sexta-feira, 7 de setembro de 2012

FAÇA UMA OPÇÃO DIFERENTE DE MANTEIGA



Buscando sempre opções saudáveis e gostosas acabei achando essas receitas de manteigas para serem preparadas em casa no site da Revista Boa Forma. (http://boaforma.abril.com.br/dieta/aliados-da-dieta/manteigas-funcionais-fazer-casa-700675.shtml)



Ao contrário das manteigas derivadas do leite, ricas em gorduras saturadas e colesterol, as manteigas feitas com oleaginosas possuem "gorduras boas", e são bem-vindas em dietas balanceadas. Além dos ácidos graxos mono e poli-insaturados, as receitas criadas pela nutricionista Natália Colombro, da Clínica Ncnutre, são ricas em argina, que ajuda a reduzir a pressão arterial e aumenta a imunidade, e em selênio, mineral com importante ação antioxidante. Além disso, uma de suas vitaminas, a B6, auxilia a produção de serotonina, que ajuda no controle do apetite e na sensação de bem-estar.


Manteiga de castanhas
Leve, essa receita é adaptável a pratos doces ou salgados. Experimente a manteiga de amêndoas em um sanduíche com maçã e queijo brie ou queijo gouda. Se mantida na geladeira, a pasta pode ser consumida em até três meses.

Ingredientes
200g de amêndoas, avelãs ou nozes

Modo de preparo
Leve as oleaginosas descascadas ao forno médio por 5 a 10 minutos. No caso das avelãs, ela vai soltar a pele quando estiver tostada. Para tirar a pele, pegue um guardanapo de pano e esfregue as avelãs nele até a pele soltar por completo. Espere as oleaginosas esfriarem. Leve ao processador por 3 a 5 minutos e siga uma das variações abaixo.

Variação 1: manteiga de amêndoas ou nozes
Adicione uma pitada de sal, 1 col. (chá) de canela em pó, 1 col. (sobremesa) de xarope de agave, açúcar mascavo ou mel.

Variação 2: manteiga de avelãs
Adicione 2 col. (sopa) de cacau em pó, 1 col. (chá) de extrato de baunilha, 2 col. (sopa) de xarope de agave e uma pitada de sal.





Manteiga melhorada
Essa opção é ideal para quem quer começar a diminuir o consumo da tradicional manteiga do cardápio. Com a presença do azeite, os impactos negativos da manteiga são reduzidos e as ervas trazem os benefícios dos fitoquímicos presentes. Mas atenção, apesar de mais saudável, a receita ainda contém gordura saturada e deve ser consumida com moderação.
Ingredientes
1 xíc. (chá) de manteiga na temperatura ambiente
1 xíc. (azeite) de oliva extravirgem
Sálvia, orégano, alecrim ou louro a gosto

Modo de preparo
Leve todos os ingredientes ao processador. Quando atingir a consistência de pasta, leve a geladeira até endurecer.

Manteiga de azeite

Simples de fazer, a receita permite que você inclua seus temperos favoritos e crie a sua própria manteiga com base no azeite, que previne doenças cardiovasculares, é anti-inflamatória, diminui o LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (colesterol bom).


Ingredientes
2 xíc. (chá) de azeite de oliva extravirgem
Sálvia, orégano, alecrim ou louro a gosto
Alho triturado ou pimenta em grão (opcional)

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes ou bata-os no liquidificador. Leve à geladeira até endurecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...