sexta-feira, 24 de agosto de 2012

EFEITO FUNIL

Emagrecer é o maior sonho de um grande número de pessoas, sejam só "gordinhos" ou obesos mórbidos.





Aí entre uma e outra dieta, um e outro efeito sanfona, milhares de dietas milagrosas e muitos, muitos e muitos fracassos a bariátrica surge como a LUZ DO FIM DO TÚNEL. 

Eis somente que seu efeito também pode não durar tanto, ou pelo menos, temos que suar a camisa para que essa luz que vimos não se apague. 

Em muitas conversas e postagens em grupos vi sofre esse efeito chamado FUNIL e me identifiquei bastante, então, vamos ver que bicho é esse né?

Infelizmente o tempo vai passando e a gente vai conseguindo comer mais depois da gastro e esse MAIS não necessariamente precisa ser muito de uma única vez, mas pequenas quantidades ao longo do dia, aquela fome antes das 3 horas determinadas por muitas nutricionistas.

 Como assim? 

Bom, o estômago reduzido funciona como um funil, então a boca mais larga e o fundo mais estreito, e aí se a pessoa come tipo 200, 300 ou uns 400g enche legal, só que ele esvazia devagar. Contudo, a medida que vai esvaziando também vai surgindo espaço para que novos alimentos sejam inseridos, o que significa que antes das 3 horas, por exemplo, a pessoa já consegue aí beliscar algo e assim que esvaziar mais consequentemente cabe mais.

Na verdade o que muita gente pensa ser uma dilatação do estômago é na verdade o efeito funil, porque não é que esteja comendo além da capacidade do estômago, ou que o mesmo necessariamente tenha tido um aumento de tamanho, o fato é que pode-se está comendo de forma errada. 

O perigo desse efeito está numa eminência de reengorda, pois quanto mais se come, mais há necessidade de movimentar o corpo para gastar a energia e se isso não ocorre, evidentemente que esse aumento de ingestão calórica trará quilos de volta. 

O policiamento é importante. Não dá para ficar neurótica subindo na balança a cada refeição, contudo, também não dá para deixar de se preocupar. 

Ok, que todo mundo que opera deseja uma vida normal, deseja poder comer o que gosta sem exageros, só que assim como uma dieta qualquer que necessita de manutenção a bariátrica não é diferente. 

Manter o corpo saudável é super importante e para isso a mente tem que está em dias também. Vigilância e bom senso ajudam muito para o sucesso. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...