terça-feira, 22 de julho de 2014

Biomassa de banana verde

Como boa de boca que sou e curiosa que ando pela tal culinária funcional que citei no post anterior, um achado incrível foi a biomassa de banana verde, que nada mais é do que a polpa da banana verde cozida.

                               



E porque a biomassa é tão queridinha do momento? 

                                 


Dentro dos alimentos funcionais a biomassa é um composto com baixo valor glicêmico e pouco calórico que ajuda no processo de emagrecimento ou de manutenção do peso e que tem a vantagem de se ajustar bem a muitos outros itens sem influenciar no sabor, pois não tem sabor de banana. 

A biomassa substitui bem o leite condensado, creme de leite, leite e maionese na preparação de alguns pratos. Vai bem em preparos doces e salgados. 

A banana verde quando cozida apresenta um amido resistente com ação semelhante a fibra e por ser resistente ele não é digerido e nem absorvido, então o que tem de açúcar e gordura na alimentação ela dificulta a absorção 
Age como protetora do intestino pois as bactérias probioticas usam como fonte de energia. É rica em vitamina A, B1, B2, fósforo, potássio, magnésio , sódio. 

A biomassa pode ser encontrada em lojas de produtod naturais, mas pelo menos aqui em São Luís fica muito caro comprar e fazê-la em casa é bem fácil e rápido. 

Receita de biomassa 

6 bananas 100% verdes. 

Modo de preparo

Coloca água numa panela de pressão que dê para cobrir as bananas e coloque a água para  ferver. 
Enquanto isso com uma faca separe as bananas da penca. Cuidado para não deixar aparecer a polpa. Lave as bananas com a água e sabão e enxágüe bem. 
Coloque as bananas na água fervente. Tampe a panela de pressão. A partir do momento que pegar pressão conte 10 minutos. Passado o tempo apague o fogo e sem abrir a panela deixe mais 10 minutos as bananas. Elas terminam de cozinhar. 
Passado o tempo, retire o resto da pressão, abra a panela e vá tirando as bananas. Com o auxílio de um talher retire as bananas da casca e passe no liquificador ou processador. 
As bananas tem que ser passadas ainda quente, é o que faz conservar as propriedades. 
Para ajudar a passar as bananas pode colocar um pouco só de água mineral quente ( não pode ser a água que cozinhou as bananas, pois esta tem tanino). 
Bata bem até que fique homogênea. 
Coloque em um pote. Usando banana nanica da mais ou menos 300g de biomassa. 
Ela pode ficar na geladeira por 3/4 dias ou pode ser congelada por até 3 meses. 

Para o descongelamento tire do freezer e deixe na geladeira para que descongele. 

A biomassa quando refrigerada fica mais densa, mais dura , então antes de usá-las nas receitas você pode colocar um pouco de água pra aquecer de misturar a biomassa. 

Se buscar em sites voltados a dieta Vegetariana, celíaca e zero lactose, além de receitas fitness há muitas dicas de uso e receitas. 

A medida que for testando vou postando e colocando minha opinião. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...