quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

BACALHAU DE FORNO

                                                                                                                        
                                
Entre as comilanças do Natal fiz um prato que acho saboroso, prático e nem tão gordice que é o bacalhau à portuguesa no forno. (obs: roubaram meu celular e câmera, então fotos tive que pegar da net, sniff)

Ingredientes

1kg de bacalhau (eu gosto de comprar em lascas ou pedaços que já vem sem pele e espinha para facilitar e também por render mesmo 1kg)
1 pimentão verde
1 pimentão pequeno amarelo
1 pimentão pequeno vermelho
3 ovos cozidos
1 tomate
1 cebola
salsinha e cheiro verde a gosto
suco de 2 limões
1 colher de sopa de pasta de alho
azeite de oliva
6 batatas pequenas
azeitonas pretas
alcaparras

Modo de fazer

Coloque o bacalhau de molho trocando a água pelo menos 3 vezes para dessalgar (24h no máximo está bom). Depois de dessalgado escorra e reserve.
Coloque as batatas para cozinhar, mas deixando no ponto, sem amolecer demais, corte em rodelas e reserve.
Corte tomate ,cebola e pimentões em rodelas.
Misture o suco de limão a pasta de alho.
Em um refratário coloque um pouco de azeite no fundo, o quanto baste para untar , então coloque parte do bacalhau e salpique metade da mistura de limão e alho, depois coloque  batata, temperos em rodelas, um pouco de salsa e cheiro verde, azeitonas e alcaparras. Só não coloque os ovos cozidos logo. Faça outra camada com o restante dos ingredientes, coloque o restante da mistura de alho e limão, um pouco de azeite e leve ao forno por 40 minutos coberto com papel alumínio, então retire do forno coloque os ovos em rodelas e salpique um pouco mais de salsa de cheiro verde, e acrescente azeite deixando no forno por mais 5 minutos.

FELIZ NATAL!

QUE ESTE NATAL TRAGA A PAZ, QUE TENHAMOS MAIS SAÚDE, QUE POSSAMOS SER MELHORES QUE ANTES, QUE TENHAMOS MAIS CONSCIÊNCIA DOS SERES QUE SOMOS. 


quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

MAIS UM NATAL=COMILANÇAS?

Fim de ano e lá vem a mesma história.. confraternizações, festinhas aqui e ali, e o próprio natal e ano novo. O que tem demais? Comida. Ahhhhh! Muita comida.

Incrível como reuniões sociais são sempre regadas a comes e bebes, como a comida faz parte de qualquer cultura.

E ai a pergunta: Como lidar com isso?

Quando operei, o natal chegou e eu tinha 4 meses de gastro, logo, era muito recente e não tinha liberação pra tanta coisa, só que hoje já são mais de 2 anos de gastro e "teoricamente" pode "tudo". Isso ai, teoricamente, porque se não cuidarmos lá se vai o ponteiro da balança dar aquele salto.

E aí, vai deixar de participar das festas e afins?

Não é preciso extremos, mas é preciso policiar. Se sabe que vai pra festa manera durante o dia, na festa tenta fazer as escolhas menos calóricas, no dia seguinte volte a seguir sua dieta.

Lógico que para aqueles que ainda estão bem no início o negócio é seguir mesmo o que manda a nutri, ou seja, dieta líquida, pastosa e sólida no ínicio tem restrição messssssmo e não pode vacilar, mas para quem está com mais tempo e tem dieta livre ai sim valem as regras da compensação.

Como não operamos a cabeça o olho de gordo fica brilhando quando se depara com banquetes, então comer algo antes de sair de casa também ajuda muito, porque já se chega na festa com a barriga cheia o que diminui muito o que será ingerido de gordisse.

E, lógico que temos os dias em que com ou sem tática vamos enfiar não só o pé na jaca, mas nos enfiar na jaqueira inteira , e não vale chorar pelo leite derramado, o negócio é não fazer disso rotina, não deixar que esse período em que tudo é motivo de comemorações nos faça perder o rumo.

domingo, 1 de dezembro de 2013

Pão cremoso com legumes

O que gosto da arte de cozinhar é o prazer em testar, porque se der certo ok, se não der a gente aprimora, troca um ingrediente aqui outro ali e vai testando , vai adaptando. Outra coisa que gosto são receitas práticas, rápidas, leves para aqueles dias preguiçosos ou mesmo de falta de tempo e então para o jantar hoje teve um pão cremoso com recheio de legumes.   

 Ingredientes: 2 1/2 de pão de forma, 1/2 abobrinha em rodela , 1/2 tomate em rodela, 1/2 pimentão em rodelas, 1 e 1/2 de queijo muçarela, cheio verde a gosto, 1 colher de sopa de requeijão, 60 ml de leite, 2 colheres de sopa de creme de leite, orégano, sal, pimenta calabresa e pimenta Síria( pode ser do reino ou gengibre) a gosto.    

 
 Modo de fazer: misture o leite, o creme de leite , o requeijão , sal , pimenta calabresa e pimenta Síria .  Em um refratário ( eu comprei 1 para porções individuais ) coloque uma fatia de pão de forma, e parte do molho , então coloque a abobrinha, tomate, pimentão , cheiro verde e o queijo, cubra com o restante do pão , acrescente o restante do molho , salpique orégano e leve ao microondas por 4 minutos. Fica bem leve. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...