terça-feira, 9 de julho de 2013

DIETAS DA MODA.. O QUE DÁ ERRADO?

Quem não quer emagrecer e rápido? Quem não deseja ter um corpo legal com menor esforço?

Na busca pelo peso ideal, pela estética cobrada pela sociedade e por nós mesmo buscamos inúmeras vezes soluções "IMEDIATAS', para brigar contra a balança. 

O problema é que na maioria dos casos a solução é imediata mesmo, funciona por determinado período e só. E Porque?

Bom, quando se trata das chamadas dietas da moda, geralmente estas não seguem uma orientação de profissionais especializados, e não levam em consideração as necessidades nutricionais de cada indivíduo o que a longo prazo pode ao invés de ter o resultado esperado, gerar consequências ruins ao organismo. 

A perda de peso não deve está associada a passar fome, o objetivo não é este, pois passar fome leva a falta de nutrientes e ficar magro e não saudável não é o objetivo. Portanto, a perda de peso significa comer de tudo de maneira controlada para suprir as necessidades nutricionais. 

Em geral, as dietas da moda são muito restritivas, e quando associadas a interação medicamentosa de inibidores de apetite o efeito sanfona pode ser a consequência, pois ao suspender a dieta e a medicação muitas pessoas não conseguem manter o peso, já que não houve uma reeducação.

Antes de optar pela cirurgia adotei inúmeras dietas da moda, além de medicação, emagreci porém era parar e lá estava eu brigando com a balança de novo. Sentia efeitos colaterais como dor de cabeça, tontura, boca seca e tive problemas estomacais. 

E alguém pode perguntar: Você está dizendo que nenhuma dieta dá certo? Que não há resultados positivos e que a bariátrica é o único caminho? 

Não. Definitivamente não significa dizer que toda dieta não dará certo e que somente a bariátrica resolve   porque está também não é milagrosa, entretanto, o que foco aqui analisando hoje a busca pelo emagrecimento "sem sofrimento" e com base no que passei é que é preciso analisar bem a dieta antes de fazê-la, ter consciência de que não há método definitivo no emagrecimento e principalmente que uma dieta com orientação é bem mais eficaz. 

E o que pode haver de negativo em seguir uma dieta da moda? 

Algumas dietas são extremamente restritivas, cortando por exemplo nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo trazendo como consequência a carência nutricional que pode ser percebida na queda de cabelo, na fragilidade das unhas, na pele ressecada, resultados comuns em quem segue dietas restritivas por muito tempo e sem orientação. 

Seguido da carência nutricional as dietas da moda também podem afetar o metabolismo, pois ao deixar de ingerir determinados alimentos ou ingeri-los em pouca quantidade pode fazer com que o metabolismo fique mais lento e o resultado é que o corpo vai se ater as poucas calorias que consome. A dieta sem carboidrato por exemplo, pode levar o indivíduo a sentir fraqueza, uma vez que este é um elemento importante na geração de energia. 

Quando se restringe determinado alimento ou mesmo a quantidade da alimentação por muito tempo, quer dizer, quando a ingestão calórica diária é menor do que a necessidade do organismo o corpo reage e começa a queimar menos, então um dos efeitos das dietas restritivas é que se pode ter uma boa perda no início e depois a estagnação do peso ou mesmo a reengorda. 


E afinal o que pode ser considerado dieta da moda?

São dietas que prometem perdas exageradas em um mês, tipo perder mais de 10% do excesso de peso, dietas que cortam totalmente determinados alimentos como dieta da proteína, dietas que pedem substituições de refeições por suplementações, dietas em que só se pode ingerir sopa, ou somente líquidos, que indicam apenas uma refeição principal, passar horas sem comer e por aí vai. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...