domingo, 16 de setembro de 2012

COMER DE FORMA SAUDÁVEL PODE CABER BEM NO BOLSO

Uma pergunta que sempre recebo e que vejo muito nos grupos que participo refere-se aos custos que temos com a gastroplastia. E lógico que DIMDIM, é uma coisa que não dá em árvores e, portanto, preocupa muita gente.

A resposta para essa pergunta pode até ser bem complexa, mas no geral, se gasta bem menos.

A maioria dos obesos possuem senão uma, várias comorbidades: pressão arterial elevada, diabetes, problemas ortopédicos, reumáticos, cardiovasculares, e por aí vai, então gasto com medicação tende a ser MUITO elevado.

Aí vem a pergunta: Mais e o centrum e a necessidade de outros suplementos vitamínicos? Bom, saem bem mais em conta, pois o Centrum, mesmo comprando a um custo de R4 120,00 ele tem durabilidade de 4 meses, o que saí mais barato que muitos medicamentos que são comprados mensalmente.

Em alguns casos há necessidade de reposição de cálcio, ferro, vitaminas do complexo B, isso é fato, contudo, em geral são medicações de preço acessível, sendo que ainda temos o SUS que fornecem alguns medicamentos.

Se considerarmos o gasto com alimentação, surge então uma outra questão: Mais comida light e diet não é caríssima?

A resposta nesse caso é uma pergunta (rs). E quem disse que gastroplastizado só vai comer light e diet para o resto da vida? A fase inicial da dieta requer muitos cuidados sim, um investimento digamos maior nesse tipo de produto, porém precisa ser levado em consideração que come-se muito menos e nem tudo necessariamente precisa ser comprado, podemos usar sucos naturais, papinhas de frutas naturais, selecionar o que for mais barato, por exemplo, entre queijo minas e ricota ficar com a segunda opção e por aí vai.

Gastos com roupa, esse então é outra realidade. Normalmente as lojas convencionais não tem tamanhos tão grandes e aí as lojas especializadas vendem bem caro. talvez esse tenha sido meu gasto maior, perdi meu guarda-roupa inteiro, só que até perder algumas coisas podem ser customizadas, você pode fazer um bazar, por exemplo, só que com o peso certo você consegue comprar em qualquer lugar, aproveita promoções, é muito bom.

Alguns obesos possuem muitas dificuldades em se locomover, não passam na roleta do ônibus, precisam pegar um taxi ou depender da carona de amigos, o que com peso a menos muda por completo.

E exercícios? Gente! tem praia, tem rua, pode correr, fazer caminhadas, baixar vídeos na net, fazer pesos em casa, andar de bicicleta, pular corda. Opções existem.

E aí somando melhora na autoestima, melhorias na saúde, aumento na expectativa de vida, isso sim não tem preço.

Essa é uma comparação de que ao fazer compras é importante não se basear somente em constar light e diet no rótulo. O atum da esquerda não tem light, porém é menos calórico e muito mais barato.

Um pouco de tempo a mais no supermercado lendo ajuda bastante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...