segunda-feira, 5 de novembro de 2012

VISITA À NUTRÓLOGA

Mais uma visitinha médica, desta vez com a nutróloga (Drª Graça Soares) para avaliar os exames após a retirada da vesícula. 

Vamos Lá:
Os exames de glicemia, colesterol, triglicérides, B12, hemograma, transferrina, Gama GT,  Eas, funções renais e fígado estão ok.  O cálcio está no mesmo patamar do exame anterior, ou seja, no limite e a vitamina D que é a mocinha responsável por fixar o cálcio está um pouco abaixo. 

A danada da ferritina continua na mesma estaca, BAIXA, não quer absolutamente se mover mesmo tomando o Folifer há quase dois meses. Entretanto não há anemia mesmo tendo passado pela cirurgia da vesícula. O que é muito bom. 


Qual o resumo disso tudo?

Primeiro, vou repetir os exames de ferro e ferritina uma vez que fiz estes logo em seguida da retirada da vesícula e a médica acredita que possa ter alterado, assim como os exames de cálcio e vitamina D. Além destes foi solicitado também as vitaminas B1 e B6 que fiz a mais de 6 meses. 

Como alguns exames não são feitos na minha cidade e demoram em torno de 15 a 20 dias para ficarem prontos, meu retorno só será dia 4 de Dezembro. 

ENTENDENDO ALGUNS PONTOS

1- Porque a ferritina está baixa, mas não tenho anemia?

A ferritina apesar de ser uma proteína existente no sangue que traduz a reserva de ferro que temos no organismo, não é o único componente que determina a anemia. É preciso ver as taxas de hemoglobina, transferrina, ferro para poder caracterizar anemia. 

2- Se essa ferritina está baixa mesmo antes da retirada da vesícula quando comecei a tomar o Folifer porque não foi adotado a reposição venosa?

Pacientes gastroplastizados com o desvio do duodeno possuem dificuldades de absorção principalmente de ferro e cálcio justamente porque é nessa parte do intestino que é a maior quebra destes elementos, entretanto, quando não há apresentação de anemia, a vitamina B12 mantém-se em um nível de pelo menos 400, e outros elementos que compõem o sangue estão em níveis bons MEU CASO) o uso de medicação oral ainda cabe devendo, entretanto, ser muito bem monitorado. (mesmo já tendo mais de 1 ano, como desde o 10° mês essa ferritina apresenta baixa, o médico está monitorando a cada 2 meses). 

De acordo com a médica não se pode afirmar que toda medicação para pacientes gastroplastizados não surte efeito por via oral, pois depende muito de onde é feita a absorção. 

3- Quando devo então usar medicação venosa?

Sempre que necessário ou mesmo de modo preventivo como muitos médicos vêm fazendo atualmente, por exemplo, alguns pacientes são orientados a tomar citoneurim uma vez por mês mesmo com as taxas estando nos níveis ideais. Lembrando que com o acompanhamento frequente é possível entrar com a medicação venosa antes que as taxas caiam demais, evitando por exemplo que chegue a anemia. 

Como pretendo fazer a plástica reparadora do abdômen em janeiro, após repetir os exames conforme estiverem as taxas vamos fazer medicação venosa até a cirurgia.  

4- Qual o risco da ferritina baixa?

Como a ferritina é a reserva de ferro no organismo, então se baixar os níveis de ferro e hemoglobina por exemplo o organismo não terá onde buscar ferro para se recompor e aí pode-se ter uma anemia séria, até mesmo crônica. 

5- A ferritina é produzida no fígado, significa que meu fígado está ruim, porque tive esteatose séria?

Não, os exames laboratoriais e a ultrassom mostram que está com bom funcionamento, essa baixa na taxa está relacionada à má absorção mesmo. 

6- Quanto ao cálcio, precisarei fazer a reposição?

Ele não está abaixo do normal, mas no limite e como a vitamina D é que está baixa nesses exames eu só teria que repor a D para consequentemente melhorar a absorção do cálcio. Entretanto, como o exame que fiz agora foi o da Vitamina D 1,25 Dihidroxi que está relacionada mais aos fatores de hipo e hipertireoidismo  a médica pediu a Vitamina D 25 Hidroxi que é a que está diretamente relacionada a mineralização do cálcio para ter a realidade do organismo sobre a minha absorção de vitamina D

Mas já com estes exames em mãos por 30 dias (até o retorno) estarei tomando o CalcioFort que é cálcio + vit D, pois a minha família tem todo um histórico de osteoporose. Após o exame será definido se permanece o cálcio ou se será só a vitamina D a ser reposta, pois a reposição deve ser bem avaliada a longo prazo uma vez que o excesso de cálcio pode provocar cálculos renais que é bem comum em pacientes gastroplastizados. 

OUTRAS ORIENTAÇÕES

1- permanece a obrigatoriedade de comer carne vermelha pelo menos 4 vezes por semana (tbm indicado pela hematologista que aliás minha consulta foi desmarcada e por isso levei os exames somente para a nutróloga) .

2- pegar sol pelo menos 15 minutos entre as 7 e 10 horas da manhã (esse está dificílimo).

3- Tomar 2 copos de leite diariamente, investindo nos leites enriquecidos

4- Alternar as carnes vermelhas com ovos, peixes. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...