terça-feira, 22 de maio de 2012

PODE OU NÃO PODE COMER?

Passando o período da dieta de transição (para mim e para a maioria o mais difícil indo do líquido, pastoso, para o sólido) quando se começa a comer de verdade, mesmo com as orientações nutricionais sempre fica uma dúvida se pode ou não comer algo (como vejo muita gente perguntando nas páginas sobre gastroplastia dos grupos que participo). 

O que fazer nos casos de dúvida? Use o bom senso, é o melhor a fazer. Se o objetivo é perder peso, então temos que tentar controlar as calorias.

O ideal é que faça uma lista com todos os alimentos que gosta e leve na consulta com a nutricionista para que ela possa ir dizendo o que libera ou não conforme a fase da perda de peso. Isso evita muitas dúvidas e o risco de comer algo errado. 

Mas se não deu para fazer a sugestão, então compare o que quer comer com o que está liberado na sua dieta, veja se tem algo próximo, por exemplo, peixe frito pode substituir por grelhado, quer comer chocolate e está liberado, use o diet. Invente, troque. Comeu mais em um dia, coma menos no outro. Use a cabeça a seu favor. 

Com o passar do tempo a fome chega mesmo, a quantidade de comida aumenta, os entalos tendem a sumir, os dumppings a aliviar e aí a vida volta ao normal e a relação com a comida não tem que voltar. Mas acreditem é um esforço diário. 

Nos últimos 2 meses minha fome tem aumentado mesmo e tem horas que fico em pânico, mas tem horas também em que ela simplesmente some. Alguns alimentos aprendi que realmente não valem a pena, cuscuz é um deles, é comer e lá vem o mal estar, assim como as comidas gordurosas, enjoei mesmo.

Comer ou não algo vai depender do que cai bem ao estômago, mas principalmente do objetivo que se quer alcançar. Algumas pessoas simplesmente nunca voltam a comer doce, outras não conseguem ingerir nada com gás, outras não se adaptam mais a um bom mocotó ou feijoada, enfim, cada organismo reage de uma forma. 

Uma outra sugestão é sempre que for mudando a dieta e forem inseridos novos alimentos, experimente só um pouco, mesmo que seja algo que você ame muito como um brigadeiro ou um pastel, por exemplo, e principalmente, é bom testar primeiro em casa, porque se tiver dumpping, diarreia ou qualquer outro efeito colateral é melhor. 

5 comentários:

  1. Muito boa a matéria tem 1 mês que fiz a bariatrica estou super bem, mas o que me fez mal foi uma colher rasa de peixe cozido, tentei por duas vezes e ele me da uma sensação de estômago muito cheio e me sinto enjoada.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a matéria tem 1 mês que fiz a bariatrica estou super bem, mas o que me fez mal foi uma colher rasa de peixe cozido, tentei por duas vezes e ele me da uma sensação de estômago muito cheio e me sinto enjoada.

    ResponderExcluir
  3. Estou com 29 dias e tudo me enjoa, desde doce a salgado. Isso está me preocupando muito.

    ResponderExcluir
  4. Estou com dois meses e meio de cirurgia, mas tive complicações fístula, faz um mês que estou na dieta branda agora indo para sólida, será que poddp comer bolo recheado? Ainda não comi doces.

    ResponderExcluir
  5. Tenho 23 dias de bariatrica.gostaria de comer peixe.eu posso

    ResponderExcluir

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...