segunda-feira, 8 de outubro de 2012

COSTELINHA DE PORCO ASSADA E LEGUMES SALTEADOS

Hoje o prazer em comer não está em me empanturrar de comida, mas em buscar alternativas mais saudáveis, em buscar comer da maneira mais correta e, principalmente, em continuar tendo o prazer em comer algo saboroso e porque não uma costelinha suína?






Ingredientes Carne:

1 quilo de costelinha de porco (limpe bem retirando o máximo possível da gordura)
2 dentes de alho bem amassados
3 a 4 limões
1 colher de sopa de sal
pimenta do reino à gosto
1 cálice de vinho branco seco (opcional)
50 ml de shoyo
6 batatas pequenas
páprica doce
ervas finas desidratadas (orégano, salsinha, salsa, tomilho)




Lave bem a carne e escalde com água fervente e escorra. Em um refratário misture o sal, alho, a pimenta do reino, os limões e o vinho. Coloque a costelinha nessa mistura e deixe descansar por uns 40 minutos (virando na metade do tempo para que tempere os dois lados). Descasque as batatas e reserve na geladeira.

Aqueça o forno e em uma forma coloque a costelinha junto com o molho, distribua as batatas ao redor, cubra com papel alumínio e leve ao forno por cerca de 30 minutos (a carne já deverá está bem macia, é só testar com o garfo). Após esse tempo retire o papel, vire a costelinha e salpique o molho shoyo, a páprica e as ervas desidratas e leve de volta ao forno em fogo médio por uns 30 minutos ou até que esteja bem dourado. ( na metade desse tempo verifique se está muito seco e pode acrescentar um pouco de azeite de oliva ou mais shoyo).


Após assado retire da forma e coloque em um refratário evitando que fique banhado de gordura.

Ingredientes da Salada
2 cenouras pequenas, 1 maço de brócolis pequeno, 2 batatas pequenas, 1/2 cebola em rodelas, 1 pimentão pequeno, 6 colheres de sopa de ervilhas congeladas, 1 colher de sopa de manteiga, 1 dente de alho, sal à gosto.

Modo de preparo

Descasque a cenoura e a batata e corte em tiras. Separe o brócolis conforme as flores, corte o pimentão em tiras e as cebolas em rodelas. Amasse bem o alho com sal.

         

Em água com um pouco de sal cozinhe a cenoura, a batata (10 minutos) e o brócolis (2 a 3 minutos)  no vapor verificando sempre para que fiquem firmes. Escorra bem. Em uma panela aqueça um fio de azeite de oliva e doure o alho e a cebola, então acrescente a manteiga e quando derreter coloque o restante dos ingredientes, mexa devagar por cerca de 2 a 3 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...