sexta-feira, 2 de novembro de 2012

MOUSSE DE IOGURTE COM COULI DE FRUTAS



 Essa mousse é super leve e refrescante, além de fácil de fazer. O acompanhamento desta mouse pode ser tanto calda quanto couli  (palavra de origem francesa; pronuncia-se culí). 




Pesquisando e aprendendo: 

Calda é um acompanhamento de textura melada, que conta com açúcar no seu modo de preparo e sempre vai ao fogo para que o açúcar possa se misturar com os outros ingredients. Pode ser servida quente ou fria.

Coulis é um molho de textura cremosa, resultante de uma fruta ou de um vegetal processado. Normalmente o coulis não tem adição de açúcar (mas algumas receitas podem até incluí-lo) e dependendo do ingrediente principal do coulis, ele pode ser peneirado para que as fibras mais rijas do alimento sejam eliminadas. Para os coulis de frutas é sempre aconselhável adicionar um pouco de suco de limão durante o processamento para que a fruta não escureça nem perca seu sabor original.



Ingredientes

Mousse:

- 3 copos de iogurte natural integral ou desnatado (se optar pelo activia natural fica excelente e é só aumentar para 6 copos.)
- 1 e ½ copo de leite desnatado
- 1 pacote de gelatina sem sabor e incolor em pó*
- 2 pedras de gelo
- Adoçante em gotas (se precisar)

* Normalmente as gelatinas sem sabor são vendidas em embalagens duplas; neste caso usaremos somente um dos pacotinhos

Coulis de Kiwi e Maracujá
- 6 kiwis
- 1 maracujá
- 2 colheres (sopa) de suco de limão
- Água suficiente para bater (aproximadamente 150ml)
 - 3 colheres de sopa de adoçante culinário (você pode adicionar mais se achar necessário)


Para finalizar:
- Raspas de 1 limão
- Folhas de hortelã



Modo de preparo

Coloque o iogurte e o leite no liquidificador, porém não bata logo. Prepare a gelatina conforme  a indicação na embalagem (não deixe a gelatina ferver pois perde a função). 

Com a gelatina pronta bata os ingredientes que estão no liquidificador, então acrescente a gelatina, continue batendo e por fim acrescente o gelo e bata até que seja totalmente triturado. 

Coloque em recipientes separados ou em um só e leve a geladeira por cerca de 3 horas. 





Modo de preparo do coulis:

- Descasque os kiwis (reserve um kiwi para decorar) amasse bem com um garfo e passe numa peneira.  Como o maracujá é muito ácido coloque a água para ferver com o adoçante culinário, acrescente o maracujá e deixe ferver por uns 2 minutos. Apague o fogo e acrescente o kiwi, misture bem e leve a geladeira. 




Preparando as raspas de limão

- Prepare as raspas de limão esfregando a casca do limão em um ralador de ralo fino, em movimentos circulares. Para que não fique com sabor amargo, evite ralar até chegar no bagaço (parte branca entre a casca e a polpa da fruta).

- Mude o limão de posição e rale novamente. Proceda dessa mesma forma com toda a superfície do limão.

Montagem:

Potinhos individuais
Desenforme a mousse, coloque o coulis ao redor da mousse e enfeite com as raspas de limão.

Recipiente grande
Devido a quantidade de mousse no recipiente grande corre-se o risco dela desmontar no desenforme. Para evitar riscos, use um boleador de sorvete (ou uma colher grande) e coloque duas bolas para cada porção. Coloque o coulis em volta da mousse e
enfeite com as raspas de limão.

Sugestão:  Se preferir um modo ainda mais rápido de fazer, opte por uma calda já pronta usando geleia industrializada (tem opções diet). Misture a geleia com um pouco de água até deixá-la com a consistência desejada. Mas cuidado! Como o sabor da geléia é bem mais forte, a quantidade a servir por porção deverá pequena para que não fique enjoativo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...