terça-feira, 8 de janeiro de 2013

PERGUNTAS SOBRE A BARIÁTRICA 3

Hoje foi o meu retorno com a nutróloga depois das injeções de noripurum. Bom, como eu já havia postado no dia em que recebi os exames, graças a Deus as taxas estão dentro do normal, muito boas mesmo para o que estavam e a médica me liberou para a plástica. UFAAAAAAAAAAA!

Mas até lá, continuo mantendo a alimentação focada em proteína, principalmente carne vermelha e continuo com o folifer oral para que não baixe nada até operar. Caso eu realmente opere até a segunda quinzena de fevereiro, com 30 dias após a cirurgia os exames serão repetidos e se tiver baixado novamente a ferritina ao ponto que estava entramos novamente com a reposição endovenosa.

Aproveitando que estava no consultório fiz uma pequena entrevista com tirando algumas dúvidas que vejo nos grupos e que tem sido muito discutidas.


Então da série perguntas sobre a bariátrica vamos lá:

1- Todo mundo que faz redução necessita de suplementação?

R- a suplementação é uma forma preventiva, uma vez que, mesmo na SLEEVE, há uma diminuição da absorção de nutrientes. Suplementar ajuda a manter os níveis nutricionais dentro do padrão.

2- Se quem faz a SLEEVE, não tem o desvio intestinal, então porque suplementar?

R- Tudo bem que não há o desvio, entretanto, há um corte no estômago e consequentemente a diminuição do mesmo o que implica em uma menor ingestão de alimentos. Mesmo preservando o duodeno parte do intestino em que a maior parte dos nutrientes como ferro, cálcio e muitas vitaminas são absorvidas devido a ingestão minima de comida com o tempo o organismo precisará repor.

3- Porque não devemos ingerir liquido durante as refeições?

R- se o estômago está reduzido o indivíduo irá ingerir menos comida e se ocupar o espaço com água menos comida será ingerida e consequentemente menos nutriente será absorvido, além do que, o estômago funciona como uma bexiga, ele estica, então você também pode ter o efeito de comer mais que o necessário, ou mesmo o feito da comida voltar.

4- O estômago pode realmente dilatar depois da gastro?
R- isso tem sido muito polêmico no meio médico, teoricamente o que ocorre é que no início da gastro por está tudo mexido, pelo organismo está se readaptando cabe menos comida, e com o passar do tempo, tudo cicatrizado e a fome começando a aparecer a pessoa começa a comer mais, só que pode sim haver um aumento do estômago e uma reengorda fato que está associado aos hábitos do paciente, a como ele encarou a vida com a cirurgia.

5- É verdade que nem todo ganho de peso após a bariátrica pode ser considerado REENGORDA?

r- Sim. Há uma margem de ganho de peso após a gastro que é esperada, gira em torno de 10% do menor peso a que a pessoa chegou e isso é esperado a partir dos 2 anos de cirurgia. Até esse percentual é considerado dentro do padrão, porque há pessoas que perdem mais que o esperado pela equipe médica, há o fator adaptação do organismo, o peso é considerado estabilizado a partir deste tempo.

Por isso é importante manter o acompanhamento para que tenha sempre o monitoramento do peso e das condições nutricionais.

5- Porque algumas pessoas voltam a engordar mesmo os exames mostrando que não houve dilatação do estômago?

R- a Reengorda está diretamente associada ao modo de vida do paciente. Há uma parcela considerável dos operados que com 1 ano de cirurgia por estarem magros simplesmente abandonam o tratamento. Isso mesmo, tratamento, pois a obesidade é uma doença e a cirurgia não é uma cura definitiva pra ela.


6- Há perda de gordura também pela urina?
r- Há sim, porém muito insignificante se comparado com o que se perde nas fezes.

7- O tamanho da redução do estômago é igual pra todo mundo?

R- Não, há estômagos que ficam com capacidade de 50 ml, 20 ml, 30ml ou mesmo 100 ml por exemplo, isso vai variar conforme a técnica, peso a ser perdido pelo paciente e o objetivo da cirurgia. Por exemplo, um paciente que é diabético com imc 35 não pode ter a capacidade do estômago tão limitada quanto a de um paciente com imc 45 mesmo que este não tenha comorbidades.

8- Então como pode haver engorda se come pouco?

R- Ai a questão não é somente a quantidade, mas a qualidade dos alimentos que são ingeridos.

9- De tudo o que comemos quantos por cento é de fato absorvido pelo organismo?
R- Esta é uma resposta que está diretamente associada a técnica e a quanto foi reduzido do estômago e do duodeno. No caso do by pass por exemplo, quanto maior for a redução do intestino, menor será a absorção que pode variar entre 40 a 70% de absorção, sendo que há casos em que o paciente tem complicações e deixa mesmo de ter absorção sendo necessária a reversão do desvio. (casos mais raros).

10- Como funciona a absorção de medicação? O paciente bariátrico tem que tomar dose aumentada, por exemplo, se não absorve tudo?

R- Absorção de medicação depende muito de onde o medicamento é absorvido, se for na parte do duodeno, no caso de pacientes by pass por exemplo, pode sim haver uma redução da absorção e o medicamento precisa ter a dose ajustada, entretanto, se a absorção se der em outra parte isso realmente não é necessário.


ALGUMAS OUTRAS PERGUNTAS JÁ ENCONTRAM-SE RESPONDIDAS NOS LINKS ABAIXO
 http://depoisdagastroplastia2.blogspot.com.br/2012/02/perguntas-sobre-bariatrica.html
http://depoisdagastroplastia2.blogspot.com.br/2012/05/perguntas-sobre-bariatrica-2.html

5 comentários:

  1. Oi Isac, obrigada pela visita. Tenho acompanhado sua evolução, parabéns mesmo .

    ResponderExcluir
  2. Oi querida, eu tbm fui na nutróloga ontem... Adorei suas perguntas e respostas A gente sempre tem mais dúvidas!! Que delicia já chegou a hora da plastica... Boa Sorte! Bjos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lezinha, obrigada. Realmente as dúvidas sempre surgem, na verdade acho que com o passar do tempo só tendem a aumentar.

      Excluir
  3. Olá, estou me preparando para a cirurgia e suas resposta me ajudaram muito! bjoos

    ResponderExcluir
  4. ola tenho esteatose hépatica leve ja estou nos fazendo exames para asim consseguir minha tão sonhada cirurgia bareatrica tenho 1,61 e meu imc é de 37 será que posso mesmo me operar e a esteatose pode melhorar com a cirurgia? Me desejem sorte..Desde já agradeço

    ResponderExcluir

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...