segunda-feira, 17 de setembro de 2012

ESPELHO, ESPELHO MEU.......






Se há um objeto capaz de causar sensações variadas é o espelho. Sensações que vão desde felicidade à nem querer vê-lo. 

A beleza, assim como muitos outros aspectos relacionados ao homem é algo repleto de relatividades, mas que de maneira geral está envolto em padrões, como por exemplo, a magreza. É verdade que a moda tem uma versatilidade e que hoje há um mercado ganhando muito com o que se chama de moda Plus Size, porém o padrão relacionado à beleza mesmo é o de um belo corpo e a mídia tem um papel fundamental nessa formação de opinião. 

Se está de bem com o próprio corpo pode ser uma tarefa difícil para aqueles que estão dentro dos padrões impostos pela sociedade,  porque estar magro, não significa satisfeito, para os obesos isso na maioria dos casos é um grande pesadelo. 

Ver o corpo como ele é de fato, ou seja, ter uma autoimagem real não é algo tão simples e a obesidade é um bom exemplo. Mesmo com as roupas apertando, os pneuzinhos saltando, há uma demora em processar o que a balança aponta com o que o espelho mostra. Graus elevados de obesidade e anorexia em geral só são devidamente percebidos e tratados quando os danos à saúde exigem.

A gastroplastia traz mudanças rápidas e grandiosas para o corpo, não só no que se refere à saúde, mas na imagem, em como passamos ser e a como passamos a nos ver também. É muito comum gastroplastizados perderem o centro de referência, por exemplo, para comprar roupas por passar anos em manequim enorme. 

Chegar ao peso ideal, usar o que gosta, está dentro dos padrões é o sonho para quem faz a gastroplastia, mas nem tudo são só flores, não é um passo de mágica, tipo emagrece e o corpo perfeito surge. Apesar de quilos e quilos eliminados, mesmo que associados a exercícios físicos, reeducação alimentar, suplementação protéica, a imagem refletida no espelho pode não agradar. 

Há casos de pessoas que perdem muito peso, viram viciadas em exercícios físicos e mantém uma dieta rigorosíssima que conseguem emagrecer até mais de 40 kg sem necessitar de plásticas reparadoras, só que infelizmente esses casos são as exceções, pois considerando que a maioria passou por inúmeras dietas, grandes efeitos sanfonas, mais fator idade, constituição genética e a perda de peso com a gastro é rápida mas leva muita massa muscular, para a maioria o resultado final é um corpo magro, porém não satisfatório devido a uma grande sobra de pele. 

Estou aprendendo a me ver, estou reaprendendo a gostar da minha imagem. Não me vejo mais gorda como antes obviamente ( a balança diz outra coisa), mas também não me vejo magra como queria. 

Depois de chegar ao peso ideal, eliminar 41 quilos hoje me olho no espelho satisfeita com o resultado da cirurgia sim, só não satisfeita com o resultado do corpo. Quero as plásticas, quero modelar o corpo com exercícios, mas atualmente o espelho é algo do qual não fujo mais.

Nesse sentido, a tão repetida frase de que a cirurgia não é MILAGRE está cada dia mais correta, pois a gastroplastia é apenas a porta de entrada para uma nova condição de vida, para as mudanças. 

O importante é ter consciência de que são etapas: adaptação alimentar, perda de peso, modelar o corpo. Paciência e disciplina são duas virtudes que se não temos devemos aprender a ter, ou pelo menos tentar ( rs, rs).

Da decisão de operar até o resultado que cada um espera há uma longa jornada e é muito importante que a gente aprenda a lidar com tudo o que tem no caminho. Se não aceitar a obesidade, recorrer a gastro, perder peso já são grandes vitórias, por outro lado formar uma nova imagem, lidar com as pelancas, manter o peso, mudar a cabeça são vitórias que farão com que possamos permanecer com o sucesso alcançado.

Incômodos com o corpo são naturais, haverá sempre alguma coisa que vamos achar que poderá está melhor, mas a partir do momento que isso ou se torna o centro das atenções ou que esse incômodo afeta a vida pessoal, a rotina precisa ser analisado e dado uma solução.

A cada dia que me olho no espelho sem roupa e vem a sensação de AI MEU DEUS, ISSO NÃO ESTÁ NADA BOM! Paro, respiro e penso, obrigada Senhor por está assim, podia está pior porque eu podia está ainda gorda e mega infeliz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...