domingo, 8 de março de 2015

Com ou sem glúten?


O tempo inteiro surgem estudos sobre alimentação , benéficios e maléficos de determinados alimentos e nessa explosão de informações que surgem junto surgem as dietas da moda. 
E a bola da vez tem sido o consumo ou não do glúten. 

O glúten está presente em vários produtos que vão desde alimentos até produtos de beleza, bebidas e afins. 

O glúten é a proteina presente no trigo, cevada, centeio, malte e na aveia e não pode de jeito algum ser consumido por celíacos e por pessoas que tenham uma hipersensibilidade, porém como cada organismo reage de modo diferente, de acordo com alguns estudos não só celíacos ou hipersensíveis devem ficar atentos aos efeitos do glúten no organismo. 

Quando a ingestão do glúten não faz bem ao organismo alguns sintomas como constipação intestinal , inchaço, dermatite, asma, rinite, dor de cabeça, indisposição, alterações de humor podem surgir. Porém como muitos efeitos podem não aparecer imediatamente torna-se difícil identificar se são malefícios ocasionados ou não pelo glúten. 

O glúten vem tomando o lugar de vilão na alimentação porque além dos sintomas citados , ele também pode atrapalhar a absorção de nutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo. Ele diminui a utilização das reservas de gordura do organismo, age de forma a diminuir a tolerância à glicose e ocasiona inflamações no intestino. 

A exclusão do glúten da dieta não causa prejuízos, porque essa não é uma proteína essencial. E de quebra como melhora o funcionamento do organismo, sua exclusão tem sido apontada como ajuda no processo de emagrecimento. 

Mesmo antes de operar, eu sempre tive problemas com prisão de ventre, com a bariatrica esse quadro melhorou, porém fico com Gazes com muita facilidade e comecei a me sentir inchada , abdômen distendido nos últimos tempos. Pesquisando daqui e dali, Testando algumas receitas comecei e reduzir o consumo de glúten e percebi que os sintomas que listei melhoram muito e em alguns momentos nem aparecem mesmo. 

Entretanto, ao conversar com minha nutrologa, ela fala que apesar de não haver mal em excluir o glúten, é preciso ter atenção com relação às fibras , pois alimentos como aveia , cevada e o próprio trigo integral tem boa fonte de fibras e excluindo estes ingredientes é preciso ficar atento às substituições. 

De qualquer forma a dieta sem glúten precisa ser avaliada por profissionais como nutrólogo e nutricionista, observando sintomas e exames. 

Em termos financeiro acaba sendo uma dieta mais cara, porém hoje o mercado oferece cada vez mais opções e preços mais acessíveis. Além do fato de se encontrar sites, blogs, IG especializados em restrição ao glúten, com receitas e dicas muito legais para o dia -á-dia. 




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...