domingo, 30 de setembro de 2012

PORQUE PRECISO DE UM ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL

Ao conversar com muitas pessoas sobre a gastro sempre me perguntam se consigo comer, o quanto como e o que como. As vezes tem um certo espanto quando vêem o que tem no prato em termos de quantidade por exemplo.

O acompanhamento nutricional é fundamental para que a gente busque aprender a nos reeducar e fazer da cirurgia um sucesso, mas não é só contar calorias, é avaliar o que precisamos, a quantidade, a qualidade e quando poderemos consumir determinados alimentos.

Quando estou nos grupos e vejo uma galera perguntando " será que estou comendo demais?" ou "nossa! acho que como tão pouco!", eu paro e me pergunto onde é que tá a orientação nutricional?

Muita gente que opera apenas faz o acompanhamento com o cirurgião e o mesmo só vai dizer quando mudar a fase, por exemplo, que você pode sair da liquida e entrar na pastosa, mas não é função dele dizer o que pode ou não comer, as quantidades e tal. É preciso consultar com profissional da nutrição e  confiar no profissional que acompanha, pois não adianta ir ao consultório sair de lá com a orientação e depois ficar achando que o profissional orientou a comer de mais ou de menos.

A orientação nutricional deve ser personalizada, ou seja, deve atender a necessidade de cada indivíduo. Com os exames em mãos é possível adaptar a dieta para repor cálcio, vitaminas do complexo B, amenizar a queda de cabelo e por aí vai e as quantidades serão adaptadas a cada organismo para a perda ou manutenção de peso, portanto, o máximo que se pode fazer é comparar a dieta com outra e questionar na próxima consulta se pode comer algo que não viu na sua.

O ideal é que se faça uma lista com tudo o que gosta, com tudo o que tem vontade de comer e apresente ao nutricionista para que seja orientado a quando poderá comer, qual a quantidade indicada, ou que substituições podem ser feitas.

É muito importante colocar para o profissional as dificuldades que sentir, como por exemplo, de levar uma comida caseira para o trabalho, fale como é o seu dia-a-dia para que tenha uma dieta adequada a você.

Com o passar do tempo a fome vai voltando, vamos nos deparando com as guloseimas que tanto fizeram parte da vida antes da gastro, a rotina vai voltando ao normal e precisamos nos condicionar a novos hábitos, precisamos aprender a resistir a algumas tentações, mas a vida pós gastro pode e deve ser normal.

Existirão algumas restrições conforme cada fase, algumas pessoas como eu terão intolerância a determinados alimentos (no meu caso tenho alguns dumppings com gordura), mas de maneira geral operamos para comer de forma certa e em quantidades certas.

Só não pode confundir vida normal, alimentação livre com hábitos desregrados, com continuar se entupindo de baboseira, porque aí uma hora ou outra se volta a engordar e então não poderemos culpar ninguém a não ser nós mesmos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...