quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A CIRURGIA

         O dia 17 de Agosto de 2011 foi o dia D, a cirurgia estava marcada para as 09h com o cirurgião Aparecido Valadão, se não o melhor, mas o mais competente médico que já tive o prazer de conhecer. O dia anterior, aliás a semana inteira foi de muita ansiedade e medo também. Medo de morrer, medo da anestesia, de não conseguir passar direito por todo processo inicial do pós-operatório. Normal, mas perfeitamente controlável. 

Como meu IMC era de 38 não precisei fazer dieta pré-operatória que é exigida em alguns casos para que diminua o risco cirúrgico e não haja problemas no momento de entubar o paciente, porém na ansiedade da semana tive crise forte de refluxo e acabei por perder 1kg antes de operar, indo para o centro cirúrgico com 96 kg distribuídos em 1,58 de altura. 

Quando marquei a cirurgia o médico me deu a seguinte orientação alimentar para o dia que antecede a cirurgia: café da manhã normal, almoçar uma sopa ou canja e jantar um caldo coado até as 19:00 h, a partir daí líquidos até as 22:00 h e depois jejum total. 

 A outra orientação dada pelo médico era está  no dia anterior no consultório para tomar a injeção de Clexane que é um anticoagulante para evitar trombose às 18:00h. Essa injeção também seria aplicada durante o tempo de internação. Até aí tudo bem, o mais angustiante mesmo é a espera até o momento de operar. 

Nem consegui dormi mesmo, apenas alguns cochilos, às 5:00h já estava de pé e me preparando para ir para o hospital, tinha que internar às 7:00 e a cirurgia estava marcada para inicialmente para as 9:00, porém alguns atrasos por conta de uma cirurgia de emergência e de fato acabei indo para o centro cirúrgico somente às 14:00 h, já estava verde de fome e azul de sede, mas segurando firme. 

Quando vieram me chamar, rezei e pedi que Deus guiasse a mão do médico e iluminasse toda a equipe. O anestesista entrou na sala às 14:30h conversou, perguntou algumas coisas, mandou aplicar algo, colocou tipo um nebulisador e apaguei.  

Acordei algum tempo depois sentindo dor, lembro-me de querer levantar, mas imediatamente ao meu lado a enfermeira aplicou morfina, cai novamente no sono e acordei já no quarto, eram 21:00 h. O médico passou e falou comigo avisando que a cirurgia havia demorado mais que o esperado em função do meu fígado está muito grande e gorduroso, pois a minha esteatose era o grau grave, antecedendo a cirrose,  mas que tudo foi um sucesso. 

A cirurgia é feita por videolaparoscopia sendo apenas 6 furinhos ao longo do abdome, demora cerca de 1:40 h a 2 h, mas a minha durou 3 horas e ainda teve o tempo que fiquei na sala de recuperação. Nossa, minha família já preocupada. Fiz by Pass em Y de roux, em que o estômago é reduzido utilizando grampos e há um desvio no intestino. 

Fiquei meio sonolenta, aliás se tem uma coisa que me dá muito sono é hospital, mas eles não dão moleza. Quando acordei no centro cirúrgico já estava com as meias de compressão que junto com as injeções de clexane e as caminhadas ajudam a prevenir trombose, então quando o médico passou no quarto já deixou determinado que às 23:00 h já deveria está  de pé para fazer a caminhada de 15 minutos. Ao andar algumas vezes senti um pouco de tontura, mas o incomodo maior é a boca seca, pois não se pode tomar água, aliás até o segundo dia a dieta é zero. No terceiro dia começamos com água, água de coco e chá (apenas 50 ml), para aí sim ter alta.. 
         
                  

3 comentários:

  1. estou começando a caminhar de encontro a gastroplastia estou ansiosa e tbm procuro ler mto a respeito. não era minha intenção, relutei, até que.. meu sonho era ter mais um filho tenho um, mas devido ao excesso de peso meu médico não aprova, diz que é mto arriscado, tbm tenho diabetes tipo 2, mas um dia conversando com meu esposo nós dois resolvemos que talves seria a solução, vou começar com psicologo, em seguida os outros encdocrinologista, nutricionista e exames, que Deus me proteja e me ajude nesse momento tão difícil. valeu gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus estará com você sim, a escolha é difícil mais na maioria dos casos necessária. Saúde

      Excluir
  2. amanhã é meu dia 15-10-12 vou realizar minha cirurgia , é mais uma batalha a vencer em minha vida estou c medo sim mas qro algo melhor p mim qro ter uma qualidade melhor de vida qro ter mais folego e mas saúde q Deus esteje conosco sempre e lembreñ-se Deus nunca manda seus filhos aonde as mãos dle não possam alcançar....

    ResponderExcluir

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...