segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Para sair do platô

Além de entalos, engasgos, dumpping, o tal efeito Platô é um termo comum no meio gastro e que deixa  todo mundo assutado.

O platô é o estacionamento do peso, ou seja , é quando a balança simplesmente resolve que não vai mais mexer seus ponteiros, é quando o corpo chega e diz que está bom e pronto. Portanto, não é mérito apenas de bariátricos, ocorre ou pode ocorrer para qualquer mortal que resolva fazer uma dieta de perda de peso.

Em via de regra, o platô ocorre quando há perda muito rápida de peso. Isto porque para perdemos peso temos que reduzir a ingestão calórica e aumentar a queima de gordura, e ai chega um momento que o metabolismo " se protege disso" porque estava acostumado a receber uma quantidade enorme de comida e de uma hora pra outra tem a redução desta quantidade e daí ele sente a necessidade de estocar gordura.

Então a pergunta seria o que pode ser feito para evitar esse efeito?


1- Primeiro avaliar se realmente está fazendo tudo certo, porque uma coisa é o organismo começar a metabolizar mais lento ou se habituar a dieta e outra coisa é cometer gordices vez por outra prejudicando a perda de peso , até mesmo chegando a ganhar e acreditar que é platô puro e simples.

2- Não deixar de lado o acompanhamento nutricional, porque a medida que o organismo vai ficando mais lento a nutricionista vai ajustando a dieta, trocando para o organismo não se habituar, ou se está no platô ela pode planejar algo para dar um choque no organismo.

3-Não pular refeições ou mesmo comer a menos que foi indicado pela nutricionista.


4- Atividades físicas em excesso também podem atrapalhar,porque até exercício tem que ser na medida.

5- Hidrata bem o organismo, pois não tomar água em quantidade suficiente obriga o organismo a reter dos alimentos.

6- Verificar se tem alguma disfunção hormonal.

Um ponto que vale lembrar é que platô o peso estagna, portanto, perder lentamente não é platô. A medida que vamos perdendo peso , que o tempo vai passando vamos mesmo perdendo mais lentamente, muitas vezes chegando ao ponto de perder 500g somente ao mês. Para considerar o platô é preciso não perder nada durante dias ou meses, ficar com  o peso estabilizado de fato.

Outro ponto é que tem que avaliar se não houve na verdade a troca de gordura por músculos, pois as vezes o peso está o mesmo porém não é que não houve perda, mas pode ter havido a troca, o que é bom.

Assim , resumindo a reposta para evitar o platô, deve-se modificar constatemente a quantidade e a qualidade da dieta e dos exercícios.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...