quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O CAMINHO PARA A OBESIDADE

         
Bom, normalmente nós é que estragamos o corpinho que Deus nos dá conscientemente ou não, e comigo não foi diferente.

           Sempre fui muito boa de garfo, aliás, de talher completo, porém até a adolescência não tinha problemas com o peso, pelo contrário, fazia exercícios, andava muito de bicicleta,jogava vôlei e dançava. Isto tudo compensava o que comia.

           Mas a vida cada dia se torna mais atribulada, com mais correria e quando entrei na faculdade e comecei a trabalhar lá se foi o tempo livre para os exercícios. Nesse período estava, então com 19 anos e saltei dos 54kg para 60 kg, era pouco acima do peso e não levei muito em consideração
.
          Contudo, de 2001 a 2003 foram mais 18 kg aumentados e aí sim vi vários problemas e começaram as inúmeras dietas: da lua, da sopa, da proteína, sem contar infinitos medicamentos.

            Perdi peso com medicação e muita restrição alimentar, algumas vezes sentia fraqueza, muita dor de cabeça. O problema é que parando a medicação lá vinha a fome em dobro e o peso que perdi achei rapidinho. Comecei a viver mesmo o efeito sanfona e não voltava mais para o peso normal.
           
              Em 2006 quando descobrir que estava grávida de gêmeos, estava pesando 70 kg, e por incrível que pareça não engordei tanto quanto tinha medo, nos 7 meses foram 13 quilos. Só que somado ao excesso que eu já tinha eram 29 quilos a mais para 1,58 de altura.

        Amamentava feito louca, porque além de ser essencial para os meninos, todos diziam que amamentando eu emagreceria muito, mas não foi bem assim, eu sentia fome de duas onças e assim perdi apenas 10 kg, voltei com a endocrinologista e com a nutricionista e lá se foram mais 8 kg, porém descobrir que tinha retocolite e passei dois anos a base de muito corticoide, fiquei depressiva e descontava na comida, quando voltei a fazer caminhadass tive uma tendinite e fui diagnosticada com um achatamento na coluna, uma espécie de hérnia de disco. Pronto, o ortopedista proibiu exercícios e os ponteiros da balança foram para os 97 kg. Chorava por tudo, sentia dores fortes nas articulações, nos pés e nas costas, refluxo gastroesofágico, gordura no fígado beirando a cirrose, atrasos menstruais, não conseguia mais fazer coisas simples como cortar unhas do pé, porque para mim já era muito peso.

             A decisão de fazer a cirurgia deu-se por conta de todos esses fatores e, principalmente por eu querer muito ter uma qualidade de vida melhor para participar mais da vida dos meus filhos. Sempre fui vaidosa, adoroooooooooooooo bolsas, sapatos, maquiagem e acessórios, mas simplesmente não me sentia estimulada nem mesmo a passar um batom.

               Meu marido é um anjo, estamos juntos a quase 13 anos e ele acompanhou todo o processo e posso dizer com certeza que se não fosse por ele acho que teria chegado ao fundo do poço em depressão, pois cheguei ao ponto de me esconder dos amigos, de evitar comer na frente dos outros e sentia vergonha até dele mesmo.

                Mas tudo na vida tem um limite e eu realmente cheguei ao meu, pois decidi que não tomaria mais uma única medicação para inibir apetite, nem tão pouco ia continuar me entupindo de antidepressivo. Muitas pessoas criticaram a decisão, acreditam que quem é obeso é por querer. Mas eu sei tudo o que passei e o quanto obesidade é uma doença séria.

                  Hoje às portas dos 33 anos espero ter uma vida melhor e vejo muitas expectativas positivas para que isso aconteça. Obviamente não se fica obeso do nada, e até chegarmos ao ponto em que cada um cai na real demora, mas o importante é chegarmos a ter a consciência de que basta, seja com 20, 30, 50, 100 ou 200 quilos a mais
.
                   Poderia ter esperado chegar ao IMC 40, poderia, afinal seriam apenas mais 5 quilos. Só que esses míseros 5 quilos pra mim implicariam em mais problemas, em mais gordura e realmente eu não quis esperar, eu não estava mais disposta. Esta foi minha escolha contra 12 anos de efeito sanfona.

               
                                         

                                                                   
           
                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...