quinta-feira, 27 de setembro de 2012

VITAMINAS DO COMPLEXO B

Com a gastroplastia a absorção de muitos nutrientes mudam e uma dessas mudanças refere-se as vitaminas do complexo B.

Várias doenças decorrentes de deficiência vitamínica estão relacionadas a falta de vitamina B que é um   complexo de oito vitaminas B: B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12, onde muitas delas participam como coenzimas em processos celulares importantes, onde o sistema nervoso, o sistema digestivo e até mesmo os glóbulos vermelhos do sangue dependem da ingestão de vitamina B através da dieta.

Portanto, bons níveis de Vitamina B ajudam a manter o metabolismo saudável, a melhorar o sistema imunológico e nervoso, a manter um bom tônus muscular e a pele saudável, promovem o bom crescimento e ajudam na divisão celular, além de auxiliarem no combate ao estresse, depressão e doenças cardiovasculares.

Com exceção de quem fez a redução utilizando como técnica o Sleeve ( ainda não há pesquisas suficientes que comprovem que com o tempo não será necessário repor)  em que não há o desvio do intestino, outras técnicas de redução necessitam fazer a reposição de vitamina B como no by pass, seja tomando somente o Centrum (ou outro complexo vitamínico), seja através de injeções.

A função de cada vitamina do complexo B e os problemas causados pela deficiência:


  • B1 (Tiamina) tem como função estimular o apetite, na formação do sangue e produção do ácido clorídrico, ajuda no desenvolvimento corporal e no bom funcionamento do sistema nervoso e dos músculos. O excesso dessa vitamina não causa mal ao organismo porque é eliminada pelas fezes não havendo acúmulo, entretanto, sua falta pode causar beribéri, além de depressão, fadiga, anorexia, instabilidade emocional e insuficiência cardíaca. 
          As principais fontes de B1 são ovos, arroz integral, castanha do Pará, cereais integrais, feijão e peixes. 
  •  B2 (Riboflavina) atua  no metabolismo de enzimas e células nervosas, equilíbrio da pele e saúde dos olhos. É fundamental para o processo metabólico de gorduras, carboidratos e proteínas. A carência desta vitamina pode causar estomatite, catarata, gengivite, dermatite. 
          Encontramos vitamina B2 em alimentos como abacate, amendoim, castanhas, lêvedo de cerveja, nozes, leite, carne, ervilhas e verduras.
  •  B3 (Niacina) é importante para ajudar a reduzir o colesterol, dá equilíbrio ao sistema nervoso e bom funcionamento do sistema digestório e também da pele. A falta pode causar insônia, cansaço, irritabilidade, manchas na pele. 
          Alimentos como fígado, levedura de cerveja, carnes magras, ovos, leite, amendoim, castanha do pará, fígado, frutas secas, tomate e cenoura são boas fontes dessa vitamina.

   
  •    B5 (Ácido Pantotênico) importante para a formação de anticorpos, metabolismo de proteínas, produção de hormônios suprarrenais, atua contra o estresse. Sua carência pode provocar artrite, alergias, estresse, retardo de crescimento, queda de cabelo, envelhecimento precoce.
           Temos como fonte  ervilha, feijão cogumelo, ovos, gérmen de trigo, melado, salmão.
  • B6 (Piridoxina) responsável pela produção de células sanguíneas, metabolismo dos aminoácidos, funcionamento do sistema nervoso e saúde da pele. Tem grande participação na boa saúde. Sua falta provoca baixa imunidade, caspa, anemia, lesões na boca, náuseas e gengivite. 
          Fontes dessa vitamina é o levedo de cerveja, farelo de trigo, leite, arroz integral, aveia, cereais integrais, batata, melão.

  • B7 (Biotina) atua do processo de gliconeogênese, participa da síntese de purinas, participa da formação da pele, metabolismo de carboidratos e proteínas. Sua carência pode ser responsável por alopecia e dermatite seborreica (em bebês de menos de oito meses), dores musculares, dermatites, palidez, calvicie e flacidez.
          É importante consumir alimentos como  fígado de galinha, fígado de boi, levedo de cerveja, gema de ovo crua, leite, nozes, gérmen de trigo, amendoim e aveia.

   
  •  B9 (Ácido Fólico) importante para prevenção e tratamento de alguns tipos de anemias, saúde dos espermatozoides, saúde do feto durante a gravidez, controle da pressão sanguínea. Sua falta pode ser responsável por  apatia, anorexia, anemias, cansaço, dores de cabeça, fraqueza mescular, insônia.
           Encontramos vitamina B9 em  verduras de folha verde, vísceras de animais, frutas secas, legumes, levedura de cerveja e grãos integrais.

  
  •  B12 (Cobalamina) é fundamental para o metabolismo das proteínas e no combate à anemia, sendo que carência de B12 pode provocar alterações neurológicas, anemia, distúrbios no sangue.
          Importante apostar em alimentos como  cereais integrais, levedo de cerveja, vegetais verdes, leite, ovos, peixes, batata.

   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...