terça-feira, 1 de maio de 2012

DICA PARA QUEM ENTRA NA DIETA SÓLIDA

Muita gente me pergunta como é comer depois da cirurgia. Tem gente que acha que entala por tudo, que não pode comer nada, pergunta se dói, enfim, tem curiosidade tanto para quem vai fazer, quanto para quem apenas  ouve falar.

Daí vou colocar aqui algumas dicas que me foram passadas tanto pela nutricionista, quanto pela psicóloga com relação à readaptação alimentar, porque na verdade é como se voltássemos a ser crianças. Líquido, pastoso para enfim chegar à dieta sólida.

Primeira dica ( para quem já está com a cirurgia marcada e assim como eu estava, tem  milhões de caraminholas na cabeça) : Tenha paciência, e comece a retirar da sua dieta refrigerantes, doces e gorduras, porque isso será totalmente retirado durante muito tempo depois da cirurgia. Para o caso do refrigerante, sempre que for tomar abra a latinha ou coloque o refri no copo de deixe sair todo o gás, isso fará você ir desistindo de tomar todo, principalmente se for coca cola que ninguém merece sem gás.

A carne deve ser cortada em muitos pedacinhos e mastigada o máximo possível, fazendo isso pelo menos com uns 15 dias antes da cirurgia, quando tiver que fazer de verdade será mais fácil.

Use talheres de criança ou de sobremesa para se adaptar às pequenas porções que devem ser ingeridas por vez depois da cirurgia, Gente, pode acreditar que isso ajuda bastante,

Ao comer use um relógio para marcar o tempo, comece comendo normal para ver quanto tempo gasta, depois estipule cerca de 30 minutos e veja se consegue. Faça até conseguir comer nesse tempo, porque é fundamental para não entalar comer beeeeeeeeeeeeeeem devagar.

Use o relógio também para marcar o tempo sem beber após as refeições, comece com com 3 minutos e vá estendendo até chegar à 30 minutos sem beber. Essa foi uma parte que achei difícil demais, porque apesar de não comer bebendo, logo após tinha que tomar algo.

Eu fiz isso durante 15 dias antes da cirurgia, tentei fazer em todas as refeições, não foi fácil mas tive um bom resultado e pode acreditar, mesmo assim, ainda entalei bastante porque vira e mexe esquecia, aliás esqueço da cirurgia e como mais rápido ou tento beber e aí já viu.

Sei que muita gente implanta o terror sobre como será a vida depois de operar, mas posso dizer que fácil não é essa readaptação, tiveram muitos dias em que fiquei irritada por entalar, até chorei achando que não conseguiria comer direito, mas tudo é uma questão de disciplina mesmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...