terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

PERGUNTAS SOBRE A BARIÁTRICA

Hoje resolvi selecionar algumas perguntas que mais me fazem e que vejo por ai sobre a cirurgia....
Vamos Lá;


1-     * Qual o peso ideal para realização da cirurgia?

R- Não existe um peso ideal para a realização da cirurgia, mas sim um IMC que determina. Com um  IMC a partir de 35 associado à comorbidades já há indicativo.

2-     * Quais os exames e os profissionais necessários para a liberação da cirurgia?

R- é necessário passar por uma avaliação com cardiologista, endócrino, gastro, pneumologista, psicólogo, nutricionista e anestesista. São cerca de 40 exames entre sanguíneos e de imagem. Em alguns casos há indicativos de outros profissionais. No meu caso precisei da autorização de hematologista e do ortopedista.

3-      *Quanto tempo demora o processo para a cirurgia?

R- varia conforme o plano de saúde. O ideal é começar logo o acompanhamento com a psicóloga que normalmente é o mais demorado  e antes de ir ao demais profissionais realizar logo os exames de sangue, pois a partir deles os médicos visualizarão os demais exames necessários. No geral, o processo dura pelo menos de 5 a 6 meses, isso no caso de convênios que não exigem o acompanhamento em grupo.  

4-    *  Que comorbidades são consideradas para a realização da cirurgia?

R- hérnias, diabetes, hipertensão arterial, problemas coronários, entre outros.

5-      *Como é o procedimento cirúrgico?
R- A anestesia é geral e dura em média 2:30 h por vídeo, mas depende muito do peso e das condições de saúde do paciente. A internação dura de 2 a 3 dias.  Na cirurgia por vídeo são 6 furinhos e não há dreno.

6-     * Sente-se dor após a cirurgia?

R- Um pouco, mas são feitas medicações para evitar. E dor também é subjetiva, vai da resistência de cada paciente. Eu tive muita dor por gases.

7-      *Quais as medicações após a cirurgia?
R- luftal para gases, dipirona para dor, um anti-inflamatório que é usado até uma semana, as injeções anti-coagulação tomadas no hospital, omeprazol para o estomago por 28 dias e o centrum que começamos a tomar no 15º dia. Os médicos recomendam que o centrum seja diluído devido ao tamanho, mas como eu tinha dificuldades em tomar quebrava em vários pedaços.

8-      *Qual a dieta depois da cirurgia?

R- Os dois primeiros dias é dieta zero, nem água pode. Do terceiro ao quinto dia começa com água, água de coco e chá. 50 ml a cada 30 minutos. A partir do 6º dia insere-se sucos coados, caldos coados, leite desnatado, gelatina diet, iogurte diet, coalhada diet e desnatada e Gatorade. 50 ml a cada 15 minutos. Essa fase dura até o 15º dia.

Do 16º ao 30º a dieta é pastosa, inclui os alimentos anteriores e mais purês, suflês, creme de frango, sopa liquidificada, papinha de frutas, pudim diet, macarrão tipo japonês bem molhinho com caldo de carne, guisado de carne moída com legumes. Até essa fase nada de frituras, gorduras, açúcar e condimentos picantes. É importante comer e beber bem devagar, não deitar em seguida e prestar muita atenção a qualquer sintoma.

Após completar o 1º mês vão sendo inseridos novos alimentos, contudo até o 3 ou 4 mês, isso depende de cada médico, não se pode consumir nada com muito gases, como refrigerantes, por exemplo.

9-    *  Quais os cuidados após a cirurgia?
R- É necessário usar a meia anti-trombo durante 30 dias, fazer as caminhadas que começam no hospital (15 minutos 2x por dia durante 15 dias e depois 30 minutos 2x até completar o primeiro mês). Nem todos os médicos passam a cinta, mas é bom utilizar, pois dá mais sustentação. Lembrando que esses são os cuidados da fase inicial, pois depois vem os cuidados permanentes, com alimentação e exercício, afinal não queremos que voltar a engordar. 

*Como fica o intestino após a cirurgia? 
R- No geral, a cirurgia melhora e muito o funcionamento, pois fica extremamente regular, sendo necessário ter cuidado com alimentos gordurosos para evitar situações incomodas como cólicas e diarreias. 

* Qual o tempo que leva para chegar ao peso ideal?
R- isso depende de cada pessoa e de quanto se tem para eliminar. Mas em seis meses algumas pessoas já entram na meta. De maneira geral, o esperado de acordo com cada técnica cirúrgica espera-se que a perda de peso seja de pelo menos 80% do excesso de peso dentro do primeiro ano de gastro, porém conforme o peso inicial e o modo de vida de cada um a perda de peso pode se estender até os dois anos. 

*Com quanto tempo volta-se para as atividades normais?
Com 15 dias já pode voltar ao trabalho, dirigir, mas nada de esforços brutos. Com 30 dias só não fica liberado exercícios como musculação, luta... isso no caso de cirurgia por vídeo, pois a cirurgia aberta requer um pouco mais de tempo. 

O que melhora com a cirurgia?

R- as dores nas costas, pés e articulações, a pressão estabiliza, a taxa de açúcar cai, em muitos casos volta ao normal, o libido, a auto-estima, o sono, etc. 

O que não é legal após a cirurgia? 

R- Nem todo mundo tem, mas os engasgos, vômitos, dumpping, evacuar várias vezes ao dia, a queda de cabelo ( que não dura para sempre) são alguns exemplos.


Se alguém tiver alguma dúvida que não se encontra nessa listinha é só perguntar. 



8 comentários:

  1. Boa noite
    Vou fazer bariátrica .
    Fiz a endoscopia ...mas não deu bactéria ..ficou amarelo.hoje depois de 15 dia fui olhar esta rosa e agora eu tenho ou não tenho...
    Já faz 15dias q consultei com my cirurgião .

    ResponderExcluir
  2. Quanto tempo demora para desinchar após a bariatrica por vídeo? E para começar a funcionar o intestino? Obrigada

    ResponderExcluir
  3. fiz a cirurgia a quinze dias e nao consigo vacuar estou na dieta liquida

    ResponderExcluir
  4. Boa noite estou vendo para realizar a cirurgia sleeve mas tenho uma cirurgia de hérnia de hiato que fiz a uns 5 anos atrás , eu posso fazer essa cirurgia? Obrigada desde já . Luciana

    ResponderExcluir
  5. Boa noite estou vendo para realizar a cirurgia sleeve mas tenho uma cirurgia de hérnia de hiato que fiz a uns 5 anos atrás , eu posso fazer essa cirurgia? Obrigada desde já . Luciana

    ResponderExcluir
  6. Boa noite estou vendo para realizar a cirurgia sleeve mas tenho uma cirurgia de hérnia de hiato que fiz a uns 5 anos atrás , eu posso fazer essa cirurgia? Obrigada desde já . Luciana

    ResponderExcluir
  7. Boa noite estou vendo para realizar a cirurgia sleeve mas tenho uma cirurgia de hérnia de hiato que fiz a uns 5 anos atrás , eu posso fazer essa cirurgia? Obrigada desde já . Luciana

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu tô com sérios problemas para dormir, tenho aquele sono picado, por exemplo não durmo mais de 2 hrs seguido, isso é normal? Teria algo que pudesse tomar para ajudar no sono...

    ResponderExcluir

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...