domingo, 20 de julho de 2014

Alimentação funcional

Alimentação saudável faz bem pro corpo, pra pele, pra vida e até pra alma, já que com os resultados de uma boa alimentação até nosso humor melhora, nossa disposição, tendemos a ficar felizes. 

Na busca por um corpo melhor, por mais saúde e consequentemente por mais longevidade muito tem se falado de alimentação funcional. E o que seria? 





De acordo com o Ministério da Saúde a alimentação funcional diz respeito ao uso de alimentos ou ingredientes que produzem efeitos benéficos à saúde além de suas funções nutricionais básicas. Na alimentação funcional uma das ideias é diminuir o risco de doenças como diabetes e câncer, por exemplo, ou controlar colesterol e triglicerídeos, prevenir o envelhecimento precoce, melhorar a função digestiva, além de manter um peso saudável.



Em geral, a alimentação funcional indica maior consumo de vegetais, frutas, cereais integrais, sementes na alimentação. 

Mais e ai, toda alimentação boa não é funcional? Todo alimento desde que nutra não tem sua função cumprida? Tipo, basta comer uma boa salada, carne grelhada e arroz integral?

Para ser considerado um alimento funcional é necessário que as substâncias, fisiologicamente ativas, como omega 3 por exemplo, estejam presentes no alimento em quantidade suficiente e adequada para produzir o efeito desejado. Logo, nem toda alimentação ´pode ser dita como funcional.

O princípio é potencializar a absorção de nutrientes e buscar prevenir determinadas doenças ou ajudar no tratamento. No Brasil, alguns alimentos como leite tem sido enriquecidos com Vitamina C, A, D agregando valor nutricional e até ferro para combate a anemia. 

De maneira geral, a industria tem oferecido cada vez mais opções de alimentos enriquecidos, porém o melhor mesmo é fazer o máximo possível para consumir os alimentos funcionais da forma mais natural possível, primeiro porque exclui os conservantes da industria, além do fato de determinados nutrientes serem perdidos no processo de industrializaçõ e segundo por ficar muito mais barato, então vale produzir leite de soja, tofu, leite de amêndoas, fazer seus cookies, enriquecer iogurtes com linhaça, chia, consumir sementes de girassol, etc. 

Vale lembrar que o benefício dos alimentos funcionais ocorre com o consumo regular, pois seus resultados dependem de uma dieta equilibrada. Além da inserção dos alimentos funcionais na dieta, dependendo do estilo de vida (vegetarianos) e/ou necessidade (celíacos, intolerantes a lactose) excluem ou reduzem a carne vermelha do cardápio e também o glúten. 

Lista com alguns compostos considerados funcionais







Exemplo de cardápio funcional







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...