sábado, 25 de agosto de 2012

VITAMINA D+ CÁLCIO = SAÚDE

Grande parte da preocupação de muitos candidatos à bariátrica é como vai comer depois? Se entala? Se tem dumpping? Se tem que tomar suplemento a vida toda? Qual a probabilidade de anemia?

A questão é que tem muita coisa envolvida para uma saúde boa depois da gastroplastia e aí entram sim uma boa alimentação, investindo principalmente em proteína, suplementação vitamínica (depois de algum tempo até para quem fez sleeve há essa indicação), exercícios físicos e tratar muito bem da cabeça que é o princípio de tudo. 

A deficiência de vitaminas pode ocorrer mesmo em quem está obeso, porém a gastroplastia traz isso mais à tona devido a fatores como, baixa ingestão de alimentos, proteínas, o desvio no intestino passa a não absorver todos os nutrientes, então o negócio é repor. 

Comumente a má absorção bastante falada refere-se ao ferro e às vitaminas do complexo B que levam à anemia e problemas decorrentes, contudo, a vitamina D e o Cálcio também sofrem possíveis quedas. 

Se na luta contra a anemia a gente tem que fazer a dobradinha Vitamina C + ferro, aqui para que haja bons níveis de cálcio e um bota fora de algumas doenças fazemos a dobradinha Vitamina D+ Cálcio. 

A vitamina D é responsável pela absorção do cálcio no organismo o que evita osteoporose, problemas dentários e degeneração óssea em geral, além de ajudar a combater doenças cardíacas, enxaquecas, doenças autoimunes como lúpus, diabetes e alguns tipos de cânceres, além do Alzheimer.

A melhor forma de absorção é pegando um solzinho ou ingerindo alimentos que contenham essa riqueza de vitamina.  

SINTOMAS DA FALTA DE VITAMINA D


diminuição do cálcio e do fósforo no sangue;
fraqueza muscular;
tetania;
moleira aberta após o 1º ano do bebê;
irritabilidade, inquietação, anorexia e suor excessivo podem surgir 
osteoporose nos idosos;
raquitismo;
osteomalácea;
pernas tortas.
Os indivíduos com maior propensão a desenvolver doenças relacionadas à falta de vitamina D no organismo são os bebês pré maturos, crianças e os idosos que não têm uma boa alimentação e não pegam sol com frequência.

Consequências do excesso de vitamina D

A consequência do excesso de vitamina D no organismo é a elevação dos níveis de cálcio na corrente sanguínea, que pode levar ao desenvolvimento de situações como pedras nos rins, arritmia cardíaca e sopro cardíaco. Mas é muito raro haver estes tipo de complicações, pois quando em excesso no organismo, a vitamina D é destruída pelos raios solares.

ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA D

Atum,  Sardinha,  Manteiga, Cogumelos,  Leite,  Gema de ovo,  Fígado de boi,  Iogurtes e cereais. 

Uma dica é sempre comprar leite fortificado com vitamina D. 

Então, cuidado com a saúde não é só para bariátricos, é para todos. Saúde precisa de cuidados e vigilância sempre. 








Arte Bem Estar Vitamina D (Foto: Arte/G1)

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/03/tomar-sol-e-fundamental-para-o-corpo-obter-vitamina-d-explica-especialista.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...