sábado, 24 de outubro de 2015

Bolo de amêndoas com chocolate


Essa receita é muito prática e delicia define o sabor. 


Ingredientes 
1 xícara de farinha de amêndoas. Existe pronta no mercado, mas se não achar pode colocar a amêndoa ou outra oleaginosa como castanha do Pará no liquidificador e usar o pulsar até fazer a farinha. 
1/2 xícara de farinha de arroz 
2 colheres de sopa cheia de fécula de batata 
1 xícara de açúcar demerara ou de coco ( pode usar sucralose, mas perde um tanto da cremosidade , porque a sucralose tende a ressecar) 
1/2 xícara de óleo de girassol 
3 ovos 
1/2 xícara de chocolate em pó ( use um com 30 a 50% de cacau como do frade por exemplo) 
3 colheres de sopa de leite vegetal ou sem lactose 
1 colher de sopa de fermento
Calda 
80g de chocolate entre 50 a 70% cacau, no caso uso callebaut, mas há outras marcas no mercado sem glúten e sem lactose 
80ml de leite vegetal ou sem lactose 
1 colher de chá de essência de baunilha 
Modo de preparo 
Bata os ovos com o demerara até que fique homogêneo e cremoso ( cerca de 3 minutos), acrescente o óleo de bata mais um pouco. Então acrescente o chocolate em pó ( a partir deste ponto nem precisa utilizar batedeira), depois a farinha de amêndoa , a farinha de arroz e o leite, misture bem e incorpore o fermento. 
Utilize preferencialmente uma forma de fundo removível ( usei de 22cm) que você pode forrar apenas o fundo com papel manteiga. Leve ao forno pre aquecido a 180 graus por cerca de 30/35 minutos. 
O ponto do bolo ele fica um tanto craquelado como um brownie. 
Para a calda, misture todos os ingredientes leve ao fogo até que o chocolate derreta e ferva. 
Decore com frutas da sua preferência

O vídeo com a receita encontra-se no link abaixo 

Comida: de vilã a mocinha

A gente sabe que a bariátrica traz muitas mudanças físicas, psicológicas e pra mim tem trazido também em termos profissionais. 
Muito antes de operar eu sempre curti cozinhar, testar, tentar dar um toque gourmet aos pratos, mas após a bariátrica pela necessidade de mudar a alimentação o contato com a cozinha aumentou e tenho seguido pela linha de gastronomia funcional. 
Há 1 ano troquei as salas de aula pelas panelas, criando a minha marca de culinária saudável a Sabor Fitness. Trabalhando com produtos sem glúten, lactose e também com opções diet. 
O que eu não imaginava é que a busca seria grande, o quanto as pessoas têm buscado melhorar sua alimentação seja por restrições, seja por dietas. 
E essa semana foi muito legal. Pois fui convidada para participar de um programa local ( São Luís, Ma) ensinado uma receita. 
A experiência foi super legal e me ajudou a replanejar o futuro e fico pensando como a minha relação com a comida mudou. 
O exagero em comer me levou a obesidade e hoje a comida se torna meu objeto de trabalho, sendo um imenso desafio, uma vez que mesmo sendo uma linha saudável preciso ter controle para não exagerar.

Tostex: prático e cheio de sabor e saúde


Vai um tostex? Os sanduíches tostados são uma delicia, agora imagina na versão sem glúten e sem lactose.. 

Ingredientes 
1 ovo
1 colher de sopa cheia de aveia sem Gluten( a aveia originalmente não contém, mas devido à rotação de culturas, uso de mesmo maquinário para colheita e processamento algumas marcas são contaminadas, então se você não é celíaco/a ou não tem intolerância pode consumir qualquer marca) 
1 colher de sopa de amaranto em flocos 
1 colher de sopa de polvilho doce 
1 colher de sobremesa de azeite 
2 colheres de sopa de água 
1/2 colher de chá de fermento 
Sal a gosto 

Modo de fazer 
Bata todos os ingredientes com um fouet ou batedor de arame, coloque na frigideira untada em fogo baixo e tampada, deixe firmar e vire 
Outra opção e fazer na sanduicheira, quando acender a luz retira , dai coloca o recheio e volta pra sanduicheira até dá uma tostada. 
Usei queijo minas sem lactose com tomate, orégano e manjericão de recheio 
Dica: você pode utilizar outras farinhas no lugar da aveia e amaranto, como amêndoas, castanhas, quinoa. 
Aviso: isso vicia 😂😂😂😂



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...