segunda-feira, 21 de maio de 2012

MORTE APÓS BARIÁTRICA: IMPORTANTE SEGUIR RECOMENDAÇÕES

Hoje esse post é para falar sobre como é importante um bom pré-operatório.

Para quem viveu anos e anos acompanhado de um enorme excesso de peso, cercado por preconceito, tentando se adequar a ditadura da moda, sofreu com problemas de saúde diversos, depressão, enfim, para quem não está feliz com o que reflete no espelho, a cirurgia é a chave da mudança, é a chance de sair do casulo e se tornar borboleta como muita gente se entitula.

Mas não é tão simples assim, é necessário realmente está preparado para as mudanças que estão por vir, e essas mudanças são se relacionam não apenas a melhorar a aparência, a ter um corpo melhor, na verdade está mais relacionada a ter uma mente diferente, a buscar excluir da vida os pensamentos de gordo.

Dia 19/05/2012 veio a óbito uma moça que havia passado pela cirurgia no dia 7/04/2012. Não a conheci, mas o relato de sua morte no grupo Redução de Estômago no facebook pela sua amiga me deixou muito comovida. Bom, essa moça com apenas 7 dias de cirurgia bateu no liquidificador carne de churrasco e comeu, o resultado foi o rompimento dos pontos, seguido de várias complicações, até chegar a necrose de órgãos e por fim o óbito.

Muita gente tem medo de morrer na mesa de cirurgia e há sim esse risco, afinal, a maioria de nós opera com uma série de comorbidades em função do peso: diabetes, pressão alta, problemas cardiovasculares, enfim, ser obeso é um risco constante. Contudo, nos 2 anos que passei pesquisando e conversando com pacientes e médicos percebi que morre-se mais depois da cirurgia, ou pelo menos tem-se mais complicações no pós -operatório por não se seguir corretamente as recomendações simplesmente pela falta de um preparo psicológico adequado.

Quando estamos nos preparando para operar é natural ficarmos ansiosos e acharmos que tudo demora, que não há necessidade de tantos laudos, mas é fundamental passar por tudo isso. pegar um laudo apenas por pegar pode fazer toda a diferença entre viver e morrer, foi o caso dessa moça.

Obviamente, ela não estava preparada para o processo, houve uma falha, seja dela, seja do profissional que a liberou. Há pacientes que praticamente compram os laudos, buscam médicos que já sabem que liberam a cirurgia sem uma avaliação precisa, principalmente nos casos em que a cirurgia é particular as exigências caem.

Se o pré-operatório for bem orientado e o pós for bem seguido dificilmente algo saíra fora do previsto, mas assim como o caso dessa moça muitos outros existem, o caso do Chiquinho Scarpa, outros casos relatados na net de pessoas que tomaram leite condensado, ingeriram álcool, enfim,casos reais e tristes.

A cirurgia é um aprendizado constante e seu sucesso depende de um processo que começa quando se opta por ela, seguir as orientações médicas, realizar todos os exames, participar de grupos, fazer tudo o que for necessário e exigido pela equipe para que nada venha a dar errado.

Essa moça não sentiu fome, não se tem fome nesse período, o que se tem é vontade de mastigar, de provar o que se gosta, por isso é preciso trabalhar a cabeça para poder ter o corpo que se espera, a vida que se deseja.

Cirurgia não é milagre, é o caminho..

2 comentários:

  1. Oi,
    Depois de tanta insistência eis que resolvi fazer um depoimento no seu blog. Porém, não é um depoimento de pós operado ou coisa parecida. É um depoimento de alguém que, além de apaixonado é um profundo admirador seu. Da mulher Lívia, da companheira e de todas as mulheres que so você sabe ser. Parabéns por todas as suas conquistas, embora eu saiba que ainda tem muito mais por vir.

    Te amo,
    Teu Wall

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Obrigada amor, mais romântico que você ainda estou por ver. Você também e muito especial e agradeço a Deus por você fazer parte da minha vida. Amo voce

      Excluir

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...