domingo, 24 de junho de 2012

TRANSTORNOS ALIMENTARES: DA OBESIDADE À ANOREXIA

 Hoje vendo a reportagem da rede record ( http://rederecord.r7.com/video/mulher-com-problemas-alimentares-corre-%20%20risco-de-morrer-4fe7cd486b710dbcfaf82f25/) sobre a garota inglesa que de obesa passou ao estado de anoréxica, esta outra matéria (http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/mulher-obesa-faz-dieta-maluca-fica-anorexica-quase-morre-3329967.html). Me vieram vários questionamentos. O que deu errado? Como é possível chegar a dois extremos? Como evitar? Onde dá para identificar a perda do controle?
Quando estava me preparando para operar a coisa que eu mais fazia era pesquisar e conversar no consultório com quem já havia operado para tentar entender como funcionava. E nesses dois anos que antecederam a gastro conheci alguns casos ruins, de bulimia, de pessoas que voltaram a engordar, de óbitos, mais somente um que se tratava de anorexia.. 

Como prioridade para esta cirurgia coloquei o fator psicológico. É imprescindível está bem, ter consciência dos prós e contras e ficar em alerta sempre. Transtornos alimentares são problemas sérios e muitas vezes passam desapercebidos até que cheguem a extremos ou de obesidade ou de extrema magreza. 

Vivemos uma ditadura da moda, do corpo, da magreza e tudo isso para quê? por quê? Para darmos uma satisfação à sociedade, para não sofrermos o preconceito ao entrar numa loja, ao passar na catraca no ônibus, ao entrar num restaurante e todos olharem seu prato, enfim, por inúmeros motivos.  

No mundo inteiro são milhares de pessoas tomando inibidores de apetite, fazendo as dietas mais malucas possíveis, os tratamentos mais avassaladores ou se submetendo à gastroplastia, e o que a maioria esquece é que o importante é saúde. Não há uma boa vida, não há beleza, não há riqueza, não há nada se não estivermos saudáveis física e mentalmente. 

A palavra de ordem para tudo na vida, provavelmente é equilíbrio. 




Segue o link sobre transtornos alimentares, tipos e sintomas: 

http://gballone.sites.uol.com.br/temas/alimen_inde.html





Um comentário:

  1. Nossa, fiquei impressionada com a reportagem da moça britânica, que passou de um extremo ao outro, tive medo, fiz cirurgia a 3 meses, e bem no domingo que assisti a reportagem, qdo fui jantar me deu vomito do nada, só tinha colocado duas garfadas na boca, e depois não comi mais nada.

    ResponderExcluir

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...