sexta-feira, 22 de junho de 2012

A IMPORTÂNCIA DO CARBOIDRATO NA DIETA


 
Quando se fala em dietas, a ideia geral é cortar os carboidratos e isso acontece também entre os gastroplastizados. Mais há um porém aí, pois os carboidratos são a nossa principal fonte de energia, ou seja, é o que nos dá força para realizar atividades corriqueiras como andar, correr e trabalhar. Os carboidratos, assim como todos os alimentos  podem engordar se consumido em excesso.
Dentre as diversas funções desempenhadas, está a de promover a nutrição das células do sistema nervoso central, pois o corpo utiliza todos os artifícios para manter essas células alimentadas, uma vez que o suprimento de glicose não pode parar. Então, quando suspendemos a ingestão de carboidratos o corpo busca nas proteínas a energia necessária e aí temos um efeito nada desejável que é a perda da massa muscular.
Um estudo realizado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, demonstra que dietas pobres em carboidratos e ricas em proteínas pode promover danos às artérias, causando maior risco de doenças cardiovasculares, como infartos e derrames. Os pesquisadores acreditam que isto pode ocorrer, pois pode afetar o modo como as células da medula óssea retiram os depósitos de gorduras das células.
O consumo de carboidratos deve preferencialmente ocorrer a partir de alimentos que associem amido e fibras, quer dizer, alimentos integrais.
No caso dos exercícios físicos ele fornece a energia durante as atividades e é muito importante no período de recuperação pós exercício, ou seja, a falta de carboidrato na realização de exercícios pode causar cansaço e fadiga. O ideal de acordo com algumas pesquisas é que o consumo de carboidrato faça parte de 50% da dieta diária, isso para o caso de um indivíduo sedentário, porque para atletas o consumo deve ser maior.
Quais são os alimentos ricos em carboidrato?
Arroz, batata, massas em geral, mandioca, pães, bolachas, aveia, granola, cereais matinais, barras de cereais, frutas e legumes são excelentes fontes de carboidrato.
Vale lembrar que, além do carboidrato, esses alimentos também fornecem para o nosso organismo alguns outros nutrientes, como vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina A.
Lembrando que, de preferência, arroz, pães e bolachas devem ser consumidos em sua versão integral, fornecendo assim um aporte maior de fibras à nossa alimentação.


Fontes: 





Um comentário:

  1. meu nome é maurício, adorei estas informações, e com certeza somaram-se no meu aprendizado.
    quanto ao livro, seria interessante comprar.
    meu e-mail é josemms@ig.com.br.
    o bem da verdade é que temos que procurar nos informar-mos, haja visto que nossa máquina maravilhosa(corpo humano)não vem acompanhada de uma manual para utilizarmos com maior desempenho.
    muito grato pela atenção, quero aprender mais.
    saúde e vida lonnnnnnnnnnnnnnga para todos.
    fuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuui!

    ResponderExcluir

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...