ter fortes dores abdominais. Detectou-se uma aderência intestinal, bastante comum em pessoas que reduziram o estômago. Em 9 de julho último, foi operado para remover o pedaço de intestino obstruído. Horas depois, uma das suturas se rompeu, causando hemorragia interna e uma infecção forte o bastante para provocar edema cerebral. Para preservar o cérebro de maiores danos, encontra-se em coma induzido desde o dia 31. Seu estado é considerado muito grave. "Esse tipo de obstrução independe do paciente. Ele pode seguir a dieta direitinho e muitos anos depois da operação desenvolver a aderência", diz Sidney Klajner, cirurgião do aparelho digestivo do Hospital Albert Einstein.
Além das aderências, facilitadas pela intensa movimentação dos órgãos envolvidos nesse tipo de operação, a cirurgia bariátrica pode produzir mais úlceras (o ácido estomacal passa a cair diretamente no intestino) e hérnias (um estrangulamento por excesso de alimentos, por exemplo). Mesmo assim, para obesos mórbidos que desenvolvem diabetes, hipertensão, dificuldades respiratórias e outras complicações, a redução de estômago é resposta rápida, certeira e cada vez mais recomendada. Gordo, mas não obeso, Faustão encontrou no diabetes a motivação para entrar na faca. Fez a cirurgia desenvolvida pelo médico goiano Áureo Ludovico de Paula: a parte final do intestino delgado, o íleo, em que se produzem hormônios que facilitam a secreção de insulina, é reposicionada próximo ao estômago, que por sua vez é reduzido para diminuir a produção de grelina, o hormônio do apetite. "Quando o paciente é obeso, retiram-se de 30% a 40% do estômago", diz De Paula. "A diminuição de peso vem a reboque do controle da doença metabólica."

48 comentários:

  1. fiz a cirurgia de redução a sete anos perdi quarenta e treis quilos ,voltei a engorda já esto com oitenta quilos não sei mais o que fazer ouvi fala de uma cirurgia chamada stomaphix ,não consigo mais nada quero saber si faz por convenio si tem outros medicos que faz ou so o dotor segio roll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa técnica é feita por endoscopia, é como se uma máquina de costurar fizesse pequenas pregas no estomago. Mas não conheço ninguém que tenha feito. Vou me informar com o Dr. Valadão.

      Excluir
  2. Apos 4 meses de cirurgia fui jantar e comi muito pouco porque tive vontade de vomitar corri para o banheiro e quando vomitei percebi um poco de sangue com a comida

    Silvio José

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvio pode ter sido apenas por ter forçado, mas se ocorrer novamente busque logo médico

      Excluir
  3. Domingos, a primeira coisa a fazer é procurar um curso de português. URGENTE!!!

    ResponderExcluir
  4. não esto te procurando se escrevo com portugues c so queria saber sobre cirurgia bariatrica ..........

    ResponderExcluir
  5. fiz a cirurgia a dois meses e tenho sentido uma dor incomoda quando como não sei o que é mais é só comer que lá vem a dor parece que incha a minha barriga já perguntei e me disseram que é normal mais fico preocupada um grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique atenta, pois estou me recuperando de uma cirurgia por causa da aderência que fiz semana passada e começou assim. Terminei internada com foooooortes dores abdominais e levaram duas semanas para descobrirem o que era. Percebi um desconforto ao comer e inchaço mais ou menos um mês antes.

      Excluir
    2. Todo cuidado acaba sendo pouco às vezes, procure seu médico , explique o que sente. Eu por exemplo não posso fazer abdominais, doi muito porque a musculatura do abdômen está aberta , pra corrigir só com a plástica

      Excluir
  6. Precisa ficar atenta mesmo, a minha médica diz que ficar sentindo dor não é normal

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, hoje comecei a pesquisar sobre a aderência,fazem 4 anos que fiz a gastroplastia e a quinze dias comecei com esta dor súbita que não passava nem com morfina e hoje o medico me pediu exames para ver se é a aderência a dor é constante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nana como é esta dor? Comecei a sentir do lado esquerdo,mas acontece só de vez em quando parece q esta dando um no,mas passa rapido.

      Excluir
    2. Olha, esta dor vem fininha, dando fisgadas, e sempre do lado esquerdo, e não passa, aperta muito a dor, quando se ingere qualquer alimento, ate agua, faz doer. Fiz nesta segunda feira a videolaparascopia para tirar a aderencia do intestino. Estou em recuperação.

      Excluir
    3. Boa tarde. Então estou sentindo está dor como vc disse faz cinco dias...Estou tomando tramal...fiz a bariátrica fazem 11 meses e vesícula fazem 2 meses...nos exames de sangue e ultrassom deu tudo normal...vou fazer endoscopia na próxima semana...espero ñ ter muitas complicações mas a medica falou que pode ser aderência...

      Excluir
  9. Fiz gastroplastia a 4 anos e fiz uma cirurgia laparoscopia sexta de madrugada de urgência por causa de aderência é serio o problema e eu nem sabia que existia.

    ResponderExcluir
  10. meu subrinho fez bariatrica esta sentido dor nos peis nao passa so se colocar no gelo sera que nao er tendao ou nervo tem ave com a bariatrica ou nao me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Quanto tempo tem que seu sobrinho operou ? Está usando as meias ? Se isso persistir precisa buscar médico logo

      Excluir
  11. Tem 1 mês q fiz a gastroplastia, tem uns 3 dias q sinto como uma pontada proximo ao umbigo.Não é uma dor forte, mas como uma pontads mesmo e logo passa.Será que é normal?

    ResponderExcluir
  12. Tem 1 mês q fiz a gastroplastia, tem uns 3 dias q sinto como uma pontada proximo ao umbigo.Não é uma dor forte, mas como uma pontads mesmo e logo passa.Será que é normal?

    ResponderExcluir
  13. olha estou na fila para cirurgia, mas sinceramente não sei se estou preparada, e muitos problemas pós principalmente aderencias essas matam mais que se comessem

    ResponderExcluir
  14. tem cinco meses que fiz a bariátrica, comecei a fazer pilates há 20 dias e estou com dores abdominais, o que faço procuro meu cirurgião?

    ResponderExcluir
  15. Sidneia quando fiz a minha a médica me liberou para fazer musculação após 3 meses mas apenas braços e pernas. Nenhum exercício que movimentasse o abdômen. Só fazia esteira, bicicleta e exercícios para os membros superiores e inferiores com pouco peso.

    ResponderExcluir
  16. Sidneia quando fiz a minha a médica me liberou para fazer musculação após 3 meses mas apenas braços e pernas. Nenhum exercício que movimentasse o abdômen. Só fazia esteira, bicicleta e exercícios para os membros superiores e inferiores com pouco peso.

    ResponderExcluir
  17. OLA, fiz bariatrica a quatro anos perdi 60 kg e engordei apenas 3 novamente, hoje estou gravida.

    incentivei tanto a minha irma a fazer, mas infelizmente seis dias apos a bariatrica ela veio a falecer por aderencia do intestino. eu nem sabia deste risco quando operei, hoje sofro por ter incentivado ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério!! Meu Deus, que idade tinha a sua irma? Mas voce não tem culpa não... você pensava apenas que iria dar certo, como deu para voce...

      Excluir
  18. Fiz cirurgia a 1 mês e tenho começado a sentir um desconforto do lado esquerdo. Dói quando ando ou me abaixo
    Meu médico disse para tomar remédio para dor e observar! Confesso que estou preocupada

    ResponderExcluir
  19. Fiz cirurgia a 1 mês e tenho começado a sentir um desconforto do lado esquerdo. Dói quando ando ou me abaixo
    Meu médico disse para tomar remédio para dor e observar! Confesso que estou preocupada

    ResponderExcluir
  20. Olha pessoal eu não fiz a cirurgia ainda estou no processo aguardando, mas sinto essa dor no umbigo e cólicas abdominais sei que é hernia umbilical que acaba causando aderencia no meu caso é pelo peso da barriga então o problema ocorre tambem se vc não fizer a cirurgia temos que cuidar e fazer tudo direito com certeza a cirurgia não é o foco principal pelo problema

    ResponderExcluir
  21. EU FIZ CIRUGIA TEM 57 DIAS.. HOJE TO SENTINDO DOR DO LADO DIREITO.. MINHA CIRUGIA FOI ABERTA Q FIZ. E TO SENTINDO UMA ARDENCIA NA CICATRIZ E AO REDOR DELA

    ResponderExcluir
  22. EU FIZ CIRUGIA TEM 57 DIAS.. HOJE TO SENTINDO DOR DO LADO DIREITO.. MINHA CIRUGIA FOI ABERTA Q FIZ. E TO SENTINDO UMA ARDENCIA NA CICATRIZ E AO REDOR DELA

    ResponderExcluir
  23. Olá, fiz a bariátrica aberta há 6 anos. Há 3 dias tenho sentido dores abdominais como se estivesse com intoxicação alimentar, minha barriga está estufada, e doendo do lado esquerdo, sem contar que estou com diarréia... Será que é aderência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liziane voce conseguiu identificar seu problema?

      Excluir
    2. Oi Liziane voce conseguiu identificar seu problema?

      Excluir
  24. oi fiz minha cirugia ah qse 4anos e eu sentia uma leve dorzinha em baixo dos seios acho q deveria ser no figado como se fosse umas fisgadas mas sempre passava e ultimos dias comecou e nao parou tanto q qndo eu repiro doi muita dificuldade e nao consigo dormi pois as poisção doi , o q seria isso mds?

    ResponderExcluir
  25. oi Kamy como faço para entrar em contato com voce?

    ResponderExcluir
  26. minha mãe fez a bariátrica a capella e um mês apos a cirurgia começou com uma dor do lado esquerdo,já tem 7 meses e o medico dela enrolando ela,procuramos outro e mesmo assim não conseguimos ainda descobrir,ela e alérgica a medicamentos os exames não pode fazer estamos tentando encaminhar ela pelo sus para fazer a laparoscopia..to preocupadíssima ela anda passando muito mal...

    ResponderExcluir
  27. Olá,

    Nós estamos aqui mais uma vez para comprar rim para nossos pacientes e eles concordaram em pagar uma boa quantia de dinheiro a todos que desejem doar um rim para salvá-los e por isso, se você estiver interessado em ser um doador ou quiser salvar uma vida, você deve nos escrever no e-mail abaixo.

    Esta é uma oportunidade para você ser rico, nós asseguramos e garantimos uma transação 100% segura com a gente, tudo será feito de acordo com a lei que orienta os doadores de rim.
    Portanto, não perca mais tempo, gentilmente nos escreva em irruaspecialisthospital20@gmail.com

    Hospital de ensino especializado em Irrua.

    ResponderExcluir
  28. boa noite a todos fiz b ariatrica a 1.6 meses com 4 meses sentir uma dor no lado esquerdo hoje ta com 10 dias que eu fiz nova Cirugia para tirar aderência mais continua doendo que sera.

    ResponderExcluir
  29. Atenção por FAVOR,

    Isto é para informar ao público em geral que o homem ou a mulher que são saudáveis e 100% sérios na venda de seus rins devem entrar em contato urgentemente com o Minot Center. Como temos muitos pacientes que estão aqui para transplante de rim, você está procurando por uma oportunidade de vender seu rim por dinheiro devido a quebra financeira e nós ofereceremos US $ 550.000 para o seu rim. Meu nome é Doutor Brad Hilaman, sou representante no Hospital Memorial Dosher. Nosso hospital é especializado em Cirurgia Renal / transplante e tratamento de outros órgãos, também lidamos com compra e transplante de rins com um doador vivo e saudável. Se você está interessado em vender seu rim, por favor, não hesite em nos contatar via e-mail: doshermemorialhospital1@gmail.com

    Email: doshermemorialhospital1@gmail.com
    Ou whatsapp: +2348110652559
    Dr. Brad Hilaman.

    ResponderExcluir

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...