domingo, 29 de julho de 2012

CREAM CHEESE, CREME DE RICOTA, QUEIJO PROCESSADO, REQUEIJÃO E CATUPIRY, O QUE VALE MAIS A PENA?


Eu adoro queijo, seja lá como for, creme, na comida, ralado, enfim. Mais quem está nessa caminhada diária da perda e/ou manutenção do peso sabe que é difícil se manter na linha e que temos que fazer as melhores escolhas.
A mulherada então necessita ter um cuidado especial no consumo diário de cálcio, principalmente depois da bariátrica e para quem não é muito fã de tomar 2 copos de leite por dia, os queijos, assim como os iogurtes são uma excelente forma de substituição por terem grande concentração de cálcio e proteína.
Como tudo na vida, ser bom não significa que pode ser livre, tem que haver moderação. Então vamos lá:
O queijo processado ou fundido é uma mistura de vários queijos com água, manteiga ou creme, além de saborizantes. Possui massa lisa e homogênea, com textura fundente e que se dissolve na boca com facilidade, sendo que no "No Brasil, costuma-se usar o cheddar e o estepe como base", conta o consultor gastronômico Claudio Mechetto. Ótimo para uso em sanduíches e como aperitivo.
O requeijão, por sua vez, é um produto típico do nosso país com sabor suave. Entre seus ingredientes estão a massa do queijo, o creme de leite, água e sais fundentes. É mais comum no estado cremoso, mas pode ser encontrado também em corte. Excelente para lanches e na preparação de recheios e molhos. Tem versão light que é menos calórico.
O Catupiry apesar do nome se referir a uma marca comercial e não ser considerado um tipo de queijo, virou sinônimo de um alimento muito cremoso e ingrediente essencial em várias receitas típicas do Brasil, como pizzas e pastéis. "O catupiry não tem a consistência exata de um queijo e é muito cremoso e com mais quantidade de gorduras e menos nutrientes, portanto mais calórico para ser considerado um requeijão", afirma Roseli.eor de gordura saturada, aquela que aumenta o colesterol". Um pecado.
Cream cheese: sucesso nos Estados Unidos, vem ganhando espaço na culinária brasileira. O sabor natural é o mais famoso, mas existe também adicionado de sabores. Apresenta alta quantidade de creme de leite na composição e é ideal para uso em tortas salgadas, patês ou para a produção do cheesecake.

Creme de ricota: é opção menos calórica, portanto, perfeito para quem está de dieta. Com bastantes proteínas e baixa quantidade de sódio, o alimento consiste em um creme de queijo mais leve, de paladar suave. Pode ser consumido ao natural ou servir como base para patês, molhos e sopas ou como substituto do creme de leite.

Tabela de calorias
Porção 30 gramas
Cream cheese
Creme de ricota
Queijo processado
Requeijão
Catupiry
Calorias (Kcal)
84
52
85
70
68
Proteínas (gr)
1
4
3
3
3
Gorduras totais (gr)
8
4
7,7
6
6
Gorduras saturadas (gr)
5
2,5
5
4
4
Cálcio (mg)
45
62
97
67
40
Sódio (mg)
123
25
244
135
780


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...