sábado, 28 de abril de 2012

A DIFICULDADE NA DIETA LÍQUIDA

Bom dia!

Resolvi fazer este post hoje em função de algumas postagens no facebook sobre como foi essa fase. Realmente é uma fase muito difícil porque é como se voltássemos a ser criança, só líquidos, depois pastoso, para chegar ao sólido com restrições, até podermos de fato comer.....

O acompanhamento psicológico e nutricional antes da cirurgia é muito importante, uma vez que, prepara a gente para o que vem pela frente, mas com certeza, nenhum preparo é como a vivencia, é como experimentar de fato.

Como a dieta líquida é muito restrita e chega mesmo a ser enjoativa mas é importante segui-la, é o momento em que nosso estômago vai está cicatrizando e descanando do impacto da cirurgia.

Quando passei por essa fase as vezes dava até vontade de chorar, primeiro porque já estava enjoada de muita coisa, segundo porque sentia falta de mastigar (não era fome), mas é preciso ter disciplina e, principalmente entender que se não fizer tudo certo pode haver desidratação, fístula, enfim, pode-se colocar a vida em risco.

Então, vão aí algumas dicas.

Reveze bastante os líquidos, gatorade, os sabores dos sucos, a gelatina, os sabores dos danones, faça pelo menos dois caldos tipos de caldos por dia, use chás e água de coco.

O leite precisa ser consumido pelo menos 3 vezes ao dia para que não haja deficiência de cálcio, se não conseguir tomar o leite puro, faça o mingau ralinho ou bata com fruta, mas não deixe de consumir.

Misture as frutas se enjoar um único sabor e use e abuse de sucos naturais. Lembre-se que não pode açúcar. E pra quem tem dificuldade em usar adoçante, o Stevia é uma boa pedida.

Ao fazer os caldos, utilize bastante legumes e de preferência refogue com água e não com óleo, porque essa fase é mais propensa a diarreia. Eu fazia sempre um de feijão e outro de carne, frango ou peixe com legumes.

O meu médico passou para consumir 1 ovo ponchê pela manha e pela tarde. é uma excelente fonte de proteína e evita as fraquezas, mas confesso que consegui comer 2 por dia somente a primeira semana, depois nem cheiro de ovo queria sentir.

Não deixe de tomar a resourse protein ou outra marca de proteína em pó. Eu misturava no mingau pela manhã e à noite. Ajuda a combater e perda de massa muscular.

É muito chato ficar com despertador tocando toda hora lembrando que tem que tomar alguma coisa, então acertei com a nutricionista o seguinte: as vezes pulava um copinho de 50 ml de 15 em 15 minutos e aí tomava 100ml de 30 em 30 minutos. O importante é não passar mais de 1 hora sem tomar nada.

Permaneci na dieta líquida por cerca de 20 dias e fiz um esforço diário para não sair da linha e como enjoei muita coisa, fazia assim: passava dois dias sem tomar água de coco, ai voltava, depois ficava dois dias sem danone, voltava. Fazia suco e colocava nas forminhas de gelo o que me aliviava o enjoo e me ajudava a não ficar com a boca seca.

Sempre que sair leve uma garrafinha com água e uma com suco. Os sucos da Ades são uma ótima opção.

Para quem não gosta muito de chá como eu, uma boa opção é o chá de erva cidreira, capim limão e de maracujá ( a acidez é tirada quando se faz o chá)..

Tome devagar, não deite em seguida. Para a sensação de mastigar passar eu mastigava as vezes um trident ( mas não pode ser em excesso por conta de produção de suco gástrico).
Mas a dica mais importante é: se estiver muito difícil converse com  o médico e a nutricionista que eles com certeza verão o que poderá ser feito.


Se alguém tiver mais sugestões por favor comentem



3 comentários:

  1. Oi Livia teho seguido suas dicas da dieta liquida, vc teria o seu cardápio do primeiro mês para colocar no blog, gostei muito da variedade comentada. Como escrevi no face estou prolongando a minha liquida por conta própria de 7 dias para 20 dias e gostaria de ver um cardápio. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olha Maria Carolina Arnone só tenha cuidado para não sentir fraqueza prolongando além do que lhe foi sugerido pelo médico. Vou procurar nas minhas coisas de gastro e te passo.

    ResponderExcluir

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...