quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Não quero mais emagrecer.. Pode isso produção?

Há alguns meses venho lendo postagens em grupos, blogs e afins e mesmo fora do meio bariátrico e sempre me deparo com a frase: quero emagrecer, ou quero perder pelo menos uns 2 quilinhos.

E para minha surpresa me dei conta de que, pela primeira vez em anos, eu não quero emagrecer mais. Ah! Quem diria, mas é bem a verdade, não quero mais perder um graminha sequer, não quero mudar o peso, não desejo nem mesmo perder meio quilo. Parece loucura, principalmente para quem veio da obesidade, mas estou tranqüila mesmo com o peso.

 Tenho mantido esse peso desde que completei 1 ano de gastro e gosto dele. Lógico que tem os dias da neurose em que acordo e olho no espelho e dai penso que engordei , mas basta subir na balança, colocar o jeans e tudo fica certo. Lógico que o medo de engordar está presente e quero que esteja porque ele é o meu freio, porém pela primeira vez em anos simplesmente se sentir tranqüila em relação ao peso é muito bom, é uma sensação ótima.

 Não estou satisfeita com o corpo porque quero as plásticas, acho que posso ser mais determinada e malhar mesmo pra melhorar, entretanto, mesmo tendo as pelancas, mesmo desejando essa melhora estou feliz com o que vejo , com o resultado que obtive. E fico mais feliz ainda porque a gastro normalmente está associada a distorção da imagem e isso pode ser muito ruim pois a tendência é que nos vejamos gordos ainda, não da mesma forma, mas sempre com algo a perder e quando chegamos ao patamar em que nós sentimos satisfeitos com o peso e nos vemos magros significa que psicologicamente estamos no caminho da estabilidade da imagem.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

MEU CARDÁPIO

Uma das curiosidades sobre a gastro é o que comemos, se vamos comer feito passarinho, o que pode e o que não pode, então resolvi ir fotografando algumas das minhas refeições e montar um cardápio para que vocês tenham uma noção da alimentação. 

Eu tenho 2 anos e 3 meses de gastro e hoje minha ingestão diária de calórias está em torno de 1500/1600 calorias. Busco balancear os pratos, equilibrar as gordices, porém como bem e venho mantendo o peso desde 1 ano de cirurgia quando cheguei a minha meta de peso que atualmente está 55/56kg. Então vamos lá.

                                                     OPÇÕES DE CAFÉ DA MANHÃ


Opção 1
Salada de frutas(1/2 kiwi, 1/2banana, 12/maçã, 1 laranja, 1/2 fatia de melão), pão de forma, 150 ml de leite desnatado, omelete de clara recheado com ricota e requeijão. 

Opção 2 
10 uvas, batata doce, cappuccino diet, 1 fatia de peito de peru


Opção 3
suco de maracujá(cerca de 150 ml) , 1 fatia de melão, 1 pacote de torrda magic toast e 1 fatia grossa de ricota amassada e temperada com sal, azeite e orégano.


                               

Opção 4
1 banana com 1/2 colher de sobremesa de leite em pó e fibras, 1 iogurte, 1 fatia de muçarela e biscoito água e sal integral com gergelim.


As opções de café da manhã eu as vezes também utilizo no jantar, normalmente nos dias mais corridos, ou que realmente o apetite não está muito para carnes ou algo mais pesado.

                                                             OPÇÕES DE ALMOÇO

                                              

Opção 1 
Empadão de frango, macaxeira(aipim, mandioca) frita, salada de brócolis, grão de bico, abobrinha, feijão verde, couve-flor e beterraba 


Opção 2
Carne grelhada, frango cremoso, batata gratinada, salada


Opçao 3
Arroz tipo baião de dois, salada verde, farofa e fígado

Opção 4
2 colheres de sopa de arroz, 2 de feijão, peito de frango grelhado e salada verde

No almoço em casa a medida é basicamente 2/3 colheres de arroz, 2/3 colheres de feijão, 1 bife do tamanho da mão e salada verde a vontade, se a salada for de legumes ai são 3 colheres. Vou tentando variar o máximo. Em self-service como entre 300/350g.


                                                               OPÇÕES DE JANTAR


Opção 1
Salada quente e fria (coloquei a receita no blog)


Opção 2
Salada de alface, tomate cereja, pepino, manga, pimentão, azeitona, gergelim. atum e ricota

                          Opção 3

Macarrão ao molho de ervilhas e queijo

Opção 4 
salada verde e omelete de claras e requeijão

Opção 5
Salada de frango(tipo salpicão)

Opção 6
Salmão grelhado, arroz e salada

No jantar eu tento evitar o carboidrato as vezes, depende do que comi no almoço, se fiz alguma gordice. Em geral, eu tento optar por uma salada, porém tem que ter uma proteína. Vale também repetir o almoço ou usar uma opção do café da manhã. Normalmente deixo para comer doce no almoço e /ou no jantar, pois foi uma dica da nutri que me ajudou muito por dois motivos: 1 evita o dumpping porque já tem algo no estômago e 2 porque comer o doce após a refeição vai fazer com que eu coma menos quantidade.


                                                         OPÇÕES DE LANCHES
                                             
                       
               
Opção 1 
COCA zero, empada de espinafre e sanduíche 

                              

Opção 2
Risole de camarão e suco de laranja

Opção 3
banana com canela, cacau em pó, adoçante culinário e activia

Opção 4
Smoothies de banana, salada de frutas e torrada com requeijão



Opção 5
torrada multigrãos, ricota temperada, tomate e suco de maracujá 

Opção 6
salada de frutas

                             

Opção 7
castanhas 

                                 

Opção 8
picolé de frutas 

                                

                                                                      Opção 9
                                                                   Iogurte Danio 

                             


                                                                     Opção 10 
                                                            Açaí com farinha de tapioca 


Os lanches tem uma boa variedade também, alguns podem servir como sobremesa .

Eu incluo chocolate, bolo, enfim vou variando mesmo , fico atenta a quantidade, qualidade e em balancear para não ultrapassar muito o limite calórico.



segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Sugestão de salada

As saladas podem ser uma ótima opção para o jantar, e o melhor que podem ser completas. Para hoje fiz uma salada mista, parte crua e parte cozida. Ficou muito ,muito boa.                                    


 Ingredientes: 1/4 de chuchu, 1/2 cenoura, 1/2 batata pequena , 1/3 de abobrinha pequena, alface americana, 6 ovos de codorna, 1 fatia grossa de abacate, 1/2 tomate e 2 colheres de sopa de pepino picado. Orégano , 1 colher de sopa de maionese, sal a gosto, limão a gosto e um fio de azeite.        


 Modo de preparo: primeiro corte o chuchu, a batata, cenoura e abobrinha em cubos, então coloque pra cozinhar no vapor prestando atenção para que cozinhem mas fiquem firme( lembrando que a abobrinha cozinha bem rápido). Reserve. Pique o quanto baste de alface e coloque no prato, então coloque pepino e tomate picado, dai pegue as verduras que estão reservadas e tempere com a maionese, sal, azeite e limão então coloque no centro do prato, acrescente os ovos de codorna , o abacate, salpique orégano, decore com azeitona ou salsinha e bom apetite. 

terça-feira, 5 de novembro de 2013

EM TERRA CAPIXABA COMENDO SEM CULPA

Esse fim de outubro fui passear pelas terras capixabas e gente do céu, comi horrores, mas comi mesmo.. (pensei até que o estômago dilatou kkkkk). Provei tudo o que vi, sem me preocupar com calorias, com peso, com o resultado final.

Pela primeira vez após a gastro (2 anos e 2 meses) eu realmente não me preocupei com dieta, com meta, com o que colocava para dentro, isso até chegar em casa, já que cheguei na segunda que é o dia que sempre me peso. E para minha surpresa, não aumentei nem 1 kg, ou seja, uma oscilação de peso dentro do normal , o que geralmente oscilo.

E aí me faz pensar.. Nossa! Como nosso organismo é maluco, como nosso corpo nos sacaneia as vezes. Quando estamos contando as calorias, nos matando na academia, fazendo das tripas coração para chegarmos a meta até o vento nos engorda e aí quando desligamos um pouco , ou mantemos ou até emagrecemos.. Parece piada, definitivamente. rs rs

Gente, óbvio que não dá para fazer isso sempre, sair por aí se desligando do que come (ok que andei muito, fiz muita caminhada batendo perna pra conhecer lugares e isso ajudou no resultado pós viagem), mas vez por outra vale a pena sair do estresse que temos de seguir dieta(SIM, ao contrário do que muita gente pensa, gastroplastizado tem dieta, não é só operar e eis o milagre), vale a pena enfiar um pé na jaca (rs rs rs), ou como no meu caso se enfiar na jaqueira.. Dá um choque no organismo, lógico que obedecendo as fases, pois não dá pra descuidar dessa forma na dieta líquida\pastosa, aliás mais precisamente isso não é legal de fazer nos primeiros seis meses.

Sei que muitos têm o discurso que operam para ter uma vida normal, para comer o que quiser, só que infelizmente não é bem assim que a banda toca, se vacilarmos lá está o ponteiro da balança andando e andando rumo a obesidade novamente, mas o que quis colocar com esse post é que existem as exceções, existem os momentos em que extrapolamos e que não necessariamente vamos aumentar de peso por isso, desde que entendamos que EXCEÇÃO NÃO PODE SER A REGRA.


MINHA MODA, MEU ESTILO

Está acima do peso dificulta, entre tantas coisas, o modo como nos vestimos. Eu sempre gostei de moda, de misturar, de ver tendências. Nada de maneira exagerada, nada dessas coisas de usar somente o que dita a moda, até porque nem tenho dindim pra isso e muito menos vivo em um local com estação do ano definida para usar roupas conforme coleções rs rs.

A mudança no guarda-roupa é inevitável, com 6 meses de gastro eu já tinha perdido tudo, mas fui comprando aos poucos, selecionando peças que combinassem entre si, vendo o que podia ser coringa e, principalmente, escolhendo aquilo que escondesse as pelancas, que favorecesse meu corpo. Somente quando cheguei a meta foi que realmente fui mudando o guarda-roupa e essa é uma sugestão que dou: NÃO COMPRE MUITAS PEÇAS ENQUANTO PERDE PESO.

Vá tentando apertar o que dá, compre o minimo possível, mesmo tendo a empolgação da perda de peso, sei que dá vontade de vestir tudo o que cabe, mas economicamente falando não compensa, porque perde-se muito rápido.

Uma coisa que sempre amei, mas que não me permitia usar por exemplo eram longos, saias, vestidos longos hoje são bem presentes nos meus looks.






BROWNIE MR. BEY

Eu não sou muito fã de Brownie, mas provei essa marca e achei bem saborosa. Para ficar menos engordativo eu não usei sorvete, substitui por uma colher de sopa de iogurte grego (congelo para dar uma consistência de sorvete) e fiz uma calda com cacau em pó, leite desnatado e adoçante culinário. A embalagem vem com 6 unidades e cada uma tem 261 calorias, ou seja, é um tanto gordice, mas vale a pena para o fim de semama, ou aqueles dias de TPM. 

Agora a dica fica por conta da torta holandesa dessa marca.Gente, é show de bola mesmo, um pouco menos calórica que o Brownie e com ótimo sabor. Vale a pena.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...