quinta-feira, 6 de setembro de 2012

O PESO IDEAL, UM NOVO JEITO DE MEDIR


A preocupação com o peso é constante para a maioria dos mortais e até então quem determinava se estávamos ou não com o tão sonhado peso ideal era nosso nem sempre amigo IMC -Índice de massa corporal.

Porém, estudos evoluem e pesquisadores da universidade da Califórnia criaram um novo método para medir a quantidade de gordura no corpo que se baseia no tamanho dos quadris. Isso mesmo, agora imaginem quantas brasileiras serão passarão de gostosas a gordinhas com o novo método.

O IAC - Índice de Adiposidade Corporal, como é chamado o novo método considera que quanto maior for o tamanho do quadril em relação à altura do indivíduo maior será a tendência à obesidade.

Enquanto o IMC relaciona peso e altura mostrando apenas o volume que a pessoa tem, ou melhor o quanto de massa tem distribuída pelo corpo, o IAC  já diferencia a massa gorda do restante do tecido, a massa magra, porém assim como o IMC precisa de toda uma avaliação clínica associada para determinar realmente as condições clínicas do indivíduo.

Para calcular o IAC é o seguinte: você divide a medida da circunferência do seu quadril pela sua altura multiplicada pela raiz quadrada da sua altura, diminuindo 18 do resultado final. Vamos fazer um exemplo: 1,60 de altura, 80cm de quadril

IAC = [ 80/ (1,60 x √1,60) ] – 18 = [ 80/ 2,016 ] – 18 = [39,68] – 18 =  21,68

Como interpretar o resultado:
Adiposidade NormalSobrepesoObesidade
Homens8 a 2021 a 25Acima de 25
Mulheres21 a 3233 a 38Acima de 38



COMPARANDO

gordura em escala IAC: Aprenda a calcular o novo Índice de Adiposidade Corporal

Fonte;
 http://www.magraemergente.com/saude/iac-aprenda-a-calcular-o-novo-indice-de-adiposidade-corporal
http://www.athleticonline.com.br/artigos-e-dicas/imc-e-iac-conheca-os-metodos-para-a-quantificacao-da-gordura-corporal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...