terça-feira, 24 de junho de 2014

Emagrecer muda relacionamentos?


O emagrecimento seja pós bariatrica ou de forma não cirúrgica tem como um dos bônus trazer a autoestima de volta e com ela nos amamos mais, nos produzimos mais, nos envaidecemos mais , além do fato de sermos mais percebidos. 

E o que tem haver emagrecer com relacionamentos? Com amor?

Dependendo do ponto de vista tem muita coisa e este acaba sendo um tema polêmico no mundo Gastro, um assunto de certa forma delicado mesmo. 

Há vários relatos de pessoas que findaram seus relacionamentos após o emagrecimento, que optaram por "viver a vida" por assim dizer e aí a questão é o porque disso. 

Ao meu ver se um relacionamento acaba é porque de fato há algo ruim, algo se quebrou, não há mais sintonia, não há mais amor, seja gordo ou magro. Simples assim. 

A perda de peso com ou sem Gastro ten o poder de nos envaidecer e, nesse sentido, pode ocorrer dapessoa até de deslumbrar por emagrecer, se envaidecer demasiadamente, mas se gosta mesmo , se ama, não é o emagrecimento por si só o culpado. 

O tema gera polêmica porque para muitas pessoas se o marido, namorado ou afins estava com você enquanto obeso, é necessário ser grato. E este é o primeiro ponto que não concordo  sobre o assunto. 

Sou casada há quase 16 anos, meu marido me conheceu magra, me viu engordar, sempre me apoiou, cuidou de mim, acompanhou todo o processo pós Gastro, sou grata a ele, mas não é a gratidão que me faz permanecer casada, e sim o amor. E mesmo se um dia eu viesse a me separar isso não tiraria a gratidão que tenho por ele, apenas não daria mais certo , não teria mais amor. Viver com alguém apenas por gratidão não fará bem a nenhum dos dois. 

Há relacionamentos de dominação/submissão em que alguns obesos se vêem ali porque imaginam que nunca mais arrumarão outro parceiro se deixarem o seu e em contrapartida o parceiro usa isso a seu favor, dai a pessoa emagrece e se vê de outro ângulo e separa. Estava certa? Estava errada? Não sei, não posso julgar, só quem vive sabe onde aperta o seu calo. 

Quando a questão envolve não somente sair do relacionamento e sim traição é bem pior a definição do certo ou errado. A pessoa emagreceu e traiu. Ok, a traição não é legal , dói, machuca o outro , mas não posso dizer que o outro é a pessoa mais mau caráter do mundo ou que tudo é culpa da Gastro, o certo é a análise do contexto, a avaliação do todo. 

Quantos casos são relatados de pessoas que quando obesas o parceiro não ligava, colocava pra baixo, traia, mas a pessoa não tinha nem amor próprio para se levantar e que quando emagrecem pulam fora? Para alguns estas pessoas estão certas e para outras são erradas. 

Em outros casos, são relatados um ciúme excessivo do parceiro com o emagrecimento ,a sensação de ser sufocado até chegar ao ponto de separar. E será que a culpa é mesmo da Gastro? 

Bom, não sei se de fato há culpados e não culpados e ao meu ver, as ações não mudam por conta da Gastro ou do emagrecimento seja lá de que forma for, as ações vão mudar por problemas na convivência, por um amor não cuidado, pela falta de diálogo, por deixar cair na rotina. 

O emagrecimento pode mudar o modo como nos vemos, pode influenciar no comportamento, uma vez que, uma imagem melhor tende a nos deixar mais confiantes, mais felizes, mas pelo menos pra mim não mudou meu coração, meus sentimentos. 

Se tiver que apontar mudanças no relacionamento pós emagrecimento só posso dizer que me deixou mais próxima ainda do meu marido, porque me envaideceu, voltou a libido, voltou a vontade de provocar, de seduzi-lo. 

Em resumo, acredito que o emagrecimento tem sua influência no relacionamento, até porque quando mais obeso menos libido, menos autoestima, menos vaidade,  mas deixar de amar, trocar o parceiro, vai além desse fator. Não se pode culpar a Gastro por algo que é tão complexo como o amar, pois envolve a convivência , toda a história de vida a dois, vários detalhes que não apenas eliminar peso pode mudar. 


 






2 comentários:

  1. Oi Lívia! Tenho 3 meses de gastro e muitas dúvidas e anseios sobre a cirurgia. O teu Blog foi um alento para minha alma, pois, assim como você, achei que a cirurgia não havia dado certo, já que muitas fezes sinto fome antes das 3 horas...rsrsrsrsrs Adorei o teu blog e todas as postagens. Ficarei sempre acompanhando.....nunca deixe de postar....Bjusssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, que bom que gostou. A Gastro é um novo mundo pra gente, porque tanta coisa nova. A medida que o tempo passa vamos vendo que a fome volta, que precisamos de muita atenção ao que se come , vamos meio que descobrindo o caminho das pedras , rs rs .

      Excluir

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...