quarta-feira, 26 de setembro de 2012

DIETA NÃO É SÓ CONTAR CALORIAS

Contar calorias não basta para emagrecer


Quando começamos a pensar em emagrecer, a ficar com o corpo em forma, uma das primeiras ideias que surge é quanto se pode comer. Mas a coisa não é tão simples assim, não é só ir a nutricionista e sair de lá com uma dieta pronta com um número X de calorias a serem ingeridas ou ler todos os rótulos e somar até um tic tac.

Seja alguém que fez gastroplastia ou não, manter uma dieta equilibrada vai bem além de contar calorias. É preciso escolher bem o que come para que os resultados sejam satisfatórios e preferencialmente associar a dieta aos exercícios.

No geral a matemática da alimentação se apresenta de maneira simples, ou seja, come tem que gastar senão soma e acumula em gordura, contudo, não é uma conta tão exata assim, pois vai depender de como o alimento é absorvido  e metabolizado pelo organismo, além dos hábitos de cada um.

No início da dieta pós gastro minha ingestão diária de calorias calculada pela nutricionista era algo em torno de 900 calorias que gradativamente foram aumentando até chegar às 1400 calorias quando cheguei à  para que haja manutenção do peso.

Nossa! Contar calorias pra mim foi um grande tormento, baixei um programa no computador e no celular, anotava tudo o que comia e isso quase me enlouqueceu durante uns 2 meses porque se passava 10 ou 100 calorias não importava pra mim era uma sensação de fracasso. Só que aí veio o efeito platô, 20 dias sem perder nada e contando calorias de tudo, pesando todo dia, contando os gramas de cada prato, então percebi que isso definitivamente não era o meu objetivo de vida, afinal não operei do estômago para ficar doida de pedra e me sentir frustada.

Foi aí que conversando com o meu cirurgião e com a nutri e pesquisando também realmente vi que o processo de emagrecimento precisa ter uma base, um ponto de partida e a quantidade de calorias a serem consumidas diariamente representam essa base, mas  não significa que é o suficiente. É preciso ter um cardápio variado e o mais saudável possível, valendo o mesmo quando se trata de pesar a comida, pois 300 gramas de salada verde e um bife grelhado é bem diferente em termos calóricos de 300 g de um sanduíche MC Donald.

Assim, para uma dieta equilibrada as calorias podem ser o ponto de partida, porém deve-se levar em consideração outros aspectos como:

  • O teor de proteína dos alimentos, uma vez que um doce e um queijo podem até ter o mesmo valor calórico, porém a proteína exige mais energia do organismo para ser digerida. Considerar o tipo de cozimento
  • O cozimento, pois alimentos cozidos demandam menos esforço do organismo.
  • A qualidade do que se come
  • O equilíbrio entre os alimentos, carboidratos, proteínas, gorduras e açúcares, não sendo o ideal abolir  e sim consumir tudo de forma moderada.
  • E a prática de atividades físicas.
Nesse sentido, a dieta de sucesso acontece quando aprendemos a lidar com a fome, com as tentações, quando comemos um pouco mais o suficiente para compor nossas necessidades nutricionais, quando realmente prestamos atenção ao que está no nosso prato. Assim, uma boa dieta está ligada a mudança de hábito e isso não é a gastro que traz por si só, somos nós que temos que buscar e essa realmente não é uma tarefa fácil, porque cortar bobagens, se exercitar, aprender a comer não só o que gosta mais o que é necessário demanda esforço e tempo.

Para quem está lutando contra a obesidade optando pela gastro há um turbilhão de sensações que vão surgindo ao longo do processo. É o medo de não chegar à meta, o medo de voltar a engordar, a preocupação se está comendo demais, se está comendo de menos, como vai ficar o corpo e por aí vai. E justamente por haver tantos receios, tantas dúvidas e medos é que é importante observar as mudanças, conversar e tirar dúvidas sempre com os profissionais que acompanham, fazer exames regulares, pois somente assim aprendemos a nos reeducar e a manter uma relação melhor com a comida, sem tantas neuras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...