sábado, 25 de janeiro de 2014

2 anos e 5 meses de gastro.. O que vem pela frente?

Quando se pensa em operar, é um medo de morrer ( eu tinha pânico), um medo de não emagrecer tudo, um medo de demorar demais a emagrecer e ai o medo de reengordar, fora outros medos menores como medo de dumpping até.

O tempo vai passando e alguns medos vão com ele dependendo de cada caso, mas até onde consigo ver para quem chega a meta e até mesmo para quem não chegou (o que é pior porque acumula medos) o medo de reganho de peso é o campeão na lista de medos.


Eu estou numa fase tranquila, em que minha oscilação de peso é considerada dentro do normal (oscilo 1 a 2 quilos) e sinceramente , desde muito tempo que realmente nem lembro quando , não desejo  mais emagrecer. Consigo me ver magra, consigo ver no espelho uma imagem normal , algo que eu gosto. 

Neste momento não estou me sentindo na neurose. Não me peso todos os dias, tenho noção das calorias consumidas, mas não conto tudo. Digamos que estou numa fase zen, rs rs .



Entretanto, quando leio sobre os casos de reengorda, quando vejo os depoimentos, quando pesquiso as causas uma coisa fica martelando na cabeça: Será que muitos dos casos de reengorda não ocorreram porque a pessoa chegou nessa fase zen? Será que ao chegar a meta não houve um descuido do tipo agora posso tudo?

Eu me preocupo com a qualidade do que como, busco comer nos horários, busco manter o equilibrio na dieta, me movimentar, exercitar sempre que dá, mas no geral , também como o que tenho vontade, quando tenho vontade , porque não tenho um dia do lixo. Então, quando exagero, começo a me questionar se isso não pode influenciar no aumento de peso, esse sentir-se bem com o corpo, com o peso, imaginar e acreditar que a bariátrica realmente funcionou como algo imutável não é um dos fatores que levam a reengorda.

Sei que algumas pessoas podem pensar que isso é bobagem, que é loucura, que preciso de camisa de força até, isso até mesmo no meio gastro, mas pra mim pensar nessa possibildiade me ajuda a não achar que sou "normal", que posso comer "tudo" o tempo inteiro.

Alguns dizem que após 2 anos de gastro é que se dá início o confronto com o sucesso da cirurgia, porque a bariátrica já fez tudo o que tinha a fazer pelo indivíduo e a partir desde ponto é inteiramente responsabilidade do operado.

Bom, agora são pouco mais de 2 anos, o meu peso está estável desde 1 ano de gastro, sinto mais fome, sinto que as vezes cabe mais do que deveria ou eu gostaria, tenho que continuar controlando a ansiedade para não deixar a compulsão dominar, não há mais os entalos inicais , não há mais os enjoos por determiandos alimentos, não há mais dumpping com qualquer coisa, enfim, agora estou por minha conta mesmo e só espero que eu consiga continuar tendo a consciência de que bariátrica não é milagre e o estado permanente de magreza só depende de minhas escolhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...