sábado, 4 de agosto de 2012

TIPOS DE ADOÇANTES E SEU USO

O uso do adoçante se tornou uma febre, digamos uma moda. Mais seu uso em alguns casos  deve ser moderado e orientado por nutricionista, pois quem tem pressão arterial elevada, por exemplo, não é indicado o ciclamato de sódio.

Antes mesmo de pensar em fazer a bariátrica eu já fazia uso de adoçantes nas minhas milhares de dietas em busca de emagrecer ou de manter o peso, mais 1 ano antes de operar ele passou a ser meu companheiro mesmo, pois o médico me diagnosticou com pré-diabetes e aí não tinha outra opção.

Quando operei até o 5° mês a nutri manteve somente o adoçante, mais aí foi liberando para consumir alimentos que também contivesse o açúcar. Como não tenho dumpping com açúcar foi tranquilo, mais mesmo assim opto entre o açúcar e o adoçante pelo segundo e alguns alimentos tento não usar nada que é de fato bem mais saudável.

O açúcar não é um vilão, assim como muitos outros alimentos também não são, o problema é que tudo consumido com exagero causa problemas. Nessas duas semanas inclusive tive que andar com um chocolate normal na bolsa pois tive 2 crises de hipoglicemia.

Há uma variedade enorme de adoçantes e são indicados ao diabéticos e pré-diabéticos ou para pessoas que precisam emagrecer, mais a Anvisa diz que não há restrições para que quem não se enquadre nesses casos use, como por exemplo, crianças e idosos.

Adocante valendo (Foto: Arte/G1)




Tipos 

ASPARTAME

Esse é uma adoçante artificial feito de dois aminoácidos, o ácido aspártico e a fenilalanina. Assim como o açúcar comum, cada grama do adoçantes aspartame equivale a 4 calorias. Porém ele adoça 200 vezes mais. Isso quer dizer que você usa muito menos aspartame do que açúcar para dar sabor doce aos alimentos, economizando muitas calorias. Outras vantagens: o aspartame não deixa o gosto amargo na boca, não provoca cáries nem câncer.

O único inconveniente é que ele não pode ser usado por pessoas sensíveis à fenilalanina, ou seja, os fenilcetonúricos. Também não pode ser usado em receitas que são levadas a altas temperaturas, pois perde o seu poder adoçante. Porém não sofre nenhuma alteração quando aquecido levemente, por exemplo, no preparo de gelatinas ou achocolatados.

ESTEVIOSÍDEO

É um adoçantes natural extraído da folha Stevia rebaudiana, muito usada no Japão para realçar o sabor dos alimentos. É 300 vezes mais doce do que o açúcar e pode ser consumido à vontade, pois não é calórico e não provoca cáries. Nos produtos, costuma vir misturado com a sacarina.

ACESULFAME – K

Esse adoçante artificial é 200 vezes mais doce que o açúcar. Ainda tem a vantagem de não deixar sabor amargo ou metálico na boca. O acesulfame – k não fornece nenhum tipo de caloria e é muito usado nos países cujas restrições aos adoçantes artificiais são severas. Por ser uma substância estável, é ideal para ser usada em receitas que precisam ser levadas à altas temperaturas.

SACARINA

O mais antigo adoçantes artificial, a sacarina adoça de 300 a 700 vezes mais que o açúcar e não contém caloria. Mas nem tudo é positivo: No Brasil, o uso da sacarina é liberado. Por uma questão de segurança, não consuma mais do que a dose diária recomendada pelo fabricante. Essa informação deve estar no rótulo de todos os produtos que utilizam a sacarina em suas composições.

SORBITOL

Da mesma família do açúcar e da frutose, o sorbitol é uma substância natural encontrada em frutas como ameixa, maçã, pêssego e cereja. O seu poder adoçantes é inferior ao do açúcar ( 50% menos doce ) e o valor calórico é o mesmo. A vantagem está em não provocar cáries e não elevar o nível de glicose no sangue. O sorbitol é ideal para substituir o açúcar nos bolos e coberturas, já que se mantém estável em altas temperaturas, além de dar corpo as receitas.

FRUTOSE

Esse é um tipo de açúcar extraído das frutas doces, dos vegetais e do mel de abelhas. A frutose é menos engordativa e não provóca cáries como os outros açúcares naturais. Além disso, essa substância adoça uma vez e meia a mais, sendo necessário uma quantidade bem menor do produto para dar sabor doce aos alimentos.

CICLAMATO DE SÓDIO

O ciclamato de sódio é um adoçante artificial 35 vezes mais doce do que o açúcar. E melhor: o seu valor calórico é zero. Ele aparece na composição dos produtos em quatro diferentes formas: ácido ciclâmico, ciclamato de cálcio, ciclamato de sódio e ciclamato de potássio. É um adoçante mais estável que o aspartame e a sacarina. Por isso, pode ser levado a altas temperaturas. Mas as vantagens param por ai. Ele deixa um gosto muito amargo na boca.

Pior: em 1970 o consumo do ciclamato foi proibido, pois existia a suspeita do efeito cumulativo provocar câncer. Por falta de conclusões científicas, essa substância foi liberada recentemente em mais de cinqüenta países, inclusive no Brasil. Os americanos preferiam manter a sua proibição. Na dúvida é melhor você não vacilar, fique atento ao rótulo e jamais ultrapasse a dose diária máxima recomendada pelo fabricante

SUCRALOSE

Adoçante derivado do açúcar (sacarose) que, através de um processo de cinco etapas, substitui seletivamente 3 grupos de hidroxilas da molécula de açúcar (sacarose) por 3 átomos de cloro. O resultado é um adoçantes excepicionalmente estável que mantém o sabor do açúcar sem suas calorias.
Esse adoçantes mantém seu sabor original, inclusive ao ser exposto a altas temperaturas. Seu poder edulcorante equivale aproximadamente a 600 vezes ao da sacarose. A sucralose não tem calorias mesmo que o consumido numa quantidade maior que o normal. Como não apresenta resíduos não induz a formação de cáries.

TABELA DE ADOÇANTES
PRODUTO
FABRICANTE
TIPOS DE ADOÇANTES
CALORIAS
DOSE MAX. DIÁRIA
Cristaldiet
Nutricia
Aspartame
4 cal/saquinho
63 saquinhos
Adocyl líquido
Virtus
Sacarina, Ciclamatos e sorbitol
0,01 cal/gota
64 gotas
Docy Low pó
Virtus
Aspartame
4 cal./ saquinho
63 saquinhos
Docy Low líquido
Virtus
Aspartame e Sorbitol
0,4 cal./ 5 gotas
700 gotas
Adocyl pó
Virtus
Ciclamato e Sacarina
2,44 cal./ saq.
7 saquinhos
Aspasweet
Vepê
Aspartame
0,3 cal./ comprim.
147 comp.
Aspasweet pó
Vepê
Aspartame
3,18 cal./ saq.
73 saquinhos
Assucrin liq.
Vepê
Ciclamato e Sacarina
Zero
56 gotas
Assucrin pó
Vepê
Ciclamato e Sacarina
2,94 cal./ saq.
9 saquinhos
Tal e Qual pó
Vepê
Ciclamato e Sacarina
11 cal./col. sopa
ñ estipulada
Dietil
Nutricia
Sorbitol, Ciclamatos e Sacarina
2,4 cal./ ml
120 gotas
Doce Menor liq.
Vepê
Ciclamato e Sacarina
Zero
42 gotas
Doce Menor pó
Vepê
Ciclamato e Sacarina
2,94 cal./saq.
9 saquinhos
Finn Adoçante pó
Boehinger
Aspartame
4 cal./ saq.
60 saquinhos
Finn Adoçante liq.
Boehinger
Aspartame
0,42 cal./5 gotas
300 gotas
Finn comprimidos
Boehinger
Asapartame
0,07 cal./comp.
120 comp.
Gold Adoçante
Vepê
Aspartame
0,3 cal./ comp.
147 comp.
Gold Adoçante liq.
Vepê
Aspartame e Sorbitol
0,6 cal./5 gotas
700 gotas
Gold Adoçante pó
Vepê
Aspartame
3,18 cal./saq.
73 saquinhos
Gold Adoce fácil
Vepê
Aspartame
4 cal./grama
ñ estipulada
Frutose
Vepê
Frutose
4 cal./grama
ñ estipulada
Frutak Adoçante pó
Vepê
Frutose
4,55 cal./saq.
41/2 saq.
Frutose Gerbeaud
Gerbeaud
Frutose
4 cal./grama
60 gramas
Frutose Slim
Slim
Frutose
4 cal./grama
ñ tem limite
Zero Cal Liq.
Slim
Aspartame
1,31 cal./10 gotas
700 gotas
Zero Cal Comprim.
Slim
Aspartame
0,3 cal./comp.
140 comp.
Zero Cal Pó
Slim
Aspartame
3,2 cal./saq.
70 saquinhos
Sucaryl pó
Abbott
Ciclamato e Sacarina
1,69 cal./saq.
11 saquinhos
Sucaryl comprim.
Abbott
Ciclamato e Sacarina
0,01 cal./comp.
23 comp.
Sucaryl solução
Abbott
Ciclamato e Sacarina
Zero
58 gotas
Splenda
Johnson
Sucralose
Zero
ñ estipulada
Linea
Sucralose
Zero
ñ estipulada





Fontes: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/02/adocante-nao-da-saciedade-e-deve-ser-usado-com-orientacao-medica.html

http://www.saudecomciencia.com/2009/05/adocantes-tipos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...