quinta-feira, 29 de maio de 2014

Independente do motivo , a responsabilidade é sempre nossa.

Normalmente quando conversamos com alguém sobre o peso, sobre o porque engordou ou reengordou surge uma lista de motivos, de justificativas. 
Todos os motivos, todas as justificativas podem ser válidas, podem ser verídicas, podem ser o principal fator, mas nada pode excluir nossa responsabilidade e isso não serve só pra ganhar , perder ou manter o peso , serve pra tudo na nossa vida mesmo.

Depressão, falta de amor próprio, falta de estímulo, alteração hormonal, genética, medicação, compulsão, seja lá qual for o motivo que nos leva ou levou a não ter controle sobre o que comemos e consequentemente sobre o nosso peso não exclui o fato de que a responsabilidade é nossa, seja em não deixar acontecer ou em mudar o ocorrido. 

E por que tenho pensando nisso? Bom, porque cada vez mais aumenta o número de pessoas que fazem bariatrica, que optam pela cirurgia como último apelo pra mudar o fato de serem obesos, que recorrem a Gastro como a última chance de reviver, mas que não se adaptam as mudanças que a cirurgia exige. 

Quando falo em mudanças , não digo milagres, tipo nunca mais come isso ou aquilo ou acorda da anestesia incorporando o mais novo atleta do século ou mesmo que "jamais sentirei fome novamente", mas em mudanças plausíveis, ou pelo menos em deixar espaço para que as mudanças ocorram. 

Podemos não deixar de comer tudo o que queremos e gostamos, mas podemos e devemos instituir regras para quando comer. 

Podemos não morrer de amores por determinados alimentos antes de operar, mas podemos dar uma chance de testar o paladar , de buscar alternativas. 

Não adianta reclamarmos que engordamos 2,4,10,30 quilos novamente se não entendemos que independente da técnica cirúrgica, se anastomose ficou larga, se anel deslocou , se estômago "dilatou " que quem manda no que comemos somos nós. 

Por mais que tenham outros fatores que nós levem a engordar seja antes ou depois da Gastro, no fim, todos estão ligados ao nosso controle ou melhor a nossa falta de controle, porém a tendência é sempre a de criarmos justificativas e mais justificativas e quase nunca assumirmos que o principal problema somos nós, que o problema está em como nos vemos em relação a quanto temos de participação no resultado. 

Sempre que eu pensava em porque engordei, sempre que relatei porque ocorreu surgiam vários motivos, mas quase nunca avaliei qual minha real participação nisso, como me deixei chegar na obesidade. Neste tempo de Gastro posso dizer que pelo menos aprendi que eu sou responsável por mim, pelo que como e, principalmente , que posso dizer o que for, investir na desculpa que for, mas que emagrecer, manter ou engordar em primeiro lugar depende de mim, do meu foco, do meu esforço. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...