domingo, 29 de julho de 2012

ABAIXO O CONHECIMENTO ABSOLUTO!

A relação com a comida é diferente para cada indivíduo, uns comem horrores e tem um metabolismo mega rápido e continuam sempre dentro de um IMC saudável, outros comem nem tanto assim mais possuem uma facilidade ímpar de engordar mais que com um pouco de exercício, um fechar de boca aqui e outro ali rápido voltam ao peso ideal e há os casos que o controle sobre a comida não existe, como o meu que necessitei recorrer à bariátrica.

Ok, bariátrica realizada, peso ideal alcançado, tentando todos os dias permanecer uma ex gorda. Mais isso me faz um ser conhecedor absoluto sobre a bariátrica? Me permite julgar, apontar o dedo ou condenar alguém? Evidentemente que não.

O fato de conhecer o processo não me faz uma expert no assunto. Todos os dias surgem novas pesquisas, com o passar do tempo adaptam-se as técnicas, cada organismo reage de uma forma, então como conhecer e saber tudo? Impossível.

O porque deste post gente é para lembrar que estar magra, sim, porque a obesidade fica apenas latente, não pode me subir a cabeça.

Participo de alguns grupos e vejo pessoas que operaram e condenam tudo como se jamis cometessem seus pecados gastronômicos e o pior, pessoas que nem passaram pelo processo apontando o dedo quando alguém diz que comeu isso ou aquilo.

Pensamento de gordo é ruim sim, a luta é árdua e diária, porém apesar de necessária não deixa de ter tréguas. Quando optei por operar, optei também por me reeducar e a reeducação inclui comer o que se gosta, inclui se permitir viver socialmente, inclui reaprender a comer.

Se houvesse um conhecimento absoluto sobre obesidade ninguém engordava e isso é um fato. A vida é feita de escolhas e de consequências. Eu escolhi ter uma nova chance, escolhi reaprender a comer, mais não escolhi me privar de tudo o que gosto. Hoje, alimentos gordurosos não me caem bem, graças à Deus, mais os doces que infelizmente não tenho dumpping descem muito bem, então o que tenho a fazer é controlar.

A relação com a comida para os obesos quando em abstinência é parecida com a abstinência de álcool, por exemplo, pois o organismo sente falta e aí quando a pessoa volta a usar a tendência é abusar. Daí a necessidade de não privar, mais sim moderar.

Sempre a melhor opção é o alimento sem o açúcar, sem a gordura, mais se a vontade vier e comer um dia você sacia sua vontade e pronto. Isso só não pode se tornar uma rotina. E aí algumas pessoas perguntam: e o risco de voltar a comer demais? Bom, não se come como passarinho para sempre depois da gastro, não adianta dizer que aquele ou este alimento engorda, porque tudo pode engordar, com exceção de água, então esse é o papel do acompanhamento psicológico, da força de vontade de cada um.

Sempre digo que é fundamental seguir as recomendações médicas e nutricionais, fazer o acompanhamento certinho e aí com o tempo mesmo muitos alimentos até deixamos de sentir falta, principalmente porque a tendência é nos acostumarmos a comer melhor, a comer para viver e não viver para comer.

Equilíbrio é fundamental para a vida e não só para lidar com as compulsões alimentares. Fácil? De forma alguma, mais possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...