sábado, 22 de dezembro de 2012

FESTAS DE FIM DE ANO E O QUE COMER

Estamos em um período de muitas comemorações, afinal, Natal, Ano novo, as confraternizações de trabalho, faculdade, escola, sem contar ainda aniversários, férias para alguns e aí tudo isso normalmente regado a muita comida e bebida.

E o que fazer? Deixar de ir aos eventos? Definitivamente não é necessário, mas é preciso ter força de vontade, seguir as regras conforme cada fase e se divertir.

Para quem operou recente e ainda está na fase líquida, ai ai ai, talvez seja um pouco mais complicado, entretanto, dá para salvar. Nas confraternizações por exemplo leve sua lancheirinha assim como faz quando vai sair, não fique se deprimindo por não poder comer e pense que no natal seguinte estará magro (a) desfrutando de tudo.

Para quem está na fase pastosa, algumas coisas são ainda muito limitadas, porém indico o mesmo para quem está na fase liquida, ou seja, carregue sua marmita, isso ajuda a evitar a tentação de provar o que não pode.

Para aqueles que estão na fase sólida, mas que precisam ainda perder peso, o negócio é o seguinte: apesar da fase sólida já ter muitas permissões (isso aí mesmo, muitas e não todas se o objetivo ainda é perder peso) é preciso escolher bem o que comer, afinal o estômago também não vai aguentar horrores de comida e ninguém quer colocar o processo em risco. O primeiro passo é lembrar que seja confraternizações, seja a noite de natal ou ano novo, são em geral eventos demorados e aí o risco maior é BELISCAR O TEMPO TODO.

E tem que pergunte: e dá para ficar beliscando? AH SE DÁ. Logo no início come-se menos com certeza, mas apesar de comer menos se comer um pouquinho, der um tempo, cabe mais um pouquinho e por aí vai devido ao que se chama de \EFEITO FUNIL. Portanto, o que fazer?  Primeiro, se é para beliscar ao longo dos eventos, opte pelo que for menos calórico, como por exemplo, frutas. Segundo, ao chegar a refeição principal como a ceia coloque a proteína e depois busque as opções de saladas (considerando a fase, porque a salada crua por exemplo demora a ser liberada por alguns profissionais da nutrição), ai acrescente um pouco de carbo para balancear o prato. Por exemplo, um pedaço de tender com salada de legumes e um pouco de arroz a grega ou farofa.

Se a vontade de beliscar for muita, em geral nas ceias tem castanhas, amêndoas que dão boa saciedade, então arrisque comer um punhado se puder.

Evite bebidas gaseificadas, tente não ir com muita sede ao pote. Quanto às sobremesas, infelizmente em muitos lugares não há a preocupação com algo mais light, se já estiver liberado e não tiver dumpping prove um pouco e veja o que tem de menos calórico como uma mousse de limão por exemplo.

Uma opção muito boa é já sair de casa tendo feito sua refeição, isso mantém um risco menor de exagerar.

Para quem já chegou a meta como eu, ai cabe a cada um determinar como será o limite, porém vale também se permitir liberar um pouco do rigor da dieta, aproveitar a festa e sabendo que isso passa e a rotina tem que continuar.

Lá vou eu para meu segundo natal pós gastro, meta alcançada e muito feliz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...