sábado, 26 de janeiro de 2013

OS ALIMENTOS NO COMBATE A ANEMIA


Para quem acompanha o blog ou pelo menos já deu uma vasculhada por aí viu que tenho  tido um cuidado  redobrado com a questão anemia.

A minha luta para me manter fora do quadro de anemia começou mesmo antes da gastro, bem no pré-operatório, pois como era doadora quando estava terminando meus exames e avaliações médicas já comecei o tratamento com folifer por orientação da hematologista para poder operar. Pois bem , essa moça chamada ferritina estava ok, tranquila quando operei e até uns meses após a gastro, só que ai veio a retirada da vesícula e lá de foi a ferritina por água a baixo.....

Agora nessa perspectiva de realizar a plástica até março (assim espero) depois de ter que tomar 10 injeções de noripurum  e manter o folifer , uma tarefa importante é focar minha alimentação ferro, obvio que sem esquecer os demais nutrientes.

A anemia pode ser ocasionada por vários fatores, desde uma má alimentação até mesmo a pré-disposição genética, portanto, existe uma variação,ou seja, tipos de anemia.


  • Anemia Falciforme: Este tipo de anemia é genética e causa a destruição das células vermelhas do sangue e gera sintomas como icterícea, inchaço nas mãos e nos pés, dor em todo o corpo e deve ser tratada com uma boa alimentação, transfusão de sangue e por vezes, penicilina.
  • Anemia Ferropriva: Este tipo de anemia é causada pela baixo consumo de alimentos ricos em ferro ou hemorragias, e é identificada num simples hemograma, seu tratamento consiste na boa alimentação e na suplementação de ferro.
  •  Anemia Perniciosa: A anemia perniciosa é causada pela deficiência de vitamina B12 no organismo, e gera além dos sintomas típicos da anemia, neuropatia e diminuição da concentração de ácido gástrico no estômago, podendo resultar em graves danos neurológicos, se não houver o tratamento adequado.
  • Anemia Aplástica: É uma doença auto-imune onde a medula óssea diminui a produção de células sanguíneas. Seu tratamento é feito com transplante de medula óssea e transfusão de sangue, quando não é devidamente tratada pode levar à morte em menos de 1 ano.
  •  Anemia Hemolítica: Este tipo de anemia produz anticorpos que destrói as células sanguíneas, é mais comum em mulheres do que em homens e gera sintomas como palidez, tontura, marcas roxas na pele, pele e olhos secos e outros. Felizmente ela tem cura e esta pode ser alcanaçada com a toma de medicamentos e por vezes é necessária a remoção do baço.
  • Anemia de Fanconi: De origem genética, caracteriza-se por apresentar sintomas como anomalias nos dedos e na face. Pode ser diagnosticada por volta dos 6 anos de idade ao observar os sinais clínicos da doença. Seu tratamento é feito com transplante de medula óssea e com a toma de imunosupressores.
Para nós gastroplacs a anemia ferropriva é a que bate mesmo em nossa porta e não se pode descuidar porque os resultados não são nada bons. 

Em muitos casos, talvez em uma boa parte dos casos de pacientes gastroplastizados  é necessário a reposição oral do ferro e/ou associada a reposição venosa, para manter as taxas dentro do normal. Entretanto, mesmo para quem faz reposição seja oral ou injetável de forma permanente a alimentação merece toda atenção nesse quesito  e nesse sentido alguns alimentos  são fundamentais no combate a anemia

Em que alimentos apostar?

1- Se tornar o mais  carnívoro possível é o primeiro passo. O principal nutriente que vamos precisar é o ferro, principalmente o chamado ferro heme que é o mais absorvido pelo organismo que é encontrado principalmente nas carnes vermelhas, fígado e outros miúdos,aves e peixes.  Por sua vez, associando o consumo de ferro heme ao não heme, que são encontrados em verduras e folhas verdes escuras e leguminosas é muito importante. 

2-A Vitamina  C é um ótimo antioxidante e ajuda muito a fixar o ferro no organismo, então fica a dica de tomar suco de limão, laranja,acerola junto ao almoço. 

3- Alimentos ricos em Vitamina A porque a sua falta no organismo dificulta o transporte do ferro armazenado no fígado para o sangue, causando danos na formação dos glóbulos vermelho, portanto, consumir alimentos alaranjados ou verde-escuros e vísceras são uma boa pedida.

4- Ricos em Ácido fólico,pois os folatos são substâncias que participam diretamente da formação do nosso DNA  essenciais para a formação dos glóbulos vermelhos e para o transporte e armazenamento do sangue, mantendo uma boa oxigenação no sangue. Alimentos fonte de ácido fólico: folhas verde-escuras, fígado, ovos e gérmen de trigo.

5-A vitamina B12 que atua junto com o ácido fólico mantendo o metabolismo  equilibrado. Pelo fato de esse nutriente ser mais amplamente encontrado em vísceras, carnes, ovos, leite e derivados, a anemia megaloblástica é muito comum em veganos e vegetarianos. Nesses casos, a suplementação é necessária.

6-Alimentos amargos como jiló, agrião, chicória, almeirão e alcachofra, têm o poder de estimular a secreção de enzimas digestivas. Isso facilita a absorção do ferro, do ácido fólico e das vitaminas do complexo B, contribuindo, assim, para o não aparecimento ou combate da anemia. 

7-Alimentos ricos em Cobre.A deficiência de cobre em nosso organismo vai interferir na formação da hemoglobina. Fontes de cobre: ostras, lulas, siris, amendoim, nozes, amêndoas, sementes de girassol, passas, feijão, grãos-de-bico e lentilhas.

Lembramos que o ferro apesar de combinar muito  com os elementos acima citados alguns precisam ter atenção na injestão para não prejudicar a absorção do ferro como por exemplo o  cálcio que na briga com o ferro para saber quem vai ser absorvido esse se sai melhor na disputa desperdiçando por exemplo cerca de 50% do ferro.

Fibras, taninos e fitatos: o consumo em maior quantidade de fibras pode diminuir a absorção do ferro. Já os taninos e fitatos são compostos químicos que se combinam ao ferro, tornando-o insolúvel, impedindo sua absorção. Evite o consumo excessivo de fibras - como pães e massas integrais -, café, chá preto ou chá mate na mesma refeição rica em ferro.  




 Fonte:

 http://www.tuasaude.com/tipos-de-anemia/

http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/13727-combata-a-anemia-com-esses-alimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...