quarta-feira, 13 de março de 2013

carboidratos simples x carboidratos complexos


O carboidrato é sempre muito falado, hora como mocinho, hora como vilão, mas afinal quem é o carboidrato?
Os carboidratos são responsáveis por nos dar a energia necessária para realizarmos com sucesso nossas funções metabólicas. Temos carboidratos nos tubérculos, nos cereais e nos açúcares.
Encontramos o carboidrato na forma de monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. E os que isso significa?

Bem os monossacarídeos e os dissacarídeos fazem parte do que chamamos de carboidratos simples, pois possuem moléculas menores que são absorvidas pelo organismo mais rapidamente, cerca de 15 minutos para chegar à corrente sanguínea.
O que é vantajoso nos carboidratos simples é o fato de ser uma fonte de energia bem rápida, entretanto, esse tipo de carboidrato contribui muito para altos índices glicêmicos, que por sua vez podem gerar o aumento de peso não sendo indicados por exemplo para diabéticos.
Já os carboidratos formados por polissacarídeos ou os chamados carboidratos complexos tem como vantagem a demanda de um tempo maior de digestão que pode chegar até 2 horas, o que dá maior saciedade e consequentemente ajuda evitar ataques à geladeira antes do tempo, ajudam no processo de emagrecimento, ajudam a regular o intestino por serem ricos em fibras e possuem menor impacto glicêmico. 

O carboidrato como assim como proteína e lipídios se consumidos com moderação ajudam a manter o organismo em perfeito funcionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...