segunda-feira, 19 de março de 2012

DOS EXAMES À CIRURGIA

Para quem tem um problema, na maioria dos casos, o tempo é um fator crucial na resolução..... A obesidade é um problema de saúde sério que pode mesmo levar à morte, mas não engordamos tudo em 1mês, de uma hora para outra, então também não vamos conseguir emagrecer num piscar de olhos...

Quem carrega um grande peso vê na cirurgia a oportunidade de mudar de vida, foi assim comigo e é assim com todos que conheço, mas o processo pode ser muito longo, aliás pode durar anos...

Para quem faz pelo SUS a espera é muito angustiante mesmo, há casos de mais de 7 anos em uma lista de espera e que muitas vezes nem chegam a desistir e outras simplesmente não são autorizadas...

No caso dos planos de saúde, essa espera também pode sim ser muitíssimo demorada, primeiro porque a carência dos planos é de dois anos para esse tipo de procedimento, com exceção de alguns planos empresa, como Petrobrás... Depois, é necessário uma avaliação multiprofissional, ou seja, não é apenas ter IMC a partir de 35, existe toda uma avaliação das condições físicas e psicológicas do paciente.

Na consulta com o cirurgião ele pesa, questiona seus problemas e te encaminha para os demais profissionais. Os exames iniciais são cerca de 40, entre sangue, urina e de imagem.

São necessários laudos de psicólogo, nutricionista, endocrinologista, cardiologista, pneumologista, que dependendo dos resultados dos exames encaminham para outros profissionais ou dependendo das exigências do plano também requerem outros profissionais.

Alguns planos exigem pelo menos 1 ano de participação em grupo voltado para a cirurgia bariátrica e alguns profissionais só liberam o laudo também com certo tempo de tratamento...

Para facilitar o processo, principalmente tendo em vista que em muitos lugares há carência de profissionais e que em muitos lugares não realizam determinados exames, o ideal é que se comece as consultas já levando em mãos os resultados dos exames pedidos pelo cirurgião, pois assim os demais profissionais terão como se basear e avaliar se serão necessários novos exames...

O quanto antes começar com a psicóloga melhor, pois a maior parte dos profissionais pedem pelo menos 6 sessões.... Em alguns casos para agilizar o processo tem que se pagar por fora algumas consultas, caso os médicos conveniados só tenham agendamento para muito tempo depois..

Para os casos de IMC 40 ou mais, normalmente a liberação depois dos exames prontos é rápida e aí o processo dura entre 3 e 6 meses, entre exames, consultas e autorização... Mas pode demorar mais dependendo das comorbidades avaliadas. Já para os casos de IMC abaixo de 40, são necessárias as comorbidades e o tempo pode ser maior por as vezes necessitar de mais laudos. No meu caso, a Petrobrás não tem perito, mas como tinha feito uma doação de sangue uns dois meses antes de operar ainda estava com uma leve anemia, então me foi pedido laudo de um hematologista e também do ortopedista para comprovar os problemas de coluna e a tendinite, e também um laudo do psiquiatra atestando que tinha perfeita lucidez para minha escolha e assim o processo todo durou 6 meses.

Mas valeu apenas esperar, principalmente, porque 1 ano antes havia sido recusado, ou seja, no total foram 1 ano e seis meses entre um processo e outro..

vejo muitas reclamações com relação à demora para autorizar a cirurgia e sei que para quem está na fila esperando é péssima a sensação, mas acontece também que os planos e o SUS precisam está respaldados para autorizar algo tão invasivo como a gastroplastia.

Nos casos particulares, como o meu marido fez, o processo todo durou pouco mais de 2 meses, não foram pedidos laudo de psicólogo e nem de nutricionista. Graças à Deus ele está muito bem e tem 2 anos de operado, mas um outro rapaz que também fez particular e sem laudo do psicologo, não seguiu o pós-operatório direito e voltou a beber com menos de 2 meses  vindo à óbito...A família culpa o médico e vejo imprudência sim, mas vejo também que teve uma grande precipitação do rapaz, uma pressa em fazer, em querer ser magro, em querer ganhar nova vida.

enfim, cada caso é um caso mesmo, mas espero que todos tenham muita sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...