quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O PÓS OPERATÓRIO/dieta

       Nossa, parece incrível mas realmente não há fome, simplesmente parece que a gente fica sem estômago. A partir do terceiro dia da cirurgia tomamos copinhos de 50ml a cada 15 minutos de água, chá e água de coco que dura até o quinto dia. Do quinto ao décimo quinto dia são inseridos os caldinhos coados ( só o caldo mesmo), gelatina diet, leite desnatado, flan, pudin, iogurte, mingau ralo, coalhada (tudo diet e sem gordura) e os sucos coados e diluídos, bem fraquinhos mesmos.
        A partir do 15º dia inicia-se a dieta pastosa, com creme de batata, sopa passada no liquidificador, papinha de fruta (ainda continuando sem os temperos picantes.), tudo isso vai até o 30º dia quando se retorna à nutricionista. 
       Como há muita perda de massa muscular, a nutricionista passou uma proteína ( módulo de proteína chamada Resource Protein) para ser consumida 1 colher de sopa no mingau duas vezes ao dia a partir do sexto dia de operada. E o Dr. Valadão (cirurgião) passou o consumo de 2 ovos cozidos ao ponto (3:30 gema e clara mole) antes das caminhadas, que a partir do 8º dia são de 30 minutos pela manhã e pela tarde
.
         As medicações são: pantoprazol em jejum para o estomago por 28 dias, luftal para gases, dramim para náuseas e dipirona gotas para dor. O que consumi muito foi o luftal, pois gases foi o pior efeito ruim após a cirurgia seguido do enjoo dos cheiros de comidas.
         Com 10 dias de cirurgia começa a ser administrado o Centrum (polivitamínico contínuo). A minha experiência com essa medicação é o seguinte: sou péssima em tomar remédios e como o médico pede para diluiur por ser muito grande quase vomitei ao tomar diluido, então a solução foi parti-lo em 4 partes e tomar bem devagar. 
           Com 8 dias já não enjoava mais os cheiros da comida da casa, só sentia sede, mas nem sinal de fome, também pudera tomando 50 ml de 15 em 15 minutos. |Com as caminhadas o acúmulo de gases melhorou e com isso a dor, porque acreditem, gases dói e muito. 
           As outras recomendações médicas são para utilizar a meia de média compressão para evitar trombose por trinta dias, tirando apenas para o banho e lavagem. Obs: depois de lavar coloque em um saco plástico e deixe no congelador por 5 minutos e fique deitada com as pernas para cima enquanto estiver sem ela.  Tome os líquidos bem devagar para não entalar e faça os exercícios fisioterápicos passados no hospital por pelo menos 15 dias para que não tenha problemas pulmonares.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...