terça-feira, 9 de julho de 2013

E QUANDO A FOME BATE ANTES DA HORA?

Apesar de muita gente acreditar que gastroplastizado não sente mais fome (Sim! Tem quem acredite mesmo que vivamos de luz), infelizmente uma hora ela volta com força total e nos faz lembrar o quão difícil é o controle sobre ela.

Na fase inicial da gastro, mais precisamente nos 2 primeiros meses nem temos muito tempo de sentir fome, no primeiro mês então acho que ninguém sente, ou pelo menos deve ser um percentual muito pequeno, porque tomar 50ml a cada 15 minutos não deixa tempo para essa danada aparecer.

Só que fase copinhos não dura pra sempre.........

Daí quando começamos a inserir os sólidos, temos muitas vezes aquela sensação de peso, está tudo meio revirado por dentro e míseros 100 g de comida já deixam a pessoa empanturrada..

Ah! Mas isso também não dura para sempre....

A vida vai entrando no eixo, o organismo vai se habituando e a fome... Ah! Essa volta mesmo...

E como lidar com ela?

Seguir as orientações nutricionais é o primeiro passo. Comer o que é indicado a cada fase, no tempo certo e nas quantidades certas. Isso faz enorme diferença.

E como saber se é fome mesmo ou mania de mastigar? Cabeça de gordo atacando?

Primeiro verificar se está comendo as quantidades indicadas.. Isso Mesmo. Muita gente tem MEDO de comer tudo o que é indicado pela nutricionista, seja por medo de não chegar à meta, seja por medo de engordar e o resultado pode ser uma fome antecipada. Se o recomendado é comer por exemplo, 2 colheres de arroz, 2 de feijão, 1 bife e 2 colheres de salada e comemos somente a metade, com certeza a fome aparecerá antes do tempo..

Verifique sua mastigação.. Quanto mais devagar fizer sua refeição maior será a sensação de saciedade e por maior tempo se prolongará. Além do que a tendência é que comendo rápido você entale, o que fará com que deixe o restante da comida no prato que consequentemente levará a fome antecipada.

Veja se realmente está consumindo tudo o que é recomendado, por exemplo, cortar o carboidrato de uma refeição pode implicar em sentir fome mais cedo.O prato precisa ser balanceado.

Se está consumindo tudo o que é sugerido, e mesmo assim a fome está lá... Tente optar por alimentos integrais, eles demoram mais a ser digeridos e isso ajuda a manter a saciedade elevada.

Não pule refeições e ao identificar o horário em que essa fome fora de hora mais aparece tente diminuir o horário para comer de duas em duas horas.Não é uma regra para todo mundo comer a cada 3 horas, alguns metabolismos ficam bem acelerados após a gastro, e precisa levar em consideração também o modo de vida de cada um.

Além dos alimentos integrais, mix de nozes, amendoim e castanhas ajudam a manter a saciedade, assim como investir em aveia, linhaça, granola, chia e afins.. Vale por exemplo lanchar uma banana pequena com 1 colher de aveia, ou um punhado de castanha.

É importante tentar identificar, diferenciar fome mesmo daquela famigerada vontade de comer. Então se a tal fome aparecer antes de ser convidada vale tomar uma água gelada, um chá de hibisco, um chá de maracujá. Dá um tempinho e ai se não tiver jeito procurar algo mais saudável e menos calórico pra consumir.

O ideal é ter sempre a mão uma opção saudável, com baixa caloria para esses momentos. Se estiver em casa a gelatina diet ajuda super bem. Mas se estiver na rua, lembre-se sempre de ter uma opção na bolsa e aí vale uma fruta, um  chocolate com pelo menos 70% cacau, um suco.

Uma razão muito comum para ocorrer a fome fora de hora é a ansiedade, portanto, em momentos de tensão tenha cuidado, evite acumular bobagens em casa, na mesa do escritório para não correr o risco de enfiar os dois pés na jaca.

E se não resistiu a fome,o que fazer depois?

Bom, se não teve jeito e comeu besteira ou mesmo que tenha comido saudável porém foi a mais da conta, o jeito é retomar de onde parou. Pois é, não adianta chorar o leite derramado e se entupir de alface ou cortar o jantar, o negócio é na refeição seguinte comer a quantidade indicada e tentar o máximo seguir o que foi prescrito.

É uma fórmula?

Longe disso.. Infelizmente não temos uma fórmula que cure a fome descabida, mas temos que pelo menos tentar nos manter focados, nos esforçarmos para que dê certo. Se essa fome está constante vamos buscar ajuda, vamos ver o que precisa ser alterado na dieta, se a quantidade está certa.

O acompanhamento nutricional tem a função de ajudar a nos reeducarmos, e é através dele que vamos observando nossas mudanças alimentares. Entretanto, não basta ir a nutri no primeiro mês e não ir nunca mais porque conforme cada fase depois da gastro há necessidades nutricionais distintas. Lembrando que não vale SEGUIR dieta alheia, a dieta precisa ser personalizada, e no máximo comparada com a de alguém e não a base.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...