quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O 1º MÊS DE ALIMENTAÇÃO

Oi, pra quem está passando ou ainda vai passar pelo primeiro mês de bariátrica, essa talvez seja uma das fases mais difíceis, pois operamos o estômago e não a cabeça, não deixamos de ser gordos de um dia para o outro. 
O primeiro mês é uma mudança brusca de vida e muita gente se questiona porque passar por isso. Mas vamos lá, nada fácil vai longe. Devemos pensar: Somos fortes, eu posso.


Bom, hoje são 22 dias e confesso as vezes fico angustiada por não mastigar. Mas vão aí os alimentos que tenho consumido e algumas dicas para não enjoar. 

1- Revese os líquidos, pois corre o risco de enjoar.
2- Água e sucos bem gelados além de refrescar ajudam a diminuir náuseas
               3- Uma outra opção de tomar o iogurte desnatado é colocá-lo no congelador deixando quase em consistência de sorvete.
               4- Papinhas de frutas e sopinhas Nestlé podem ser usadas esporadicamente, .por exemplo, ao ir à casa de parentes e amigos ou consulta.
               5- Outra opção é o mamão passado no crivo puro, ou batido com um pouco de leite desnatado ou ainda com suco de laranja bem fraquinho (vale com outras frutas que desmancham bem como a pêra). 
              6- Uma boa opção para a fase pastosa é creme de batata, caldo verde e uma carne tipo alcatra ou filé, contra-filé cozido com legumes, ou somente com abóbora e batata na pressão até o ponto de quase desmanchar passando depois no liquidificador, além de sopas e canja. 
           7- Coalhada dietética, iogurte desnatado com frutas e pudins e flan diet ( estes dois últimos itens podem ser encontrados prontos ou em pó no supermercado). 
               8- Água de coco e Gatorade ajudam bastante a amenizar a sensação de fraqueza. 
         9-Testei também (hoje) um creme de macaxeira (mandioca) com carne moída passada no liquidificador. 
               10- mingau de maisena, cremogema e aveia
Todos os alimentos são bem cozidos, sem temperos picantes, utilizando azeite de oliva, cebola, tomate, cheiro verde, salsinha, alho, pimentão. 

É importante beber e comer devagar para não engasgar ou vomitar. Não ficar mais de 1 hora sem consumir nada. 

4 comentários:

  1. Contra-filé não é gorduroso demais?

    ResponderExcluir
  2. Oi, todas as carnes que usei em caldos, sopas e afins, tive o cuidado de tirar bem a gordura, usei o contra-filé por ser bem molinho e a própria nutricionista disse que não havia problema

    ResponderExcluir
  3. Livia, bom dia..

    Fiz minha Gastro dia 12/04 e até então sentia muito gases, mas tenho uma duvidaa, no primeiro mes além de gases, vc tinha dores???

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone sentia dores sim em função dos gases. principalmente do lado esquerdo que é o do intestino e se estendia até as costas. Era bem ruim, porque o abdômen estufava, nossa, eu ficava bem agoniada

      Excluir

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...