quarta-feira, 13 de março de 2013

COMBINANDO NUTRIENTES


Já falei aqui no blog sobre duas combinações nutricionais importantes, ferro+vitamina C e Cálcio +Vitamina D, pois para quem redução de estômago, principalmente com desvio intestinal deixamos de absorver a maior parte do ferro e do cálcio ingerido...Porém não são somente estas as combinações importantes a serem observadas.

Vamos lá às boas combinações:

Combinar Vitamina A+Vitamina E resulta em um importante coquetel antioxidante, ou seja, um bom aliado na prevenção de envelhecimento precoce e também protege a visão. Uma dica é salada de agrião, espinafre e manga (Vitamina A) temperada com azeite  (Vitamina E).


 Combinar Vitamina K +lipideos é o resultado de uma boa coagulação, a dica é uma boa salada de alface, cenoura e brócolis regada com azeite. 

Bromelina + Proteínas ajuda na boa digestão. A bromelina é encontrada no abacaxi e ajuda a quebrar as moléculas da carne e também dos derivados de leite. Para alguns gastroplacs que não conseguem comer carne muito bem, fica a dica de um lombo assado ao molho de abaxaxi, ou de sobremesa 2 rodelas da fruta.

Bom, mas há combinações que precisamos ter cuidado para não fazermos, como ferro e cálcio porque na luta o cálcio tende a ganhar...

Vejamos algumas combinações que devemos dispensar:

Zinco + Cobre, pois o resultado é o comprometimento da imunidade. O zinco está presente nos mariscos e no feijão, enquanto o cobre tem fonte garantida nas nozes e no chocolate, então para não anular o zinco de preferência associo a vitamina C e evite por exemplo comer uma torta de camarão e de sobremesa chocolate. 


Ferro + Tanino.. Eita bichinho frágil esse ferro.. Os taninos estão presentes no café, no vinho, em chá preto e verde.. então preferencialmente evite comer tomando uma boa taça de vinho, a não ser que fique só em uma mesmo, pois caso haja consumo excessivo a absorção do ferro vai para as cucuias e aí dá-lhe noripurum..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...